terça-feira, 16 de julho de 2013

GASTRONOMIA E PRAIA - CAMARÃO EM MINIMORANGAS


Amigos,




No inverno, subir a montanha é o programa mais natural.   Lá,  a gente pode  desfrutar de  um clima saudável, de uma alimentação rica em calorias, indispensáveis  na estação, e sabores apuradíssimos, oferecidos por bons restaurantes,   acompanhados de vinhos e de programas culturais interessantes, que normalmente são  oferecidos aos turistas, como em Campos do Jordão, por exemplo. Mas não vou falar disso hoje. Vou falar de inverno na praia. Isso mesmo, na praia. Aqui no sudeste onde o inverno é normalmente seco e sem piques muito baixos de temperatura, o sol de inverno na praia é muito mais ameno e gostoso do que no verão bravo, quando o calor e a  intensidade do sol são insuportáveis, especialmente para os mais velhos. Bem, inverno na praia reclama criatividade também na cozinha. Importante privilegiar o cardápio com peixes e frutos do mar que podem ser adquiridos ali mesmo, no litoral, muito mais frescos. Oportunidade, ímpar, portanto.  Uma fritada de camarão sete barbas é um prato para curtir com qualquer tempo e uma boa cerveja ou vinho. Ou, com um pouco mais de sofisticação,embora a  receita seja  simples, você pode fazer uma entrada gostosa e saudável. E até traçar como prato principal.  O refogado de camarão em minimorangas é uma opção que a gente curtiu hoje, um dia mais frio, mas nem tanto,  no almoço.  Vão lá a receita e as fotos que fizemos para registrar a refeição em família e  animar os amigos para também experimentar. 
  
 

Segue a receita:

(A porção é para quatro pessoas, calculando duas minimorangas para cada uma. Aumente os ingredientes de acordo com o número de pessoas e o apetite de cada uma).

Ingredientes:

8 Minimorangas.

300 gramas  de Camarões médios  cortados ao meio ou pequenos.

½ Cebola média.

1 dente de Alho.

1 colher de Pimentão amarelo bem picadinho.

1 colher de pimentão vermelho bem picadinho.

1 Tomate picado sem sementes.

2 colheres de Cheiro-verde picado.          

Sal e pimenta a gosto.

Requeijão.

 

Modo de Preparar

Com uma faca abra as minimorangas,  fazendo uma  tampa. Em seguida retire as sementes. Coloque as minimorangas numa assadeira com um pouco de água e leve ao forno a 180 graus  para amolecê-las,  cuidando para que não fiquem  excessivamente moles.

Faça um refogado com os camarões, o alho, a cebola,  a pimenta, o sal, o pimentão amarelo e vermelho, o tomate e o cheiro-verde. Passe o requeijão por dentro das morangas e preenchea-as com o refogado. Volte-as ao forno por tempo suficiente apenas para derreter o requeijão.

Recoloque as tampas e sirva-as como entrada, ou como prato principal, acompanhada de arroz branco.

 
Até amanhã amigos.
 

P.S. (1)  O tradicional  Mercado de Peixes de Bertioga, Litoral Norte de São Paulo,  onde se pode adquirir os mais diversos tipos de peixes e frutos do mar absolutamente frescos e do qual sou freguês há mais de 25 anos,  fica na Avenida Vicente de Carvalho, s.n., Centro, CEP 11.250-000 – Bertioga, ao lado do embarque da Balsa que faz a travessia Bertioga-Guarujá e vice-versa;

P.S. (2)  Um dos meus boxes preferidos no Mercado é o do Mano, aquele palmeirense com apelido de corintiano, de que falei na coluna do dia 02 de março de 2.012.



P.S. (3) Além do Box do Mano, onde normalmente compro peixes e frutos do mar muito frescos, também recomendo o Box n. 6, de Silmara e Cabral. Ali, vendem-se peixes e camarões diretamente do pescador. E também entregam em casa, se você reside em Bertioga, incluindo  a Riviera de São Lourenço. Os telefones para contato são 3317-1623, 8137-9053 e 9750-8395. O DDD é (13).  Conferir nas fotos tiradas do meu celular, as vitrines exibindo os peixes e camarões que estavam sendo oferecidos na segunda feira, pela manhã;


P.S. (4) Quem passou a receita e produziu a refeição para a galera  foi minha mulher, Mara Furlan Miguel (feito o crédito e o agradecimento).
 
 
 

P.S. (4) As fotos das minimorangas com o refogado de camarão foram tiradas, recortadas e editadas pela minha filha, Samira Furlan Miguel Schmidt, a quem registro o crédito respectivo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário