sexta-feira, 28 de junho de 2013

A RESPEITO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E DAS EQUIPES CAMPINEIRAS

Boa tarde amigos,

I - Foi eletrizante o jogo entre Itália e Espanha, ontem à tarde, no novo e belo Castelão, pelas semifinais da Copa das Confederações. Favorita no jogo e também ao título, a Seleção Espanhola encontrou uma adversária disposta a mostrar que é capaz de jogar, de igual para igual, com a campeã do Mundo, e que teria sido absolutamente acidental a goleada de 4 a 0 sofrida, diante  da Fúria,  no ano passado, pela Eurocopa. Um tempo de cada seleção: primeiro tempo, italiano; segundo tempo, espanhol. Mas foi justamente na segunda etapa que a seleção italiana meteu uma bola na trave, arrepiando a massa de torcedores que visivelmente torciam pela Itália, ou contra a Espanha.   O 0 a 0  no tempo normal e na prorrogação, evidenciaram o que se passou em campo: equilíbrio, inclusive no tempo de posse de bola: 54 a 46%, mais ou menos. Nos pênaltis, apesar das competentes cobranças, de lado a lado, a perda da sétima cobrança por Bonucci, e da conversão, em seguida, por Candreva,  decretaram a desclassificação da Itália e a explicitação de qual delas iria à final, domingo, contra o Brasil. Brasil e Espanha, uma final sonhada por todos (torcedores, imprensa, espanhóis, brasileiros e apreciadores em geral do futebol mundial). O Maraca vai ferver, sem dúvida.

II - Justamente depois da contratação de um técnico experiente e caro,  Paulo Cesar Carpegianni,  que assegurou, a semana passada, ter obtido da Diretoria, a garantia de que Cicinho não sairia, e que haveria a contratação de  reforços, ontem a Ponte Preta anunciou a venda de seus dois maiores craques, o zagueiro Cleber e o lateral Cicinho, respectivamente, para o Corinthians e para o Santos. Os valores divulgados são interessantes, mas a preocupação é exatamente o que acontecerá com esse time, que incomodamente permanece no recesso do Campeonato, em último lugar, com os importantes desfalques. Tudo bem, há dinheiro para contratações. Mas há quem contratar para suprir a ausência desses jogadores a essa altura,  com o campeonato em curso? E será possível manter o equilíbrio e o entrosamento da equipe com novos jogadores?  Eis as perguntas que o torcedor pontepretano está fazendo. É difícil, porém, julgar a conduta da Diretoria, pois se é verdade que teria condições financeiras de segurar os atletas, para vendê-los só após o campeonato, não menos verdade que os jogadores demonstraram interesse em aproveitar as raras oportunidades de jogarem em equipes de ponta do futebol brasileiro e mundial e nós sabemos como é difícil segurar o rojão quando isso acontece. Paciência, torcedor. É esperar e torcer.

Até amanhã amigos.

P.S. (1) O Guarani faz hoje um amistoso interessante e válido para ganhar experiência. Enfrenta, em Santa Catarina, a boa equipe do Criciúma, que atualmente está na elite do Brasileirão e terminou o campeonato, antes do recesso, em 10º lugar, uma honrosa ocupação, sem dúvida;

P.S. (2) Paulinho finalmente foi vendido. Ninguém duvidava da transação, mesmo antes do início da Copa das Confederações. O atleta, com uma participação decisiva nos jogos da Seleção Brasileira, teve seu passe muito valorizado e vai para a Europa, em alta.

P.S. (3) Os treinadores das equipes brasileiras deveriam gravar e passar várias vezes o vídeo com a cobrança de pênaltis ontem no jogo entre Espanha e Itália para os seus atletas, nas concentrações. Foi uma aula de cobranças perfeitas, em estilos variados, ao contrário do que vem ocorrendo no Brasil, com uma impressionante estatística de cobranças não convertidas. Aliás, todos os jogadores deveriam treinar cobranças de pênalti, até os zagueiros. Por uma razão simples: podem ter que cobrá-los em campeonatos cujas regras estabeleçam essa forma de desempate, ou mesmo, em situações de emergência nas quais os cobradores tradicionais não estejam em campo, ou não tenham condições de fazê-lo. Chega dessa história de que zagueiro foi feito para defender e atacante para fazer gols. O futebol moderno descarta essa velharia ultrapassada.

P.S. (4) A imagem da coluna de hoje é da cantora Shakira, namorada do jogador Gerard Piqué da seleção espanhola, presente ao Castelão e que vibrou muito com a vitória da Fúria, nos pênaltis. Um colírio para os olhos,  no meio desses feiosos marmanjões da FIFA. A cantora está com 35 anos, enquanto o namorado tem 25. Mas parece que ele não está nem um pouco preocupado com essa diferença de idade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário