domingo, 30 de junho de 2013

BUGRÃO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E ITÁLIA E URUGUAI PELO TERCEIRO LUGAR


Boa tarde amigos,
I - Victor Matheus do Amaral Martins Cunha, meu aluno em Direito Civil no 4º Ano B da Faculdade de Direito da PUC Campinas, e bugrino militante,   fez questão de comparecer ao Estádio do Mineirão, na 4ª. Feira passada, para conferir a partida entre as seleções brasileira e uruguaia, por uma das semifinais da Copa das Confederações. Não era apenas a presença de um admirador do futebol,  mas sim de um torcedor entusiasmado, amante do indigitado esporte, da seleção canarinho e  da equipe de seu coração: o Bugre Campineiro. Daí a  bandeira do Bugrão que esteve presente junto com Victor e seu amigo palmeirense, a outra bandeira verde marcando presença. As fotos que registraram a presença do bugrino, da bandeira da nação bugrina,  e do Guarani, na Festa do futebol mundial, enviadas a meu pedido, estão aí espalhadas pela coluna, para conferência. Nelas, a presença dos torcedores alviverdes  na classificação brasileira para a final, a entrada e o miolo do novo Mineirão e também o aconchego de um dos ídolos da história do Guarani: o atacante Neto, hoje comentarista esportivo da TV Bandeirantes;
II – Uruguai e Itália fizeram uma bela partida agora às 13,00 horas, pela disputa do 3º lugar da edição brasileira da Copa das Confederações. Um jogo bem disputado, muito bom técnicamente, com um primeiro tempo italiano, um segundo tempo e prorrogação da equipe uruguaia. No final um bom 2 a 2, com dois golaços de falta, um para cada lado. Na decisão por  pênaltis, voltou a prevalecer a dedicação, nesse fundamento,  dos europeus, em relação aos sul-americanos. A Itália leva o honroso 3º lugar de muita superação, especialmente pelo cansaço e  pela partida excepcional que fez contra a Espanha.  E o Uruguai, com uma das melhores linhas de atacantes de sua história, mostrou que pode repetir a boa campanha da Copa de 2.010, quando terminou a competição em 4º lugar, superando Brasil e Argentina.
 III - Daqui a pouco começa a grande decisão entre Brasil e Espanha. Qualquer que seja o resultado não deve haver surpresa. A Seleção Espanhola é, sem dúvida, a favorita, não só por ser a campeã mundial, como também por viver um momento extraordinário, recheada de craques de primeira grandeza e jogando um futebol coletivo de muita técnica e com um esquema tático eficiente. A Seleção Brasileira, queiramos ou não, ainda está longe de encontrar o seu momento ideal, carecendo de aperfeiçoamento em vários fundamentos, inclusive técnico e tático. Pode ganhar a partida? Claro que pode. Se vencer não  será a favorita para a Copa do Mundo de 2.014, só por isso. Nem estará fora do título, se perder. Falta um ano para a Copa, e potencial, tanto de uma, quanto de outra seleção, para levar o título da Copa do Mundo de 2.014, ambas têm. 

Bom jogo para nós e até amanhã amigos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário