quarta-feira, 26 de junho de 2013

LITERATURA - GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA - ENSAIO DA IRONIA - PONDÉ

Boa noite amigos,



Na onda da recontagem das histórias, segundo versões não tradicionais (isso já aconteceu em Guia Politicamente Incorreto da América Latina e Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil), aqui está outro Guia Políticamente Incorreto na nomenclatura, que nada tem a ver, contudo,  com a série, escrito pelo jornalista e filósofo pernambucano, Luiz Felipe Pondé, que  qualifica  a  obra  apenas como  um ensaio de filosofia do cotidiano, cujo  alvo consiste em  atacar e ironizar  o que  reputa uma grande mentira moral  muito em  voga, o Politicamente Correto. O tom é propositadamente  desafiador na medida em que objetiva ver no seu próprio leitor,   o contraponto de seu pensamento, ao aludir que  a “intenção específica do livro é ser desagradável para um tipo específico de pessoa que ele espera seja você ou alguém que você conheça".  Provocação que para alguns que o consideram oportunista, e o livro, fruto desse oportunismo,  não passa de  estratégia de marketing.  Buscando invocar parcerias ilustres na sua artilharia contra o PC,  invoca o pensamento de Nelson Rodrigues, para ele o primeiro no Brasil a criticar a chamada praga PC, mesmo antes de ela ter esse nome. Afirmações como “a sensibilidade democrática odeia esta verdade: os homens não são iguais, e os poucos melhores sempre carregaram a humanidade nas costas” (p. 29, sobre o princípio de igualdade), ou “A maior inimiga da beleza da mulher é outra mulher, a feia” (p. 92, sobre o feminismo), talvez justifiquem o enquadramento do ensaísta, professor e filósofo como uma das revelações do pensamento conservador dos últimos 10 anos (vide Wikipédia).
Se você aprecia a temática e se sente motivado para encarar a discussão, especialmente se não conhece o pensamento do autor e pretende fazê-lo, boa leitura. A Editôra é a Leya Brasil. A categoria: Ciências Sociais/Filosofia. O preço sugerido para compra é de R$35,00. A Livraria Saraiva oferece o livro em promoção, na Internet, por R$31,90.

Até amanhã.


P.S. (1) Pondé sobre Pondé: “... Não pense mal de mim, caro leitor. No fundo, sou um pobre melancólico que acha a “felicidade” muito barulhenta e cheia de gente. Ironizo, porque sofro” (p. 19);


P.S. (2) Nelson Rodrigues, em Óbvio Ululante: As Primeiras Confissões, afirma: “Eis que eu queria dizer: o aviltamento começou quando o intelectual se politizou. Já não bastava ser “poeta”, “romancista”, “ensaísta”, “dramaturgo”, “pintor”. Uma vez que a política é a linguagem do nosso tempo, o artista tem que sair de sua solidão criadora. Nunca se pediu um soneto a Bismarck, ou um romance a Roosevelt, ou um drama a Churchill”;

P.S. (3)  Eis o trecho de um comentarista anônimo publicado a respeito do livro de Pondé:É um politicamente correto liberal que está sendo vendido, enquanto refuta o velho politicamente incorreto, liberais adoram ser politicamente corretos, você não pode falar mal de globalismo, aborto ou qualquer vaca sagrada dos caras sem que tenha que debater. Eu gosto do Pondé, assim como do Narloch.. mas estão bem longe de serem inocentes”.


P.S. (4) LUIZ FELIPE PONDÉ é filósofo, escritor e ensaísta, nascido em Recife, tem 54 anos e é colunista da Folha de São Paulo.

P.S. (5) A imagem da coluna de hoje é da capa do livro e foi emprestada de www.jorcenita.blogspot.com;










Nenhum comentário:

Postar um comentário