quinta-feira, 7 de julho de 2011

ABERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA DE PAULÍNIA E O MEIO DE SEMANA NO ESPORTE

Amigos, boa noite.
FESTIVAL DE CINEMA DE PAULÍNIA.
Começa hoje oficialmente o Festival de Cinema Brasileiro de Paulínia que, como eu disse, a cada ano, vem ganhando notoriedade e fama, já sendo considerado um dos mais importantes do país. O tapete vermelho está estendido para receber muitos convidados especiais. Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Selton Mello, dentre outros, confirmaram presença. Os dois últimos, aliás, têm filmes concorrendo no festival. São mais de R$800.000,00 (oitocentos mil reais) em prêmios, o que não é nada desprezível, em termos de cinema nacional. Mas a noite é apenas para os atores, diretores, convidados e a imprensa. Amanhã já é pra valer. O público poderá assistir aos filmes programados. A entrada é franca,  não é preciso reserva antecipada, mas é fundamental chegar antes do início da sessão. Depois que as cortinas se fecham não se permitirá a entrada de ninguém. Ao menos é o que garante a direção.
THIAGO E O FESTIVAL
O amigão Thiago Vasconcellos de Souza, acompanhante desta coluna, manda o seguinte recado sobre o Festival de Cinema Nacional de Paulínia:
Gostaria de aproveitar seu espaço para deixar uma dica para os amantes da sétima arte. Meus caros amigos Rafael Salazar e Damià  Puig  fizeram um interessante filme sobre a construção de Belo Monte, chamado “À Margem do Xingu – Vozes não Consideradas”. O tema é interessantíssimo e merece atenção de todos nós, pois, dentre outras coisas, o filme mostra a verdadeira motivação para a construção da hidroelétrica de Belo Monte. A obra é forte concorrente em sua categoria (Documentário). Será exibido na quarta-feira, 13 de julho, às 18,30 horas.”
Thiagão, o recado está dado. E também absorvido. Se puder estarei lá. Grande abraço.
COPA AMÉRICA
A  Copa América que acontece na Argentina está sendo uma verdadeira decepção, inclusive para o argentino que, de auto-estima baixa por causa da crise econômica e política, esperava esquecer um pouco as mágoas e vibrar com um futebol de competição e, quiçá, de vitórias e título. Nada disso se viu até agora. A Argentina voltou a jogar mal ontem diante da Colômbia e escapou de uma derrota que faria justiça ao que se viu. O placar de 0 a 0 se deve também ao árbitro brasileiro Sálvio Spínola que deixou de marcar um pênalti claro para a Colômbia, por causa de  uma suposta vantagem, uma vez que a bola sobrou livre para o atacante Moreno que, com o gol escancarado e sem goleiro, de frente para a meta, conseguiu desviar a bola para fora.  Não deixe de ver, se ainda não viu, o lance na Internet ou em algum dos canais e programas de esporte. É inacreditável o gol perdido pela Colômbia. De qualquer maneira tem vantagem contra pênalti? O árbitro Arnaldo César Coelho, falando hoje no Globo Esporte, garante que não.  E considera que o árbitro poderia, em seguida ao lance, não tendo ocorrido a suposta vantagem, apitado a penalidade.  A  situação da Argentina ficou ruim no torneio,pois além de jogar mal as duas partidas, não venceu nenhuma delas e corre o risco de ficar de fora das quartas-de-final se não vencer o  jogo contra a Costa Rica, na 2ª. feira, dia 11.  O Brasil, outro favorito, também não estreou bem e só empatou, sem gols, com a Venezuela, domingo passado. O Uruguai também empatou. O Paraguai, idem. E ao que parece esta será a Copa América dos empates insossos. Triste futebol de retrancas e falta de imaginação.
AS ÚLTIMAS DO FUTEBOL
° Leonel Messi, o melhor jogador do mundo na atualidade, não consegue mesmo jogar bem na seleção argentina. Não é nem sombra daquele craque com futebol aplicado, técnico e vistoso que se vê no Barcelona. Ontem não foi diferente. O atacante foi dominado, cobrou falta mandando a bola perto da lua e até caiu sozinho na entrada da área, simulando depois algum problema físico para  justificar. A torcida em Santa Fé não perdoou. Messi saiu vaiado de campo, como todo o time e o técnico. Até pediram Maradona (o técnico) de volta. É mole?
°  Foi muito bonito o gol que o Flamengo fez no São Paulo, ontem à noite, no Engenhão, em jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Negueba fez boa jogada pela direita, conseguiu ir à linha de fundo e cruzou para trás. O bom atacante Thiago  Neves fez  o corta-luz atraindo os zagueiros, deixando a bola livre para Bottinelli bater no canto direito de Rogério Ceni, que nada pode fazer. Com a vitória magra, que fez justiça ao time melhor posicionado em campo e que mais atacou, o Fla assumiu a vice-liderença do campeonato, com 16 pontos e ainda invicto.
° O São Paulo, quem diria, entrou no mesmo esquema que tanto criticava em relação a outros clubes, ou seja, o de não manter técnico. Bastaram três derrotas consecutivas, uma por goleada para o rival Corinthians e hoje à tarde demitiu o técnico Paulo Cesar Carpegiani. Ainda há menos de 15 dias, o tricolor estava invicto no campeonato, em primeiro lugar e com cinco vitórias consecutivas. Esse mundo do futebol é mesmo volúvel. Rapidamente os heróis se transformam em bandidos e vice-versa.  
° Como diz o bom comentarista Tostão, hoje em dia não tem mais bobo no futebol. Os resultados da Copa América provam isso. As antes zebras Colômbia, Venezuela,  Bolívia e Equador, não perderam de Argentina, Brasil, Argentina e Paraguai, respectivamente. Esse negócio de ganhar jogo por antecipação, por suposta tradição etc., não cola mais.
° O futebol da seleção brasileira feminina vai bem, obrigado, no Mundial. A seleção brasileira de Vôlei também. Hoje bateu os Estados Unidos por 3 sets a 1, depois da suada vitória contra Cuba, por 3 sets a 2,quando perdia por 2 sets a 0. E é o futebol masculino que continua com todas as honras, verbas e destaques nesta país. É hora de dividir atenções, prestígios e principalmente patrocínios.  
Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário