domingo, 24 de julho de 2011

A CELESTE OLÍMPICA É A GRANDE CAMPEÃ DA COPA AMÉRICA











Do lado esquerdo, ao lado,  o atacante Diego Forlán, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2.010, na África do Sul. Do lado direito, acima, o atacante Luiz Suárez, eleito hoje o melhor jogador da Copa América de 2.011, disputada na Argentina.

Boa  noite companheiros.

Acabei de assistir a final da Copa América entre Uruguai e Paraguai. Já durante a semana disse que considerava a Seleção Uruguaia francamente favorita pelo que tinha apresentado até as semifinais, a despeito da raça demonstrada pela equipe paraguaia. Deu a lógica. E com folga (3 a 0).  O Uruguai é indiscutivelmente o grande campeão do Torneio e seguramente a melhor seleção atual da América do Sul. Resta-nos  saudar os nossos simpáticos vizinhos. E o projeto desenvolvido pelo técnico Oscar Tabárez e pela Federação Uruguaia de Futebol. Em junho do ano passado, antes da Copa do Mundo disputada na África do Sul,  o capitão Lugano, dando entrevista para a mídia, já falava entusiasmado do investimento feito e da expectativa em torno do que se poderia esperar de sua geração: “Nos últimos anos a seleção uruguaia teve um projeto sério, estamos com respaldo administrativo muito forte, um grupo muito unido”. Realmente, o Uruguai foi o último dos países americanos a sair da Copa e teve em Diego Fórlan (foto acima), a eleição do melhor jogador da competição. Agora o projeto continua dando frutos positivos. Esse projeto consiste em exigir dos atletas educação formal, além de conhecimento da história do futebol do país e comportamento esportivo e ético, dentro e fora do campo. Os atletas foram convencidos de que são exemplos para as crianças e jovens e por isso mesmo responsáveis pela formação do caráter e do comportamento deles, no futuro. O Uruguai hoje comprova que fair play no esporte é fundamental ao sucesso. Trabalhar com seriedade e comprometimento, com honestidade e ética, com nacionalismo de verdade, é exigência e pressuposto de sucesso sustentável,  afastando o mito de que no futebol o que vale  é a simulação, o engôdo, a desonestidade, a Lei de Gerson (coitado do Gerson que nunca pretendeu criar esse estigma em torno de seu sagrado nome).
° O Uruguai é um país de apenas três milhões de habitantes. É o maior ganhador da Copa América, tendo hoje conquistado o seu 15º título. Ganhou ainda duas Copas do Mundo, a de 1.930, de que foi anfitrião,   e a de 1.950, disputada no Brasil. Foi bicampeão mundial exatamente contra o Brasil, numa final arrepiante, e na qual ganhou, de virada, por 2 tentos a 1.  O jogo marcou a inauguração do famoso Estádio Mário Alves  Filho  e ficou conhecido como a "Tragédia do Maracanã". É ainda bicampeão de futebol olímpico, tendo obtido medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1.924 e 1.928.

° Os uruguaios são profundamente apaixonados pelo futebol. Costuma-se afirmar que a paixão deles pelo esporte é inversamente proporcional às dimensões do país e do número de habitantes;
° Não se pode afirmar que o fato da maior parte dos jogadores brasileiros jogarem em outros países é obstáculo à criação de um programa efetivo e de sucesso em torno da seleção brasileira. No Uruguai apenas um jogador titular da seleção joga no país e nem por isso falta entrosamento, talento, garra e organização.

 ° Espetacular esse jogador n. 9 da seleção uruguaia, Luís Suárez, que joga pelo Liverpool da Inglaterra. É atacante que  cria e muito bem grandes jogadas de ataque, caindo com freqüência pelas pontas, tem velocidade no contra-ataque e se entrosa perfeitamente com Diego Forlán, que joga pelo Atlético de Madri e é a grande sensação da Seleção Uruguaia;

° Os gols da partida de hoje foram marcados pela dupla: Um de Luís Suárez e os outros dois de Diego Forlán que há 13 jogos não marcava, apesar de ser o grande maestro da Celeste, como é chamada a Seleção Uruguaia;

° Diego Forlán é filho do jogador Pablo Fórlan, que hoje está aposentado, mas jogou inclusive no Brasil,  no São Paulo, entre 1.970 e 1.976 e teve uma passagem pelo Cruzeiro, em 1.977. Era lateral direito. Chegou, depois da aposentadoria como jogador, a treinar a equipe do Morumbi, um pouco antes de Telê Santana. Por isso Diego afirma que pretende um dia jogar no Brasil e em particular no São Paulo. Será?
° Na Seleção Uruguaia, há ainda conhecidos nossos, pois jogaram ou jogam aqui no Brasil. O zagueiro Diego Lugano jogou muitos anos no São Paulo, onde ganhou títulos importantes e hoje está no Fenerbahçe da Turquia. E Sebastian Abreu, conhecido como "Louco Abreu", que é jogador do Botafogo do Rio de Janeiro;
°  Para homenagear os campeões, aqui vai a escalação da equipe que jogou a final: MUSLERA, MAXI PEREIRA, LUGANO, COATES E CÁCERES (GODIN), ÁLVARO GONZALEZ, DIEGO PÉREZ (EGUREN), AREVALO RIOS e ÁLVARO PEREIRA (CAIANE), DIEGO FÓRLAN e LUIZ SUÁREZ (foto).

Até amanhã e boa semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário