sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MAESTRO ANTONIO CARLOS GOMES


Bom dia amigos,



No dia 16 de setembro de 1.896, ou seja, há exatamente 115 anos falecia em Belém do Pará, o Maestro  ANTONIO CARLOS GOMES, o maior compositor brasileiro de óperas. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas peças apresentadas no famoso Teatro alla Scalla de Milão. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual fez brilhante carreira na Europa. Sua ópera mais famosa é O GUARANI, baseada no romance homônimo do escritor José de Alencar, que também serviu de inspiração, com roteiro adaptado, para sete diferentes versões do filme nacional O GUARANI, que conta a história de amor entre o índio Peri e filha de um nobre, Ceci. O filme mais recente é de 2.000  e teve a direção da atriz, Norma Benguell.  Em 1.911, um grupo de campineiros resolveu criar um time de futebol na cidade de Campinas, terra natal de Carlos Gomes. O clube de futebol foi batizado de GUARANI, em alusão e homenagem à obra do ilustre compositor campineiro. O clube Guarani completou 100 anos em 2.011  e dentre seus maiores feitos, está o de ter sido Campeão Brasileiro de 1.978, único time do interior do Brasil a conseguir tal façanha. Carlos Gomes nasceu na cidade de Campinas, então Cidade das Andorinhas, Estado de São Paulo, no dia 11 de julho de 1.836, filho de Manuel José Gomes (Maneco Músico) e de dona Fabiana Jaguari Gomes. Suas principais óperas são: A Noite do Castelo (Rio de Janeiro, 1.861), Joanna de Flandres (Rio de Janeiro, 1863), O Guarani (Milão, 1.870), Fosca (Milão, 1873), Salvador Rosa (Genova, 1874), Maria Tudor (Milão, 1.879), O Escravo (Rio de Janeiro, 1889), Condor (Milão, 1.891), Colombo (Rio de Janeiro, 1892) e Minha Campinas. Sepultado inicialmente em Belém, no Pará, seus restos mortais, por interferência do então Presidente (correspondente hoje a Governador) do Estado de São Paulo, Doutor Campos Salles, foram trasladados para Campinas, onde se encontra hoje no monumento em sua homenagem, erguido na Praça Antonio Pompeu, bem próximo ao Café Regina. 
Observação: A foto acima está registrada ou associada  à ymy.blogs.sapo.pt.

RECITAL EM HOMENAGEM A CARLOS GOMES

Hoje, na Sala Carlos Gomes, do Centro de Convivência Cultural, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, Campinas, às 20,00 horas, haverá recital de árias e duetos de óperas de Carlos Gomes, com a participação dos sopranos Pergy Grassi, Marina Gabetta, mezzosoprano Vânia Pajares, tenores Kohdo Tanaka, Wilson de Martini, Nunno Delallio, João de Braz e do barítono Nelson Nicola Dimarzio, com acompanhamento ao piano de Chiquinho Costa. A promoção é da ABAL CAMPINAS (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos). A entrada é franca.
Abaixo vídeo do Yotube focando interpretação da música Quem Sabe? de Antonio Carlos Gomes e Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, de domínio público, pela cantora lírica, de câmara e solista sinfônica, a mineira Maria Lucia Godoy, considerada a maior intérprete de Heitor Villa Lobos e de outros compositores de música classica e popular. Ouvir essa música na voz de Maria nos remete a um momento magnífico em que consideramos valer a pena estar vivo.

Até mais.












Nenhum comentário:

Postar um comentário