sábado, 14 de janeiro de 2012

GUSTAV KLIMT E JOÃO DE DEUS - "O BEIJO"


Caros amigos,

Ele nasceu em 14 de julho de 1.862, numa cidade próxima de Viena e morreu no dia 06 de fevereiro de 1.918, em Viena, de apoplexia. Especializou-se inicialmente na execução de murais  e pinturas para teto e cenários. São dele as famosas pinturas da escadaria do Museu de História de Arte de Viena, executadas em 1.890. Nesse trabalho  buscou fazer uma síntese da história da arte em que cada personagem representava um período específico. Trata-se de GUSTAV KLIMT, um dos mais importantes pintores vienenses, cuja obra influenciou artistas do movimento expressionista, dentre os quais o alemão Egon Schiele e o austríaco Oskar Kokoschka. Em suas pinturas revelou a tendência de eliminar o efeito de profundidade e de volume, transformando as figuras num conjunto de superfícies decorativas, com caráter abstrato, de onde se destacavam os pormenores figurativos das mãos e dos rostos. Até 1.917, quando entrou para a Academia de Viena, foi contestado em seu país, especialmente por ter sido um dos fundadores do grupo da Secessão de Viena, movimento de reação contra o conservadorismo acadêmico burguês, mas aclamado na famosa Bienal de Veneza. Enfatizou, nos suas pinturas, a sexualidade e a mulher feminina e fatal, mediante representação das senhoras da sociedade de Viena. Seus quadros compõem-se de mosaicos, cores quentes, motivos florais e animalescos e de mulheres sensuais de corpos desnudados. As suas obras mais conhecidas são O BEIJO, pintura de óleo sobre tela datada de 1.907-1.908 e O ABRAÇO, um projeto para a decoração da casa Stoclet, concebido entre 1.905 e 1.909.

KLIMT NA SUA TERRA NATAL

Fiquei impressionado com o carinho e a relevância que os austríacos dão a toda produção artística do pintor. Ela está por toda parte. O quadro “O Beijo”, mais famoso dentre todos os seus trabalhos encontra-se no Museu do Palácio Belvedere, que tivemos oportunidade de visitar. Ali é possível encontrar um magnífico acervo de obras de pintura e escultura de artistas famosos de todos os movimentos da era moderna (Romantismo, Realismo, Simbolismo, Surrealismo, Impressionismo, Expressionismo etc.). Os visitantes conseguem, com facilidade, observar quadros famosos de artistas como Van Gogh, por exemplo, sem serem fiscalizados diretamente. Mas quando se chega na sala onde estão expostas as obras de Kimt não se permite sequer que se passe próximo. A fiscalização é direta e severa. Impressionante!

KLIMT, O BEIJO E AS REPRODUÇÕES.

As pinturas de Klimt estão por toda parte da cidade. E especialmente “O Beijo” vem reproduzido em cartazes, cartolinas, capas de livros e cadernos, louças em geral, espelhos de bolso etc. etc.

Mas para apreciar a reprodução dessa obra tão famosa você não precisa sair de Campinas. Vá ao GiovanNette V, próximo da Prefeitura e lá, na execução das obras de reforma do Casarão da Santa Casa, tombado por fazer parte do Patrimônio Histórico da cidade,  você observa nos vitrais, reproduções  de “O Beijo”. Na imagem acima, reprodução da famosa obra de Klimt.

Para concluir, divido com os amigos,  uma poesia do poeta e pedagogo lusitano, JOÃO DE DEUS (1.830-1.896), denominada exatamente O BEIJO.

"O BEIJO

Beijo na face

Pede-se e dá-se:

Dá?

Que custa um beijo?

Não tenha pejo.

Vá!


Um beijo é culpa,

Que se desculpa.

Dá?

A borboleta

Beija a violeta:

 Vá!

 Um beijo é graça,

Que a mais não passa:

 Dá?

Teme que a tente?

É inocente...

Vá!


Guardo segredo,

Não tenha medo...

 Vê?

Dê-me um beijinho,

Dê de mansinho,

Dê!


Como ele é doce!

Como ele trouxe,

Flor,

Paz a meu seio!

Saciar-me veio,

Amor!


Saciar-me? Louco...

Um é tão pouco,

Flor!

Deixa, concede.Que eu mate a sede,

Amor!


Talvez te leve

O vento em breve,

Flor!

A vida foge,

A vida é hoje,

Amor!


Guardo segredo,

Não tenhas medo

Pois!

Um mais na face,

E a mais não passe!

Dois...


Oh! Dois? Piedade!

Coisas tão boas...

Vês?

Quantas pessoas

Tem a Trindade?

Três!


Três é a conta

Certinho, e justa...

Vês?

E  que te custa?

Não sejas tonta!

Três!


Três, sim: não cuides

Que te desgraças:

Vês?

Três são as Graças,

Três as Virtudes;

Três.


As folhas santas

Que o lírio fecham

Vês?

E não o deixam

Manchar são.... quantas?

Três!"

Bom final de semana, queridos amigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário