terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SOBRE TUDO E QUALQUER COISA


Amigos,

É tempo de férias. E de renovação, ou ao menos, de tentativa de renovação. O mundo continua em ebulição, seja no campo da economia, da tecnologia, da política, das artes ou das relações humanas em geral. Para o pessoal que namora a terceira idade, ou já ingressou nela, é importante compreender esse mundo atual, tentar ajustar-se a ele e deixar de reclamar ou apregoar que tudo o que “já era” é que era bom, correto e ético. Não é bem assim, e nós sabemos disso. É claro que temos muito a contribuir para com a juventude, pela nossa experiência e vivência. Mas isso não impede que façamos uma revisão do passado, aprendendo com os erros  e as incoerências e buscando uma proposta de vida melhor para nós e para os outros. Quem me conhece, sabe que eu gosto de contar estórias e ressaltar a importância da memória, como efetivamente um valor a ser cultivado, tanto que volta e meia estou lembrando desse ou daquele episódio, de gente do passado, de fatos ocorridos há 10, 20, 30 anos. Por isso mesmo pode parecer incoerente que, justo eu, venha com esse discurso de necessidade de atualização. Mas não é incoerente. Ou é, não sei e não importa.  O fato é que só podemos viver no presente e é nele que necessitamos nos sentir vivos e participantes do mundo. A atualização, a compreensão e a vivência no presente, não exclui, antes sugere, o culto à memória e a lembrança da experiência passada. Podem crer!

 MESSI O MELHOR DO MUNDO. NEYMAR O GOL MAIS BONITO.

O que já se imaginava aconteceu na festa da FIFA. Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela terceira vez consecutiva. Um recorde. Cristiano Ronaldo ficou com o 2º lugar e Xavi, com o 3º. Neymar ficou em 10º lugar na tábua de classificação. Não sei se era para tanto. No entanto, que o título foi merecido, lá isso foi e não é possível contestá-lo. Como também a eleição de Neymar como o atleta que fez o gol mais bonito do ano também foi justa, considerando toda a jogada desde o seu início. O gol contra o Flamengo, no histórico 5 a 4 da Vila Belmiro (campeonato brasileiro de 2.011, segundo turno), é uma daquelas pinturas que raramente se viu antes, se vê hoje e se verá no futuro. Beleza pura!

AS BOAS VINDAS NA ÁUSTRIA.

Dentre outras coisas, a Áustria é o país das maçãs. Não por acaso o seu doce mais famoso, o Apfelstrudel é, em verdade, uma sensacional torta de maça, com outros ingredientes e apetrechos. O que chama a atenção – e pouca gente nota ou comenta – é o fato de que, em todos os locais, especialmente nos hotéis, quando o turista chega, sempre há uma fruteira cheia de maças. E é para pegar mesmo. E  de graça. É o cartão de boas vindas dos austríacos. A imagem acima  foi extraída  do site  abc-alimentos.com. 

MISTIFICAÇÕES.

Há coisas que a gente aprende, repete e não sabe explicar. Uma amiga que chegou de Marrocos garantiu que tudo se acha lá, menos o arroz marroquino. Ela procurou, procurou, e não achou. É mole!

Muita gente se gaba de dizer, quando se elogia o prato, que o bacalhau é do Porto, referindo-se à próspera e importante cidade portuguesa. Só que no Porto não se pesca bacalhau. Ou melhor, existe, mas ele vem da Noruega. O bacalhau é um peixe que se encontra nas águas geladas dos países escandinavos. O que se faz em Portugal é o preparo que transforma o pescado no bacalhau, tal como nós o conhecemos e consumimos. Na Dinamarca fui ver, numa feira livre, o pescado de bacalhau ainda fresco. É que queria saber como é a cabeça do peixe, coisa que não vemos por aqui. O bacalhau tem cara de tubarão. É um tubarãozinho, com certeza. Lá também provei prato preparado com o bacalhau fresco e desfiado. Gostei, mas prefiro o tradicional, com muitos andares e, se, possível, até com cobertura.

A VIDA DE DERCY EM MINISSÉRIE.

Uma das novidades que a TV Globo vem oferecendo, em janeiro, nos últimos anos, são as minisséries, geralmente contando a vida de gente famosa do passado e que já não está entre nós. Hoje começa a minissérie que conta a vida atribulada da irreverente Dercy Gonçalves, uma de nossas mais famosas comediantes, e que faleceu com mais de 100 anos. Geralmente, as minisséries que exploram esse gênero têm sido boas. Vamos conferir!

Até amanhã.






Nenhum comentário:

Postar um comentário