terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O PEQUENO PRÍNCIPE - CINEMA E O FUTEBOL DO PAULISTÃO

Boa tarde, amigos,
° Escrevendo sobre religiões e suas influências na vida do homem, o escritor Luís Fernando Veríssimo conclui:   E quem garante que a crença mais estranha de todas não seja o ateísmo, que nem explica os mistérios, nem conforta os espíritos?”  (Correio Popular, Caderno A-2, quinta-feira, 19/01/2012). É isso aí.
°  Quem tem criança ou seja adulto de qualquer idade, com alma de criança,  não pode deixar de ir ao Shopping Iguatemi de Campinas, onde se promove uma simpática exposição sobre o Pequeno Príncipe, obra que imortalizou o seu autor, o francês, Antoine de Saint-Exupéry. Além de espaço para o lazer das crianças e sua efetiva participação, pois a exposição é interativa,  há inúmeros adereços, cartazes, vídeos, desenhos e citações relacionadas com a encantadora obra, que embalou o sonho de  muitas crianças, jovens, adultos e idosos, na maneira especial com que o Principezinho, vindo do céu, chamava a atenção para as coisas e os sentimentos essenciais da vida. Na entrada cada criança ganha um passaporte especial para colocar seu nome, o Planeta de onde se origina e outras peculiaridades.  A exposição acontece na Praça de Eventos, 3º piso, de 12 de janeiro a 26 de fevereiro. De domingo a sexta-feira, o horário é das 12,00 às 20,00 horas. Aos sábados, das 10,00 às 22,00 horas. A entrada é franca. Não deixe de ver e levar suas crianças para brincar, se encantar  e aprender valores.
° O Bugre estreou bem no campeonato paulista. Não foi fácil, mas venceu, de virada, o bom time do Oeste de Itápolis, pelo placar de 2 a 1. O comandante dessa vitória e o melhor jogador em campo, foi o meio-campista Fumagalli, que retorna ao Guarani, depois de 11 anos. Aos 34 anos, o “veterano” Fumagalli vai ser pai pela primeira vez;
° O São Paulo fez também uma estréia de gala. Não tomou conhecimento do Botafogo de Ribeirão Preto e aplicou no adversário uma sonora goleada de 4 a 0, tirante mais de uma dezena de chances claras perdidas. Vi grande parte do jogo pela televisão, mas ficou a impressão, sem tirar o mérito do tricolor, de que esse Botafogo precisa se arrumar e se reforçar, eventualmente,   se pretender permanecer na divisão especial;
° No Pacaembu, sábado, e em Bragança Paulista, no domingo, os grandes Corinthians e Palmeiras se deram bem. Ambos ganharam pelo mesmo placar: 2 a 1, de Mirassol e Bragantino, respectivamente. O Timão, no entanto, sofreu para virar o placar que lhe era desfavorável.  O Mirassol é um bom time e dará, mais uma vez, trabalho para as grandes equipes e certamente deverá estar entre os 8 que  se classificarão para a segunda fase.
° O público da primeira rodada até que não foi mal, considerando o início do torneio e as chuvas que caíram em todo o Estado. No Pacaembu mais de 17.000 espectadores foram ver a estreia do Corinthians. Em Piracicaba, o público superou a casa de 11.000 pessoas para ver a primeira partida do retorno do XV, à 1ª. Divisão. Lá o resultado  de 1 a 1, até que não foi  de todo mal para o time da casa contra o badalado Santos. Mas, considerando que se tratava do time reserva do Peixe, também não foi bom;
° O Brinco de Ouro recebeu pouco mais de 3.000 torcedores, para ver Guarani e Oeste. O público foi apenas razoável para o início de campeonato e a desconfiança permanente do torcedor bugrino, considerando ainda que choveu antes e durante todo o jogo.  Fraco mesmo foi o público no Anacleto Campanela  para São Caetano e Ponte Preta. Pouco mais de 600 pagantes. Aliás essa é a média de público do Azulão quando joga em casa, especialmente em fase de maré baixa. A inesperada derrota da Macaca pela contagem mínima (1 a 0) não estava nos planos, mas também não é caso de desespero. Importante é recuperar os pontos em casa, no meio de semana, contra o Bragantino.
° Duas estréias importantes hoje nos cinemas de Campinas. O premiado filme “Os Descendentes”, que tem à frente mais uma interpretação do veterano George Clooney (Globo de Ouro 2012, como melhor ator) e que acaba de ser indicado também ao Oscar, na mesma categoria, e  o documentário “A Música segundo Tom Jobim”, que retrata a vasta e importante obra do maestro e compositor brasileiro, considerado, segundo a crítica, o mais importante  músico do país, ao lado de Heitor Villa-Lobos.
° A consagradíssima atriz Meryl Streep receberá o Urso de Ouro do Festival de Berlim, pelo conjunto de sua obra. Merecido  prêmio, sem dúvida;
° A lista completa dos candidatos ao Oscar 2.012 acaba de ser divulgada. Aos amigos cinéfilos em geral e aos meros apreciadores desta eterna 7ª. arte, vamos discutir um pouco das indicações durante a semana, esperando sugestões e comentários.
Até amanhã e um grande abraço.
 P.S. A imagem de hoje da coluna foi emprestada do blog maedeguri.blogspot.com.







Nenhum comentário:

Postar um comentário