terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PEDRO DE ALCANTARA - POSSE NO TJ DE SÃO PAULO E CINEMA NO ANO DE 2.011


Boa noite, amigos,

DOUTOR PEDRO ALCANTARA DA SILVA LEME FILHO – NOVO DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.

O amigo-irmão, Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho, advogado atuante e militante, especialmente aqui na cidade e Comarca de Campinas, tomou posse ontem, em solenidade oficial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, como novo Desembargador daquela Corte. O Doutor Pedro foi indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil em lista sêxtupla, que, submetida ao Tribunal de Justiça, foi reduzida para lista tríplice, tendo ele, na respectiva listagem, obtido o maior número de votos dos Desembargadores do Órgão Especial e, portanto, encabeçado a relação que,   finalmente, submetida ao Executivo, teve o seu nome escolhido e  nomeado pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Esse o procedimento previsto na Constituição Federal,  para o preenchimento, nos Tribunais Estaduais, de cargo de Desembargador, na  vaga destinada aos advogados (o chamado quinto constitucional dos advogados), significando que a cada 5 vagas de Desembargador abertas no Tribunal, 3 são destinadas aos Juízes de Carreira, 1 à classe dos Promotores de Justiça (quinto do Ministério Público) e 1 à classe dos advogados (quinto dos advogados). Nossa torcida é toda para que o amigo possa ser feliz na nova e nobilitante função, contribuindo, com seu cabedal indiscutível, como homem e profissional, na tarefa de distribuição de justiça, em tempos tormentosos para o país  e  a Magistratura,  em geral.

DOUTOR PEDRO (II)

O Doutor Pedro é filho e neto de Desembargadores do mesmo Tribunal de Justiça de São Paulo, seguindo assim, e a partir de agora, a carreira de seu pai e avô, respectivamente. Seu genitor, o saudoso Desembargador Silva Leme, faleceu há  pouco mais de 1 (um) ano, sem ter tido oportunidade de ver o filho alçar ao cargo que ele tanto almejava para ele. Mas, por certo, de onde está, acompanha a trajetória do Pedrinho. Quem estava feliz da vida era sua mãe, a prezada Dona Ofélia Gadia, mulher de fibra e de dedicação ímpar à família, tanto a de origem (foram são muitos os irmãos), como a constituída com seu casamento.  Pouco tempo depois da morte do Doutor Silva Leme,  e por ocasião do cumprimento de seu pedido de lançamento de suas cinzas no Araguaia, o Pedro escreveu um necrológio  em homenagem ao pai, que foi publicado nesta coluna na postagem do dia 24 de fevereiro de 2.011, sob o título “O Dia que Lancei As Cinzas de Meu Pai sobre o Araguaia”, peça que que vale a pena reler.

SOBRE CINEMA

A ANCINE (Agência Nacional de Cinema), divulgou ontem os dados de público e renda dos cinemas,  relativos ao ano de 2.011, no Brasil, incluindo os filmes nacionais.  A produção brasileira foi grande: 99 filmes, mas em matéria de público, ele caiu 30% em relação a 2.010, ano em que duas películas nacionais bateram recordes: Tropa de Elite 2 e Nosso Lar. Apesar disso, três filmes brasileiros ficaram  entre os 20 mais vistos no ano e outros 4 conseguiram superar a casa de um milhão de espectadores, cada um.

OS NACIONAIS MAIS VISTOS.

Os filmes brasileiros que levaram maior público aos cinemas, foram, pela ordem: DE PERNAS PRO AR (Comédia), com 3.095.894 espectadores, 11º lugar na relação dos mais vistos; CILADA.COM (outra Comédia), com 2.998.560 espectadores, 13º lugar na mesma relação, e BRUNA SURFISTINHA (drama), com 2.166.461 espectadores, 19º lugar. Além deles,  com mais de um milhão de espectadores, tivemos: ASSALTO AO BANCO CENTRAL, O PALHAÇO, O  HOMEM DO FUTURO e QUALQUER GATO VIRA LATA.

A RELAÇÃO DOS 10 FILMES MAIS VISTOS E SEUS PÚBLICOS

1º) A SAGA CREPÚSCULO – PARTE 1...............................  7.020.756;

2º) RIO............................................................................  6.352.260;

3º) HARY POTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 2....  5.577.760;

4º) OS SMURFS..................................................................  5.075.834;

5º) PIRATAS DO CARIBE – NAVEGANDO EM ÁGUAS MIS-

TERIOSAS...........................................................................   4.428.934;

6º) ENROLADOS................................................................    3.933.495;

7º) GATO DE BOTAS...........................................................    3.793.626;

8º) VELOZES E FURIOSOS 5 ................................................    3.612.706;

9º) CARROS 2......................................................................   3.394.461;

10º) TRANSFORMERS – O LADO OCULTO DA LUA..............    3.134.578;

Na imagem que ilustra a coluna, vê-se a atriz-comediante,  Ingrid Guimarães no filme nacional que levou o maior número de espectadores aos cinemas no ano passado: De Pernas Pro Ar, com mais de três milhões de ingressos vendidos. A imagem foi emprestada do fcocegasoficial.blogspot.com.

Até amanhã, amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário