quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CAUSAS & CAUSOS - COISA PRA ADVOGADO

Boa noite amigos,
Hoje transcrevo  mais um dos causos que constam  do meu livro "Causas & Causos" n. I. Lá vai:


"COISA P’RA ADVOGADO

                                                     Laranja madura, na beira da estrada. Tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé” (Ataulfo Alves).
                                  caso se passou, dizem, no final da década de 70, envolvendo um Juiz da Comarca de Campinas e um advogado também da terra.

O Magistrado, muito trabalhador, costumava encerrar o expediente lá pelas seis da tarde, seguindo para a sede da Associação dos Advogados, de cujo Presidente era muito amigo, para tomar seu “uisquinho” e relaxar.
Estava lá o Meritíssimo, final da tarde, deleitando-se com o aperitivo, cansado do dia de trabalho intenso e querendo falar de tudo, menos de processo, de audiências, de escrevente, de oficial de justiça etc.
Eis que surge um conhecido advogado, daqueles que não tem o famoso “desconfiômetro”, cumprimenta o Juiz, não espera convite, senta-se ao lado e vai introduzindo o assunto:
_ Oi doutor, foi bom encontrar com o senhor. Eu tenho um caso complicado.
E antes de permitir qualquer palavra ou consideração do desditoso interlocutor, começa a desfiar o rosário:
- É que meu cliente comprou uma mercadoria e blá, blá, blá. Acontece que se agora eu tomar aquela providência, blá, blá, blá. E se eu partir para a opção “x” pode acontecer que, blá, blá, blá.
O Juiz ouve atentamente a quase interminável exposição, assim como a famosa e esperada indagação final:
_  “O que é que o senhor acha”.?
Feito o silêncio, o Magistrado permanece ainda algum tempo calado, pára, olha nos olhos do advogado, fingindo circunspecção e interesse, e então, ainda sério, opina:
_ Sabe doutor. O caso é mesmo complicado. Acho melhor o senhor procurar um advogado."

P.S. A caricatura que ilustra a coluna hoje foi emprestada do site riratecair.net.



 Até amanhã, amigos.

                       O

Nenhum comentário:

Postar um comentário