quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SEMIFINAIS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 78 - A VITÓRIA DO BUGRE SOBRE O VASCO NO JOGO DE IDA


Caríssimos amigos, especialmente os bugrinos.

Superado o Sport Recife nas quartas-de-finais do campeonato brasileiro de 1.978, o Guarani tinha pela frente o poderoso time do Vasco da Gama. Só para recordar a equipe cruzmaltina, naquele mesmo ano e campeonato, havia vencido o Bugre na estréia, pelo placar de 3 a 1, em pleno Brinco de Ouro da Princesa, em tarde inspirada do grande centroavante Roberto Dinamite.  Depois, o Guarani jogou outra vez contra esse adversário, na fase de classificação, no Estádio de São Januário e, mesmo  tomando dois gols, conseguiu empatar o jogo em 2 a 2, com gols do menino-centroavante Careca, então com 17 anos. Agora era novo embate, em duas partidas, uma em casa e outra fora, que valiam o ingresso para a grande final do campeonato. O primeiro jogo foi em Campinas, no Estádio Brinco de Ouro, no dia 2 de agosto de 1.978.  Partida tensa  e difícil, numa noite quente de quarta-feira. Mais de 30.000 espectadores (bons tempos aqueles), viram  o Bugre vencer o Vasco pelo placar de 2 a 0, um gol em cada tempo. Aos 47 minutos da etapa inicial, Orlando marcou contra e aos 9 minutos da etapa complementar, Renato Pé Murcho assinalou o segundo gol, selando a vitória bugrina. Saímos do Estádio (eu estive lá, certamente)  inebriados com a grande partida feita pelo Bugre, mais uma vez,  e profundamente temerosos com o que aconteceria no final de semana, no segundo jogo,  no Estádio do Maracanã, que estaria, por certo, completamente lotado pelos torcedores vascaínos. Essa segunda história a gente conta depois.

FICHA TECNICA DO ESPETÁCULO.
Pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1.978, o Bugre recebeu, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no dia 02 de agosto de 1.978, uma quarta-feira, às 21,00 horas, a equipe carioca do Vasco da Gama. Apitou o árbitro Manoel Amaro de Lima, assistido pelos bandeiras Armindo Tavares de Pinho e Dirceu Arruda, todos de Pernambuco. A renda excepcional de Cr$1.068.730,00, moeda da época, foi proporcionada por 27.965 pagantes, que, somados aos 2.127 menores que nada pagaram, registrou um público total de 30.092 espectadores. O Guarani venceu o Vasco da Gama, pelo placar de 2 a 0, gols de Orlando (contra), aos 47 minutos do primeiro tempo e de Renato, aos 9 minutos do segundo tempo. Fernando, do Vasco e Edson, do Guarani, foram expulsos, respectivamente aos 37 e 40 minutos do segundo tempo. O Bugre formou com Neneca, Mauro, Silveira (Alexandre), Edson e Miranda: Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó (Manguinha). Técnico: Carlos Alberto Silva. O Vasco jogou com Mazzaropi, Orlando, Fernando, Gaúcho e Marco Antonio; Helinho, Paulo Roberto e Zanatta (Zandonaide); Wilsinho (Paulo César), Paulinho e Dirceu.Técnico: Orlando Fantoni.

Veja abaixo o vídeo dos  gols do jogo, o segundo deles marcado pelo meia esquerda Renato (Pé Murcho), em cruzamento perfeito, depois de um rápido e mortal contra-ataque puxado pela direita por  Capitão.




P.S. (2) A imagem de hoje da coluna é do selo comemorativo dos 100 anos do Guarani F.C.

P.S. (1) O centroavante Roberto Dinamite não jogou para nosso alívio. Dinamite é hoje Presidente do Vasco da Gama e até hoje é o  maior goleador do Vasco da Gama. Dinamite também jogou na seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário