domingo, 26 de fevereiro de 2012

CINEMA - O ARTISTA E ENTREGA DO OSCAR


Bom dia amigos,

Hoje é dia da entrega do Oscar, o mais famoso e tradicional prêmio conferido ao cinema. A torcida brasileira é toda para a trilha sonora do filme Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, mas que concorre numa única categoria: a de melhor trilha sonora original, pela música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, Real in Rio.  Importante anotar que a música tem uma única concorrente, Man Or Muppet, de Bret Mckenzie, integrante da trilha sonora do filme Os Muppet,  e, ao menos do ponto de vista aritmético, 50% de chance de levar a estatueta. Vamos fazer figa até o horário da abertura dos envelopes. Se a trilha ganhar, será o primeiro Oscar brasileiro da história.  A TNT, canal de assinatura n.  48 da Net, transmite toda a solenidade a partir das 20,30 horas.  A Globo, canal aberto, também transmite, mas só a partir das 23,00 horas, isto é, depois do Fantástico e do Big Brother.  

O ARTISTA

Com título original, THE ARSTIST, traduzido para Portugal e Brasil como O ARTISTA, o filme é mudo e em branco e preto. Drama, Comédia Dramática ou musical, como queiram,  franco/belga, em  100 minutos deliciosos de homenagem à sétima arte. O cenário é a nostálgica Hollywood da década de 20. No argumento, o  veterano ator, George Valentin (Jean Dujardin)  vê o declínio de sua carreira, com a chegada do cinema falado, e com ele assiste ao sucesso de uma jovem dançarina, Peppy Miller (Bérénice Bejo) ,  a qual tinha auxiliado no começo da carreira e por quem se apaixona.  A direção é de Michel Hazanavicius, que confessa ter, durante muitos anos, sonhado em fazer um filme mudo, porque grande parte dos cineastas que admira era dessa época do cinema.  Por outro lado considera que  havia um fascínio pela predominância da imagem  no formato. Nunca, porém, teria sido levado suficientemente a sério nessa empreitada, finalmente realizada agora em 2.011, com absoluto sucesso e originalidade. Realmente é impressionante, especialmente para essa jovem geração que não deve perder a oportunidade de ver a reconstituição impecável da técnica do cinema mudo, como era preciso ter talento, quando toda a mensagem, a ação e as emoções de um filme  tinham que  ser transmitidas aos espectadores, sem qualquer diálogo e, no máximo, com a inserção de  algumas legendas explicativas escritas. Nessa arte o papel da trilha sonora também passou a ser fundamental, operando como valiosa técnica auxiliar na experimentação das  várias sensações vivenciadas pelos personagens, segundo o roteiro (alegria, tristeza, nostalgia, saudade, terror etc.).   A distribuição é da Paris Filmes. Roteiro original surpreendente, como excelente a atuação dos artistas (o francês Jean Dujardin compete com George Clooney pelo Oscar de Melhor Ator),  e do pequeno cão, Uggie, de 10 anos,  da raça Jack Russel Terrier,  com uma atuação comovente e inesquecível e que dá origem a um concurso recém-lançado em Hollywood (Coleira de Ouro), para premiar a atuação do melhor cão do cinema. Omar Von Muller, o treinador de Uggie, recebeu o prêmio na noite de segunda feira, 13 de janeiro (Um colar de cristais Swarovski, com um pingente em forma de osso). O cão também recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes do ano passado (Palma Canina) e seu treinador anunciou sua aposentadoria, após a atuação no longa. Fui ver o filme neste fim de semana,  em sala de exibição (Topázio) do Shopping Prado, que tem se especializado em cinema de arte, captando grande público aqui em Campinas. O filme realmente satisfez a expectativa que tinha em torno dele. Dos bons filmes indicados ao Oscar que assisti e comentei nesta coluna (Os Descendentes, A Separação e, agora, o Artista) é o mais original e, portanto, cinco estrelas na avaliação. Não deixe de ver de jeito nenhum. Está indicado ao Oscar em 10 categorias.

P.S. (1) Na imagem acima n. 1, emprestada do site portaldasnoticias.com,  os atores principais do filme, Jean Dijardin e  Bérénice Bejo. P.S. (2) Na imagem n. 2, emprestada do site cinema.uol.com.br, o cãozinho Uggie, grande estrela e grande atuação do filme.

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário