segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL!


Boa noite amigos, 
Estamos no carnaval e a magia da bola deixa os campos por todo o Brasil, substituída pelos confetes e serpentinas, para alcançar as ruas e os salões, os Sambódromos e as Sapucais da vida. O Tênis Clube de Campinas resgatou os seus bailes de carnaval, com essa diretoria, sob Presidência do Renato Maudonnet. E a cobertura da festa de Momo, por todo o Brasil, feita pelas emissoras de televisão é a maior que já se viu. Além disso,  mais de 100 países transmitem o carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que é sem dúvida, o maior espetáculo da terra.

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO I
O carnaval do Rio há muito deixou de ser uma simples festa popular que reúne gente de todas as classes e de todos os morros, para se tornar uma grande festa profissional, que movimenta milhões em dinheiro, gente, emprego, em torno de confecções, matérias primas, poetas, cantores, compositores e  turismo em geral (hotéis, restaurantes, casas de espetáculos etc.etc.). Não é à toa que a ameaça mais séria feita por policiais militares que pretendiam entrar em greve na Bahia e no Rio de Janeiro, foi a de que não haveria segurança e, portanto, não haveria carnaval, nem no Rio, nem na terra de Caymi e Jorge Amado. A greve não aconteceu e a festa está garantida. O Carnaval deve ser uma festa de todas as tribos, de todas as torcidas, de todas as pessoas, de todas as idades. É, ou ao menos deve ser, uma grande confraternização universal em torno da paz, do respeito à dignidade de cada um, da música e da alegria. Em homenagem a essa festa, trazemos hoje imagem de uma atriz e modelo que tem sido, há anos, sinônimo de elegância, beleza e bom gosto nos carnavais do Rio: Luísa Brunet, eterna rainha da bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO II

Os enredos e as homenagens escolhidas pelas Escolas de Samba são feitos com muito cuidado, contando com a colaboração de profissionais das mais diversas origens. Por isso há garantia que sempre as escolas oferecem um verdadeiro "banho de cultura". Vejam os temas das escolas neste ano, com alguns comentários adicionais. Abaixo o video do Youtube com Elis Regina e Chico Buarque cantando "Noite dos Mascarados" composição dele, uma das canções mais bonitas em homenagem ao carnaval. Mas não se esqueçam. Se cantarem no final  ..... "O que você pedir eu lhe dou. Seja você quem for/ Seja o que Deus quiser" não esqueça a camisinha. É indispensável.


ENREDOS

  1. BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS : "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão". Trata-se de uma homenagem à capital do Maranhão, única cidade brasileira fundada pelos franceses e depois construída pelos portugueses. A escola ainda homenageia Joãozinho Trinta, sem dúvida o maior carnavalesco que já passou pela Sapucaí e que faleceu no final do ano passado.
  2. GRANDE RIO: "Eu Acredito em Você! E Você?" A escola, com esse tema, busca mostrar a importância da autoconfiança e da superação.
  3. IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE: "Jorge Amado Jorge". Homenagem ao mais conhecido e consagrado escritor brasileiro, o baiano Jorge Amado, que foi traduzido para mais de 40 línguas e vendeu livros em mais de 100 países. Foi também o escritor que mais ofereceu obras adaptadas para cinema e televisão. O autor de Gabriela, Cravo e Canela e de Dona Flor e seus Dois Maridos completaria este ano o seu centésimo aniversário e terá toda sua importante obra reeditada.
  4. MANGUEIRA: "Vou Festejar, sou Cacique, sou Mangueira". A mais tradicional escola de samba brasileira, a verde e rosa levará para a avenida um enredo que realçará os 50 anos do bloco Cacique de Ramos.
  5. MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: "Por ti, Portinari: Rompendo a tela, à Realidade." Homenagem a Candido Portinari, um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos. A homenagem acontece ao mesmo tempo em que o MASP realiza uma mostra de suas obras, incluindo "Guerra e Paz", uma tela gigante que foi doada à ONU e que está circulando pelo Brasil, enquanto se promove uma reforma nas dependências da organização internacional.
  6. PORTELA: "... E o Povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual..." A escola homenageia a grande cantora falecida, a mineira, Clara Nunes, sambista que cantou as coisas da Bahia. E também a Bahia e a influência da cultura africana. Destaque também para o sincretismo religioso.
  7. PORTO DA PEDRA: "Da seiva materna ao equilíbrio da vida" A homenagem aqui é para o leite e seus derivados, considerados a seiva e o equilíbrio da vida.
  8. RENASCER DE JACAREPAGUÁ: "O Artista da Alegria dá o Tom da Folia". Homenagem ao pintor pernambucano Romero Britto, que hoje   reside nos Estados Unidos e é destaque como pintor naquele país e no resto do mundo. Tem obras expostas no Museu do Louvre em Paris. Na foto abaixo, em destaque, imagem de seu quadro denominado "Carmem Miranda" (extraída do blog gabysha de my.blogspot.com).
  9. SALGUEIRO: "Cordel Branco e Encarnado"  Aqui o destaque é para a literatura de cordel e seus encantos.
  10. SÃO CLEMENTE: "Uma aventura musical na Sapucaí". O carnavalesco escolheu como tema os grandes musicais e os personagens desses musicais, desde "Cantando na Chuva" a "Alice no País das Maravilhas". Do "Fantasma da Ópera" a "A Bela e a Fera".
  11. UNIÃO DA ILHA:   "De Londres ao Rio: era um vez... uma Ilha...". O enredo destacará duas ilhas: A ilha do Brasil e a Inglaterra. A ilha que samba e a co-irmã das cores vermelho, branco e azul. E Saint George, padroeiro da Inglaterra estará ao lado de São Jorge, padroeiro da Escola.
  12. UNIDOS DA TIJUCA: "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". o carnavalesco Paulo Barros decidiu com esse tema homenagear o grande compositor e cantor Luiz Gonzaga, falecido em 1.989, que deixou obras musicais como a antológica "Asa Branca".
  13. VILA ISABEL:  "Você Samba Lá .... Que Eu Sambo Cá!
O Canto Livre de Angola". O destaque é para a origem angolana do samba. Mostra os irmãos angolanos e sua cultura.



Grande abraço a todos e bom carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário