quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O GRANDE SAMBISTA ATAULFO ALVES


Boa tarde amigos,



Aí ao lado a foto de Ataulfo Alves, ainda na sua juventude, emprestada ao blog.clickgratis.com.br.  Ataulfo, nascido em Miraí, Minas Gerais, em 1.909, morreu cedo, antes de fazer 60 anos, em 1.969, mas deixou um grande legado para o samba e a música popular brasileira de raiz. Compositor de nada menos que cerca de  320 canções, que fez sozinho, ou em parceria com outros compositores, seu samba mais famoso, conhecido por todos indistintamente, é “Ai que Saudade da Amélia”, em parceria com o ator, diretor e poeta Mário Lago. Filho de violeiro, nascido na zona rural, aos oito anos já se revelava um grande poeta, escrevendo versos. Aos 19 se tornou compositor, passando a conviver com artistas no Rio de Janeiro e com outros compositores de escola de samba. Aos 24 anos,  Almirante gravou uma de suas músicas, “Sexta-Feira” e, dias depois, a famosa Carmen Miranda também gravou o seu samba “Tempo Perdido”, projetando-o para a glória e fama. Suas músicas foram gravadas por gente importante da MPB, destacando-se, dentre outros, Clara Nunes, Quarteto em Cy e MPB-4. Dentre os centenários sucessos, pode-se citar, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, também em parceria com Mário Lago. LARANJA MADURA, NA CADÊNCIA DO SAMBA, ERREI SIM, MULATA ASSANHADA, MEUS TEMPOS DE CRIANÇA, POIS É, VOCE PASSA EU ACHO GRAÇA, em parceria com Carlos Imperial e muitas outras. O “Garnizé” (galo pequeno), como era carinhosamente apelidado, tendo em vista  a sua baixa estatura, sempre me impressionou pela beleza das letras que compunha para os sambas. Mensagens profundas de vida, de lirismo, de filosofia. Vejam os amigos, por exemplo, a letra do samba LAGOA SERENA, que vai abaixo. Observem a preciosidade de coisas como  /Enquanto houver perdão, não há pecado/.. /Laranja Madura, na beira da estrada, tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé/ Covarde sei que me podem chamar, porque não calo no peito esta dor/Atire a primeira pedra, ai ai ai, Aquele que não sofreu por amor.





LAGOA SERENA

Meu perdão te darei outra vez,

Outra vez eu serei enganado,

Teu amor tanto mal já me fez,

Mas enquanto houver perdão

Não há pecado.



És igual a lagoa serena.

Na aparência e no fundo também.

Sob as águas tranquilas que pena.

Quanto lodo a lagoa contém.



 No vídeo abaixo, na interpretação da sambista, Clara Nunes (saudosíssima também), Você Passa e Eu Acho Graça. 
Até amanhã galera.







Nenhum comentário:

Postar um comentário