terça-feira, 30 de agosto de 2011

O FIM DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO 2011 - FAVORITOS E DECEPÇÕES


Boa noite amigos,

Terminou domingo o primeiro turno do campeonato Brasileiro da Série A, sem grandes novidades, mas, a exemplo do último campeonato, com enorme equilíbrio entre as grandes equipes, sem que seja possível apontar um grande favorito ao título. Vamos aos principais destaques da rodada, e dessa primeira fase que se encerra:

CORINTHIANS É DERROTADO, MAS FICA COM O TÍTULO SIMBÓLICO.

Graças à gordura que conseguiu acumular nas primeiras rodadas, que lhe permitiram distanciar dos outros concorrentes diretos, o Timão, derrotado no domingo pelo Palmeiras, no Derby disputado em Presidente Prudente, pelo placar de 2 a 1, ainda assim terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 37 pontos e 11 vitórias. Mas nos últimos jogos o time caiu bastante, alternando bons e maus resultados. O técnico Tite precisa urgentemente acertar o time para o segundo e decisivo turno, a fim de que mantenha a regularidade e, por incrível que pareça, já sofre pressão para ser demitido.  No Palmeiras,  depois da eliminação na Copa Sul-Americana, no meio da semana, pelo Vasco da Gama, mesmo tendo vencido o jogo por 3 gols a 1 (havia perdido o 1º, no Rio, por 3 a 0), a atenção está totalmente voltada para o Brasileirão, torneio no qual  começou bem, mas tropeçou várias vezes, no meio do caminho,  a ponto de estar agora, mesmo com a vitória sobre o principal rival, em apenas 6º lugar, com 32 pontos, atrás de Botafogo, Vasco, São Paulo, Flamengo e Corinthians. Destaque do jogo foi para o atacante Fernandão, que foi contratado durante a semana, ao Guarani de Campinas, não deveria fazer a sua estréia, mas foi chamado de última hora em função da lesão do jogador Maycon Leite. Pois com muita personalidade, embora numa fogueira danada, estreando na série A, justamente num grande clássico, participou do 1º gol de Luan, e  fez o segundo, com categoria, decretando a vitória do Verdão. Só hoje é que foi oficialmente apresentado pela Diretoria.


O BRASILEIRÃO COM CARA DE RIO-SÃO PAULO.
Sem o Santos que surpreendentemente termina o primeiro turno, embora em nítida ascensão, apenas no 14º lugar e o Fluminense, em 11º, os grandes do Rio de Janeiro e de São Paulo, dominaram esse primeiro turno, deixando de fora times tradicionais como  Cruzeiro, Internacional,  Gremio e   Atlético Mineiro. Corinthians (1º), Flamengo (2º), São Paulo (3º), Vasco da Gama (4º), formam o G4. Em seguida, temos o Botafogo (5º) e o Palmeiras (6º). Só no sétimo lugar, aparece o Cruzeiro,  o primeiro melhor classificado fora do eixo Rio-São Paulo. Vamos ver se o panorama se altera para o segundo turno.

FAVORITOS E DECEPÇÕES
Como já disse, não há favoritos ao título, por enquanto, diante do equilíbrio real entre algumas equipes, equilíbrio esse que também se espelha na pontuação e classificação. Sem dúvida, porém, o Flamengo, que só perdeu uma partida nas 19 rodadas, é um dos candidatos, sobretudo porque tem Ronaldinho Gaúcho, recuperado (recuperado?) e em grande forma.  Mas se é certo que é o clube com menos derrotas  (apenas 1), acumulou um grande número de empates (8 vezes), além das 9 vitórias, contra as 11 do Corinthians. O Timão também é outro candidato, não só por ter feito até aqui a melhor campanha entre os 20 clubes, como principalmente se o treinador Tite conseguir dar ao time mais estabilidade ao longo do segundo turno. O São Paulo, de Rogério Ceni, Dagoberto em grande fase e os meninos Lucas e Henrique, embora com um time jovem e em reestruturação, também  não pode ser esquecido, nem subestimado. E o Vasco da Gama, campeão da Copa do Brasil, que caminha bem na Sulamericana, é um time bem preparado, com alguns craques em ascensão como Diego Sousa (o bom e instável Diego Sousa), Juninho Pernambucano e Alecsandro.  ah!, ia me esquecendo do Santos que está lá atrás na classificação, mas que voltou a jogar bem, sobretudo com os genais Paulo Henrique Ganso e Neymar, embora pareça improvável que consiga recuperar o prejuízo. Num campeonato porém de 3 pontos, tudo é possível.  No lado de baixo da tabela de classificação, as decepções: o América Mineiro não tem time para disputar a Série A, e é candidatíssimo ao rebaixamento, após a ascensão no ano passado; o Avaí, vice-lanterna, não vive uma boa fase, mas tem se mantido,entre altos e baixos, na primeira divisão, com méritos próprios. E  as surpresas negativas  dos Atléticos. O Mineiro, há tempos, vem claudicando nos Brasileirões, fazendo campanhas pífias, como a do ano passado em que brigou para não cair e este ano continua lá embaixo, embora tenha nome, torcida, um time que não é excelente, mas é bom, e técnicos que não resolveram o problema. O “Furacão” também não vive uma boa fase e tem uma equipe apenas razoável. Vamos ver se revertem a situação no segundo turno. Por ali, flertando, como diria um repórter esportivo, com a zona do rebaixamento, o Bahia e o Gremio, que precisam urgentemente ganhar jogos. A conferir.

OS BONS JOGADORES E OS GOLS.

Futebol, como diz o ditado, é bola na rede. E com a permanência de craques no Brasil, o Brasileirão deste ano tem proporcionado bons jogos, como aquele espetacular Santos 3 e Flamengo 4, na Vila, recentemente, com jogadas de efeitos e golaços. Ronaldinho Gaúcho, que voltou a fazer jogadas geniais, Neymar, o garoto-revelação, Paulo Henrique Ganso (que fez um golaço no domingo, no empate contra o São Paulo, também em Santos), e Lucas do São Paulo (que fez o primeiro gol do clássico, numa jogada sensacional, levando dois jogadores adversários, depois dando um drible "da vaca" ou uma "meia-lua" no bom zagueiro Edu Dracena, até colocar a bola na rede, com categoria), têm proporcionado momentos de beleza desse esporte que é paixão nacional. Há outros jogadores e times bem montados, que proporcionam espetáculo ou contribuem para ele, provando que continuamos a ser celeiro de grandes jogadores, espalhados por esse Brasil imenso e esses campinhos improvisados.
 Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário