domingo, 28 de agosto de 2011

ULTIMA RODADA DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRO DA SÉRIE B 2.011


Boa  noite companheiros.
Terminou ontem o 1º Turno do Campeonato Brasileiro da Série B e hoje, daqui a pouco, terminam os últimos jogos também do encerramento do turno do Campeonato Brasileiro da Série A. Das rodadas, recheadas  de gols e de grandes clássicos, falo hoje da série B e das equipes da região, e,  durante a semana,  da série A.
A PORTUGUESA DE DESPORTOS – CAMPEÃ DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRO DA SÉRIE B
Na data de seu aniversário, a Portuguesa de Desportos evitou o que seria uma surpreendente derrota, no Canindé, para o modesto time do Icasa, nos últimos minutos. Perdendo pelo placar de 3 a 1, a Lusa conseguiu o empate heróico em 3 a 3. Com esse empate chegou aos 38 pontos e manteve o primeiro lugar na classificação, com o título simbólico do Primeiro Turno. A campanha da Lusa é realmente surpreendente, similar àquela do Corinthians quando esteve na série B.
A PONTE EM ARARAQUARA. GRANDE JOGO COM O NÁUTICO.
A Ponte Preta fez ontem, na rodada final do primeiro turno, o primeiro jogo na Fonte Luminosa, em Araraquara, onde jogará, ainda, mais 4 jogos, para cumprir a penalidade de perda de 5 mandos, em razão dos fatos acontecidos no Derbi Campineiro. Vi o jogo que foi transmitido pela TV Bandeirantes. Sem dúvida foi um dos melhores jogos do Campeonato, incluindo as séries A e B. O Náutico se revelou um time entrosado, bem treinado pelo técnico Waldemar Lemos e que tem jogadores muito bons tecnicamente. Destaque para o centroavante,  Kiesa, que já esteve na Macaca e que, não por acaso, é atualmente o vice-artilheiro da série B, com 11 gols, um a menos que Ricardo de Jesus. Destaque também para     o seu companheiro de ataque,  Rogério, especialista em belas jogadas e para o meia,  Eduardo Ramos. Na Ponte, os destaques ficam com o recém-contratado meia, Renato Cajá, que, reeditando o seu bom campeonato paulista de 2.008, como jogador da Ponte,  vice-campeã, paulista (perdeu a final para o Palmeiras), fez um segundo tempo brilhante, demonstrando raça e técnica, e para o lateral Guilherme, que marcou um golaço aos 33 minutos do 2º tempo, dando números finais ao marcador. Guilherme tem apenas 21 anos, veio da categoria de base da Ponte e foi o melhor jogador em campo. O resultado, um empate em 3 a 3. O Náutico foi melhor no 1º tempo e a Ponte no 2º. Todos os gols foram golaços. A Ponte marcou  primeiro  com Lúcio Flávio de cabeça, numa bola bem alçada por Renato Cajá, aos 17 do primeiro tempo. O Náutico empatou aos 28 com um chute indefensável de Elicarlos de fora da área, e virou com Rogério, aos 39 minutos ainda da etapa inicial. Kiesa faz grande jogada pela direita e cruzou para a área, encontrando Eduardo Ramos que rolou para Rogério entrar livre pela esquerda e bater por baixo do goleiro Júlio Cesar. No segundo tempo, mesmo melhor,  a Macaca levou o terceiro gol aos 18 minutos, com outro golaço da entrada da área, agora de Eduardo Ramos. Aos 26 minutos Gerson avançou pela direita e Renato Cajá completou para o gol, diminuindo o placar.  Finalmente aos 33 minutos, numa cobrança de escanteio, Guilherme subiu e cabeçou para as redes do bom goleiro Gedeão. Fim de um jogo eletrizante, que teve alternativas, gols, técnica e raça.  A Ponte Preta termina o primeiro turno na 2ª. posição, com 35 pontos e o Náutico em terceiro lugar, com 34, revelando que ambos têm condições plenas para  disputar o acesso.  Completando o G4, outro time da região, o Americana, que começou bem o campeonato, depois caiu muito, mas se recuperou e mantém a privilegiada quarta posição.
O GUARANI E A ZONA DO REBAIXAMENTO
O  Bugre mais uma vez decepciona e termina o turno com 20 pontos, na 18ª. posição, na zona de rebaixamento para a série C. Há muito campeonato pela frente,sem dúvida. Mas é desanimador ver os últimos jogos do Guarani, que sinalizou com uma reação  quando venceu o Duque de Caxias por 4 a 0, o Gremio Barueri  e o São Caetano por 1 a 0. Voltou a cair e chegou a  perder, em Araraquara, para o péssimo time do Salgueiro, que ainda assim terminou o turno na 19ª. posição, com 16 pontos. Não há dúvida que a falta de perspectiva anunciada pelo Presidente, (que quando dá entrevista, faz questão de reafirmar o seu pessimismo com relação ao futuro),  e os salários atrasados, são em parte circunstâncias responsáveis por essa má campanha, embora se saiba que o time não é brilhante. É lamentável que durante tanto tempo a Diretoria tenha insistido com a tal venda do Estádio (principal bandeira da campanha de reeleição da atual Diretoria, lembram-se?),  sem aludir a qualquer plano B, para o caso de inviabilidade da negociação. E ao que se supõe o Plano B é apagar as luzes e fechar as portas. É triste e lamentável. Com a palavra a grande nação alviverde, os conselheiros e os empresários bugrinos. É preciso alguma luz no fim do túnel. Vou continuar escrevendo neste blog, sobre a grande  história do Guarani e de seu passado glorioso. Quem sabe surge algum iluminado que consiga transformar essa história em investimentos para que o clube volte a ter uma rotina administrativo-financeira de sustentação.Quem sabe.
Até amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário