domingo, 25 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL



Amigos,
Tomei o assento ao lado da motorista. Fui conduzido, vestido de papai Noel, como faço todos os anos em meados do mês de dezembro, até a Creche Lar Ternura, onde 70 crianças me esperavam para cantar, agradecer e receber os presentes de Natal. À medida em que o veículo foi caminhando pelas ruas do CambuÍ, depois pela Norte-Sul até o início da Rodovia Campinas-Mogi Mirim notei a existência de dois tipos de pessoas. Aquelas que a presença do "velhinho" chamava a atenção e elas faziam questão de sorrir e acenar, ou responder ao meu aceno, e aquelas outras que não esboçavam reação alguma, como se alguém vestido de papai Noel fosse banal e nada significasse na simbologia da  construção do sonho  de um mundo melhor, cheio de magia, de confraternização, de solidariedade, de amor, de infância saudável. Um mundo lúdico. Aí a minha constatação muito singela: o mundo está dividido em dois.  Entre os que acreditam em Papai-Noel e os que não acreditam. Só os primeiros, suponho, ainda têm alguma salvação.
O MAIS LINDO CD DE MÚSICAS DE NATAL.
Vi muitos. Tenho alguns. Mas, meus amigos, sem dúvida, o melhor CD de músicas natalinas se chama SIMONE 25 DE DEZEMBRO, lançado há mais de dez anos pela Polygram, mas que é facilmente encontrado nas livrarias e casas do gênero. O CD foi gravado em estúdios de Los Angeles, Rio de Janeiro e São Paulo e conta em todas as faixas com arranjos de excelentes maestros e músicos de primeira linha. A isso, acresçam-se corais infantis e adultos, brasileiros e americanos, que dão o tom exato do clima de Natal que você sente ouvindo o CD. Para completar, a baiana SIMONE, aqui suave como nunca, cantando com o seu sotaque próprio e a alegria imensa que sua forte presença nos proporciona, presença essa   que pode ser sentida, em cada faixa.  São 10 músicas entre versões e canções nacionais. ENTÃO É NATAL (Happy Xmas (War is over), é uma bela música de John Lennon e Yoko Ono, com versão de Cláudio Rabello, que abre o disco. O famoso NATAL BRANCO, faixa n. 2, de Irving Berlin, tem letra em português de Marino Pinto. A terceira faixa é o impagável BATE O SINO (Jingle Bells), música que já se encontra no domínio público. De Roberto e Erasmo Carlos duas composições não especificamente natalinas, mas que lembram a época:  PENSAMENTOS (faixa n. 4) e JESUS CRISTO (faixa n. 6). Agora, segura essa: “Deixei meu sapatinho/ na janela do quintal/ Papai Noel me trouxe/ um presente de Natal/.  Quem é que não se lembra? Essa canção é de Octávio Filho, genuinamente brasileiro. NATAL DAS CRIANÇAS, de Blecaute e NOITE FELIZ (SILENT NIGHT), em versão de domínio público, também são composições consagradas que se incluem no CD. E o grande Assis Valente que, se vivo, completaria 100 anos agora em 2.011, não foi esquecido. A sua composição muito conhecida,  BOAS FESTAS,  que questiona  a desigualdade e uma inútil procura da felicidade aparece ao meio de mensagens positivas, transmitidas por outros autores.  Mesmo triste, a música é uma beleza. Termino transcrevendo os seus versos: Anoiteceu. O sino gemeu.A gente ficou. Feliz a rezar. Papai Noel. Vê se você tem. A felicidade. Pra você me dar. Eu pensei que tudo mundo fosse filho de papai Noel. Bem assim,felicidade. Eu Pensei que fosse uma brincadeira de papel. Já faz tempo que eu pedi. Mas o meu Papai Noel não vem. Com certeza já morreu. Ou, então, felicidade. É brinquedo que não tem”
Fiquem com a preciosidade do vídeo abaixo e FELIZ NATAL, CAROS AMIGOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário