sábado, 10 de dezembro de 2011

REAL MADRI VERSUS BARCELONA - O CLÁSSICO DOS MILHÕES


Boa noite amigos,

O futebol brasileiro parou neste final de semana, com o encerramento dos campeonatos brasileiros das séries A e B. O grande acontecimento futebolístico mais uma vez foi o clássico Real Madri – Barcelona, programado para êste sábado, no estádio Santiago Barnabéu, em Madri, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol. A ESPN transmitiu o jogo ao vivo, ganhando pontos assim em relação aos concorrentes. Para nós, além da garantia de  assistir sempre a um bom espetáculo entre os dois maiores clubes atuais da Europa e do mundo, ainda a espiada para conferir como está o adversário do Peixe, dias antes do Mundial, em que ambos (se passarem, é claro,  pelas semifinais),  se enfrentarão, disputando o cobiçado título. Em campo dois candidatos ao concurso da FIFA de melhor jogador de 2.011: Cristiano Ronaldo (pelo Real) e Lionel Messi (pelo Barça). Ambos artilheiros do campeonato espanhol com 17 gols cada. Nos bancos, dois dos três treinadores candidatos ao mesmo concurso da entidade máxima do futebol mundial, na respectiva categoria: José Mourinho do Real, e Josef Guardiola, do Barcelona. E ainda o líder do campeonato (Real), com uma sequência de 15 vitórias consecutivas, contra o adversário que estava  a apenas 3 pontos atrás,  na tábua de classificação (o Barça).

O JOGO

A partida começou em ritmo alucinante e com surprêsa. Ha apenas 25 segundos, para delírio de sua fanática torcida, que lotava todas as dependências do estádio, o Real Madri abre o placar e na frente consegue ser melhor nos primeiros 20 minutos do primeiro tempo, deixando a impressão de que imporá finalmente ao seu maior rival, uma derrota inevitável. A forte marcação exercida sobre os principais jogadores do clube  catalão dá certo, forçando os erros de passe. Nos contra-ataques o Real Madri consegue levar perigo ao gol adversário. Aos 20 e 25 minutos com Cristiano Ronaldo o clube madrilhense perde chances de aumentar o marcador. Daí o Barcelona, promovendo um revezamento de seus jogadores polivantes em diversas posições, consegue sair da marcação, equilibrar o jogo, passa a ter mais domínio de bola e a levar perigo no ataque. Aos 30 minutos esse domínio acaba em gol de empate. O jogo segue equilibrado até o final do primeiro tempo, apontando um resultado justo para o espetáculo. O segundo tempo começa com uma Barcelona mais ajustado dentro do campo e um Real Madri errando passes e nervoso, sem conseguir conter as jogadas de Iniestra, que passa a ser o grande armador e articulador das jogadas de ataque do Barça. Aos 8 minutos o Barcelona marca o segundo gol, que àquela altura, fazia jus ao seu melhor e mais ajustado futebol dentro das quatro linhas do gramado. Com desvantagem no marcador o técnico Mourinho promove a entrada de  Kaká. O brasileiro começa com uma boa jogada, mas é só. Como todo o time, não está em jornada inspirada e se torna presa fácil para a  rígida defesa do time catalão. Aos 20 minutos o Barcelona marca o seu terceiro gol, dando números finais ao marcador. Daí para a frente o domínio foi total do Barcelona, que voltou a dar aula de futebol com Iniesta, Messi, Xavi, Daniel Alves & Cia. E enquanto o Real se atirou no ataque, esbarrando, no entanto, na boa marcação do adversário, o Barça criou, em contra-ataques,  especialmente puxados por Messi,  chances seguidas de ampliação do placar.

OS GOLS

Real 1 a 0: Aos 25 segundos do primeiro tempo, depois de falha do goleiro na reposição da bola e de tentativas de arremate por parte de  Di Maria e Ozil, Benzema bate e faz o gol;

Real 1 Barcelona 1: Aos 30 minutos do primeiro tempo, em grande jogada, Lionel Messi recebe  na intermediária, passa por 3 jogadores adversários e empurra a bola na entrada da área para Alexis Sanches que, livre, não perde o gol.

Real 1 Barcelona 2:  Aos 8 minutos da etapa complementar, Xavi bate forte de fora da área, a bola  atinge o  brasileiro Marcelo, desviando e  enganando completamente o goleiro, para entrar no canto direito,  depois de bater na trave.

Real 1 Barcelona 3: Messi desce em contra-ataque e empurra a bola para Daniel Alves na ponta direita. O lateral brasileiro cruza na cabeça do pequeno Fábregas que, sem marcação,  empurra para o gol.

OS CRAQUES E SUAS NOTAS

Lionel Messi mais uma vez foi o melhor jogador do clássico, seguido de perto por Iniesta, o grande articulador da virada do time catalão. E ganha Messi apenas porque participou das principais jogadas que resultaram em gols de sua equipe, tendo ainda sofrido faltas que renderam a jogadores adversários cartões amarelos. Messi: 8. Iniesta: 7.

Cristiano Ronaldo, ao contrário, não estava em boa jornada. Perdeu dois gols que não costuma perder e ainda teve chances em faltas cobradas, sem que lograsse converter as oportunidades. Discreto. Nota 5.

OS BRASILEIROS.

Marcelo e Kaká, do Real Madri, não foram bem. O primeiro ainda levou azar pois foi nele o desvio da bola no segundo gol do Barcelona. O segundo entrou mas apesar de uma primeira boa jogada,  não ganhou mais a disputa contra a defesa do adversário. Ambos ficam com nota 4.
Daniel Alves, discreto no primeiro tempo, subiu bastante de produção no etapa complementar, como todo o time do Barcelona. Articulou bem com Messi, Iniestre e Xavi no ataque, cruzando com perfeição a bola para o terceiro gol da equipe catalã. Nota 6.

A ARBITRAGEM

A arbitragem teve erros e acertos e não teve responsabilidade no resultado. A jogada mais contestada foi a segunda falta dura praticada por Messi  aos 44 minutos do primeiro tempo. O jogador  já tinha cartão amarelo por reclamação aos 36 minutos e, na opinião dos torcedores e de alguns comentaristas, poderia ter recebido o segundo cartão, o que determinaria a sua expulsão. O Barça sem o seu mais talentoso jogador, e com 10 contra 11, poderia não sair vencedor. Hipóteses apenas.

Bom domingo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário