terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MORADORES DE RUA, MORTE DE BILEO SOARES E FUTEBOL


Boa noite amigos,

1 - Depois do assassinato violento  de três moradores de rua em menos de uma semana aqui em Campinas,  e da suspeita da Polícia da existência de  ligação entre os crimes, não é que outros  indigentes decidiram se unir para se proteger. Enquanto uns dormem, outros fazem sentinela para evitar a aproximação e o ataque de algozes,  que possam causar mais mortes. O que impressiona nesse caso é a constatação de que também entre esses pobres desiludidos, desamparados e carentes  também pode haver  sentido de organização e proteção, ao menos quando se trata de manter o  instinto de preservação. E mais: que a idéia preconcebida de que essa gente de rua não liga pra nada, não se importa se vive ou se morre, não é verdadeira. Trata-se, antes de mais nada, de uma forma de vida, de uma opção diferente, mas que  como todas as diferenças deve ser entendida e respeitada. O fato me levou a recordar a experiência vivida anos atrás quando estive em visita ao Canadá. O grande Canadá, país rico de primeiro mundo. Lá também  têm moradores de rua, apesar dos oito meses de rigoroso inverno e programa governamental que assegura benefício pecuniário mais do que razoável a eles, só para que deixem as ruas;

2 - Ele entrava na sala de aula sistematicamente atrasado. No rosto um largo sorriso era acompanhado de respeitosa saudação ao mestre, suficiente para que o professor desistisse de qualquer pretensão de bronca.  Com um imenso carisma,  disposição incomum e enorme generosidade para servir, tornou-se Bacharel em Direito. De ilustre família campineira, seu pai foi médico renomado, o Dr. Gilberto Soares, e seu padrinho o inesquecível advogado, depois Desembargador e também professor de Direito Penal, Dr. Álvaro Cury. Seguiu a carreira política. Casou, teve filhos e se revelou grande amigo de seus amigos, pai exemplar e marido companheiro e leal. Filiou-se ao PSDB, partido pelo qual foi eleito vereador anos atrás aqui em Campinas. Sem conseguir reeleição, seguiu trabalhando pelo partido em todo o Brasil, inclusive na Câmara Federal como principal assessor do Deputado Carlos Sampaio. Voltou a Campinas e se elegeu vereador para um novo mandato que estava em curso.  Foi surpreendido por um câncer algum tempo atra´s. Não  escondeu o seu drama, nem dele usou para alimentar auto-comiseração. Continuou na luta política, louvando a  devoção  da família e dos amigos, a dedicação dos médicos e a sua força interior. Otimista, acreditou até o fim numa cura improvável, embora, no íntimo, aceitasse resignadamente o seu destino. Hoje cedo ele se foi, deixando exemplo de dedicação à causa pública e um enorme caráter. Saudade dos amigos, dentre eles de seus professores, como eu. Não havia solenidade na Câmara ou em outro local que ele não lembrasse da sua Faculdade de Direito da Puc de Campinas e de seus mestres, pelos quais nutria agradecimento e carinho. Bileo Soares se foi hoje cedo. Muito cedo. Aos 52 anos.  

3 - Como já se suspeitava, Neymar não está entre os  finalistas do premio de melhor jogador do mundo em 2.011 (Bola de Ouro oferecido pela FIFA). Os três finalistas são Xavi e Messi, ambos  do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madri. Enquanto Messi busca o terceiro título, Cristiano Ronaldo corre atrás do segundo. Já Xavi compete para ganhar um título inédito. Mas Neymar ainda compete ao Prêmio Puskas, nome dado ao troféu oferecido ao gol do ano, pelo belíssimo gol feito pelo Santos na Vila Belmiro, em jogo de segundo turno do Brasileirão, contra o Flamengo, em que o Peixe foi batido pelo incomum placar de 5 a 4. Nessa categoria seus adversários são Leonel Messi, pelo gol marcado contra o Arsenal, na última edição da Liga dos Campeões (lance em que invadiu a área, passou entre dois  zagueiros, deu um chapéu no goleiro e completou para o gol) e o inglês Wayne Rooney, do Manchester United (gol de bicicleta no clássico contra o Manchester City). Sem bairrismo, vi os três gols e indiscutivelmente o de Neymar é o mais bonito, por toda a jogada, desde o início, e a inusitada “meia lua” ou “drible da vaca”, antes da conclusão. Vamos aguardar.

4- Vadão está de volta ao Guarani.  E assim como Cilinho, Zé Duarte e alguns outros, acho que é uma bola solução caseira. Vadão conhece o clube e suas dificuldades. E pode dar certo, como deu no acesso do Bugre à Série A, no campeonato brasileiro de 2.009.

 E. T.   A imagem que ilustra a coluna de hoje, retrata o já saudoso vereador Bileo Soares, ao lado da deputada estadual também do PSDB, Célia Leão.
 Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário