segunda-feira, 2 de abril de 2012

A 17a. RODADA DO PAULISTÃO 2012 - DESTAQUES


Boa tarde,  amigos,

Terminada a 17ª. rodada do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, os oito times que vão para a fase decisiva, já estão classificados, com duas rodadas de antecedência. São eles, o São Paulo, o Corinthians, o Santos, o Palmeiras, o Mogi-Mirim, o Guarani, o Bragantino e a Ponte Preta, na ordem que se encontram hoje, na tábua classificatória. As duas rodadas remanescentes não deixarão de ser empolgantes, pois elas definirão a ordem final de classificação para efeito das quartas-de-finais e dos cruzamentos.  O interessante para todos, indistintamente, é figurar no G4, ou seja, entre as quatro primeiras equipes que terão a vantagem de mando de jogo, o que é indiscutivelmente importante. No cruzamento, o 1º pegará o 8º, o 2º o 7º, o 3º o 6º, o 4º o 5º.  As rodadas finais também definirão, de vez, os times que cairão para a 2ª. divisão. Portanto, nada de considerar tudo definido. Vamos aos destaques da rodada:


CORINTHIANS

Voltando a jogar um futebol consistente nos três setores, o Timão venceu – e o que é incomum – por goleada (?)  (há os que consideram goleada apenas a marcação de 4 gols para cima), ou seja, 3 a 0, o Oeste, em Presidente Prudente. O grande destaque foi a volta dos gols do bom centroavante Liedson, em jejum há muito tempo. Liedson, com assistência de seus companheiros,  marcou 2 importantes gols na vitória corintiana. O outro foi assinalado pelo atacante William (ex-Guarani).

SÃO PAULO

O Tricolor deu um susto na sua torcida. Jogando em Itú, contra a equipe  do Ituano, sofreu dois gols no primeiro tempo e foi para o intervalo com o indigesto placar de 2 a 0. Não se intimidou, porém. Voltou voando e no segundo tempo fez simplesmente 4 gols e não tomou nenhum. Os destaques dessa partida foram os três gols do zagueiro Rodolpho, um contra e dois a favor de sua equipe,  e o golaço de Lucas, de fora da área.O resultado acabou com as esperanças do Ituano de buscar a 8ª. vaga no octogonal e recolocou a equipe do Morumbi novamente na liderança do campeonato, com os mesmos 40 pontos do Corinthians, mas na frente no critério de desempate. Rodolpho está virando especialista na marcação de gols de cabeça, de bola parada. Uma jogada que é importante para equipes que jogam contra outras retrancadas.

PALMEIRAS

O Verdão com uma formação mista (de reservas e titulares)  fez uma partida medíocre no sábado  e perdeu, no Pacaembu, para o Mirassol, pelo placar de 1 a 0. Com a nova derrota (a segunda em duas partidas), o Palmeiras despencou na tabela e, embora na 4ª. posição, está a um ponto do Mogi-Mirim (35 contra 34) e a dois pontos do Bugre (35 contra 33). O Guarani é justamente o próximo adversário do Palmeiras que, no domingo de Páscoa, vem ao Brinco de Ouro. Nova derrota pode implicar na saída do verdão do G4, de forma definitiva. E não é que o Felipão resolveu fazer experiência no jogo de sábado? A esta altura do campeonato? Vá entender.


SANTOS

O Peixe, mesmo com um time reserva, bateu a Lusa por 2 a 0 e assumiu o terceiro lugar na classificação. Muricy é só felicidade. O time vai bem no campeonato e na Libertadores. 4ª. Feira tem jogo pesado, contra o Internacional de Porto Alegre, no Beira-Rio, pela Taça continental. O técnico Jorginho já jogou a toalha e lamentou, dizendo que nada dá certo para sua equipe.   A sorte da Portuguesa é que os times de baixo da tabela também não conseguem pontuar muito. A Lusa está em 15º lugar a apenas 3 pontos da zona de degola. Uma decepção para quem vinha com a pretensão de disputar o título.


XV DE PIRACICABA

Finalmente o "Nhô Quim" deixou a zona de rebaixamento. E para aqueles que já não acreditavam mais na permanência na 1ª. divisão, proporcionou novo alento. Com a vitória, em casa, de virada (2 a 1) sobre o Comercial, e a derrota do Catanduvense para o Guarani em Catanduva, o XV agora é o 16º e vem com tudo pra cima da Ponte Preta, no final de semana, com o objetivo de fugir de vez do rebaixamento. A Ponte, por sua vez, não tem muita pretensão nessa reta final. Está classificada para a fase seguinte, mas sem possibilidade de entrar no G4, único objetivo de real interesse para as equipes classificadas para as quartas-de-final.


PONTE PRETA

A Macaca perdeu boa chance de pontuar e quem sabe tentar melhor posição na classificação geral. Começou vencendo o desesperado Guaratinguetá, mas cedeu o empate e depois permitiu a virada da equipe adversária, que venceu por 2 a 1. Apesar disso,  foi beneficiada pelas derrotas de Ituano e Linense, alcançando, assim, também, a classificação para o octogonal,  na 8ª. posição (perdeu uma para o Bragantino, que venceu o São Caetano e ficou na 7ª. colocação). Mas a Ponte sabe que jogará o mata-mata fora de seus domínios, pois o Palmeiras, que está em 4º lugar, já tem 35 pontos, pontuação que a Macaca, com 28,  não conseguirá, mesmo que vença as duas partidas restantes.


 GUARANI

Confirmando a sua boa e surpreendente campanha, o Bugre venceu mais uma. Foi a Catanduva enfrentar o desesperado Catanduvense, saiu na frente com 2 gols, tomou 1 e segurou o resultado, ficando mais próximo das primeiras colocações. O Bugre está na 6ª. colocação,  com 33 pontos, um a menos que o Mogi-Mirim e dois a menos que o Palmeiras, seu próximo adversário no Brinco. Esse jogo será o mais importante, acredito, da próxima rodada, pela possibilidade de inverter a posição das equipes no G4. Será imperdível para o torcedor bugrino. E também palmeirense. Vamos aguardar.

MOGI MIRIM

O Sapão também vive um grande momento. Já classificado para o Campeonato Brasileiro da Série D, o Mogi venceu, com folga, o Paulista, pelo placar de 3 a 1, no sábado, foi a 34 pontos, encostou de vez no G4 e mostra que tem uma equipe com bons jogadores e a força de seu conjunto. Tem o artilheiro do Campeonato, o centroavante Hernani, com 14 gols,  e o meia Felipe, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série B, ano passado, pelo Guarani, é um dos destaques.  Mas Felipe, que pertence ao Palmeiras, não estará disponível na temporada restante, pois Felipão, de olho no atleta e seu bom momento, já avisou que o quer de volta para a disputa do Brasileirão. Pelo jeito, Mogi e Guarani, que estariam interessado no jogador,  ficarão chupando o dedo.


OS GOLAÇOS DA RODADA

Destaco, na rodada, três golaços: o de Richely, pelo Paulista, contra o Mogi-Mirim, no sábado. O atacante saiu de seu campo e foi driblando todos os adversários até chegar ao gol, arrematando com perfeição. Golaço. O de Oziel, lateral do Guarani, de fora da área, aproveitando a deixada de Danilo Sacramento, na vitória do Bugre sobre a Catanduvense.  E o de Lucas, do São Paulo, também de fora da área, com a bola fazendo uma perfeita curva e entrando no canto direito do goleiro do Ituano. Golaços que valem a pena rever.

No campeonato carioca, a partida perfeita de Juninho Pernambucano, coroado com 2 gols, foi o grande destaque de Vasco (4), Macaé (1). Beleza!


Até amanhã.


P.S. A imagem da coluna de hoje, emprestada do site guaranifc.com.br é do lateral Oziel, autor de um dos golaços da rodada, pelo Guarani contra a Catanduvense. Oziel França Soares da Silva é paraibano e teve passagem por várias equipes, dentre as quais o Ceará, o Macaé, o Botafogo do Rio e o Goiás, de onde veio para o Guarani. Gerou desconfiança da torcida no começo por atuações pouco convincentes. Aos poucos, porém, foi tomando conta da lateral, tendo se revelado um dos principais jogadores do Bugre no Campeonato Paulista, pela eficiência na marcação e apoio ao ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário