quinta-feira, 19 de abril de 2012

COPA DO BRASIL - FIM DE LINHA PARA O GUARANI

Boa noite amigos,

Na segunda parte do comentário da Copa do Brasil, assisti pelo Sport TV, a partida de volta entre Botafogo e Guarani, jogo realizado nesta noite no Engenhão, Rio de Janeiro. A partida de ida, no Brinco de Ouro, foi vencida pela equipe da estrela solitária pelo placar de 2 a 1. A primeira curiosidade estava em se saber o que o técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, do Bugre, tinha preparado para o jogo. Situação difícil na Copa do Brasil, precisando reverter a vantagem do Botafogo, fora de casa, o Bugre,   com um time que vem fazendo uma campanha sensacional no Paulistão, contra todas as expectativas iniciais, e um jogo decisivo em casa, domingo, contra o Palmeiras (a única partida a ser realizada no interior, nesta fase decisiva), a preocupação com contusões ou cansaço da equipe seria, como é, natural. O elenco do Bugre é pequeno e não pode dar conta de desfalques, quando são importantes. Mas o Guarani entrou com a equipe titular possível, incluindo Fumagalli, que viajou de última hora e não foi poupado. O primeiro tempo foi equilibrado, mas o Guarani conseguiu melhor ajustar-se ao esquema, errou menos passes, atacou mais, teve mais posse de bola e mais chutes a gol. Foi porém o Botafogo quem perdeu, aos 45 minutos, um gol feito, com Herrera chutando para fora, para irritação da torcida botafoguense, com o goleiro caído e o gol vazio. No segundo tempo, o Botafogo começou melhor e, aos poucos, foi se acomodando, deixando clara a sua intenção de jogar “com a tabela na mão”. O Guarani não teve o mesmo ímpeto do primeiro tempo e, apesar de precisar atacar, a marcação do time carioca impedia a conclusão a gol. Vadão ainda tentou tornar  a equipe mais ofensiva, sacando Fumagalli, que jogou no sacrifício e colocando o centroavante Ronaldo, para jogar ao lado de Bruno Mendes. Sem sucesso, contudo. O Botafogo dominou o meio campo e a bola não chegava ao ataque. Fabinho em péssima noite, não viu a cor da bola e quando quis dar dois ou três passes, errou todos. Num último recurso, o técnico mandou o bom zagueiro Neto se enfiar no meio da área do Bota, com os dois centroavantes, um de cada lado, e os jogadores levantarem a bola, para tentar gols de cabeça, aproveitando a estatura do zagueiro e sua boa impulsão. Não deu certo, também.  Fim de jogo: 0 a 0. Fim da Copa do Brasil para o Guarani que agora pensa exclusivamente no jogo de domingo contra o Palmeiras, pelo Paulistão. O Botafogo segue, sem convencer muito, devendo jogar a próxima fase contra o vencedor de Vitória da Bahia e ABC de Natal.

Até amanhã, amigos.


P.S. (1) A zaga bugrina, com Domingos e Neto foi mais uma vez soberana e a Diretoria do Bugre deve fazer um esforço visando  manter os atletas para o Campeonato Brasileiro da Série B. Os laterais Oziel e Bruno Recife também tem futebol para ficar;

P.S. (2) William Favoni é um atleta regular. Mas a perda de Wellington Monteiro para o resto do ano é irreparável para o Bugre, pois além do bom futebol e da experiência, o jogador, campeão do Mundo com o Internacional em 2.006, exercia uma liderança importante em campo, como ressaltou o técnico Vadão, quando soube de sua grave contusão.

 P.S. (3) A imagem da coluna foi emprestada do blog nerifutnet.blogspot.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário