quinta-feira, 26 de abril de 2012

FUTEBOL DE CAMPINAS, CARNAVAL E CAÇAROLA ITALIANA


HISTÓRIAS DO DERBI CAMPINEIRO – PONTE E GUARANI

Na semana de preparação dos times de Campinas para uma das semifinais do Campeonato Paulista de 2.012, é importante registrar alguns dados históricos sobre as equipes.

A primeira conquista oficial da Associação Atlética Ponte Preta ocorreu no campeonato organizado pela Liga Operária em 1.912, na cidade de Campinas entre as equipes locais.

O chamado campeonato campineiro foi disputado por seis (6) equipes. Além da Macaca, competiram o Guarany Futebol Clube, o London Futebol Clube, o Corinthians Futebol Clube, o S.C. Operário e o Internacional Foot-Ball Club.

A Ponte foi campeã jogando com a seguinte formação: Amparense, Roque e Rangel (Wadt), Pera (Tonico Campeão), Duarte e Fernandes Moraes, Lili, Lopes, Chico Duarte (Wadt) e Quinze.  Jogaram ainda o campeonato os seguintes reservas: Bertho, Aranha, Biló, Cardoso, Flori, Carlos e Dicto Aranha. O Presidente da Ponte era José Rodrigues.



A VENDA DE CAMISAS DAS EQUIPES EXPLODIU!

Os comerciantes que vendem produtos esportivos na cidade estão satisfeitíssimos. Desde domingo, a procura por camisas e outros artigos de Guarani e Ponte Preta deu um grande salto. A camisa oficial da Ponte já não está disponível para aquisição. E também faltam vários itens na loja do Bugre e em outras casas que comercializam material esportivo de clubes. Só de camisas uma das lojas de produtos esportivos está vendendo cerca de 80 peças por dia. E isso é muito bom  para os clubes que vivem um grande momento e devem obter lucros para a cara manutenção do elenco, estrutura e funcionários.

CARNAVAL

O Carnaval é uma festa que teve origem na Grécia entre 600 a 520 a.c. Era um período de festas nas quais os gregos realizavam cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Ao contrário do que se imagina, isto é, que o carnaval seja uma festa pagã, na Idade Média passou a fazer parte da atenda de comemorações do Cristianismo. A marca dos festejos do carnaval, na época, era o chamado “adeus à carne”, ou do latim, “carne vale”, dando assim origem ao termo “carnaval”, com grande concentração de festejos populares. Mas o Carnaval da era moderna é oriundo da sociedade vitoriana do século XIX e Paris foi o principal modelo exportador para o mundo. A marca do carnaval moderno são os desfiles e as fantasias. Mas o Rio de Janeiro é que criou e exportou o carnaval com desfiles de escolas de samba. O Guinness Book registra o Carnaval do Rio de Janeiro como o maior carnaval do mundo e o Galo da Madrugada, da cidade de Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

O BOLO DE CAÇAROLA DO CAFÉ REGINA

Qualquer dia desses, quando você passar pelo Café Regina, no Centro de Campinas, ao pedir o tradicional cafezinho de coador, uma especialidade da casa de 60 anos (O Regina nasceu no mesmo ano que eu, em 1.952), peça um pedaço de bolo de caçarola. É delicioso, especialmente se for acompanhado do café. Trata-se de um bolo que une como ingredientes o côco e o  queijo, em uma massa leve. Divino!


UMA RECEITA DO BOLO DE CAÇAROLA ITALIANA.

Os ingredientes são os seguintes: 5 (cinco) ovos, 3 (três) copos de açúcar, 1 (um) copo de leite integral, 200 (duzentos) ml de leite de côco, 2 (duas) colheres (sopa) de margarina, 2 (duas) colheres de queijo parmesão ralado, 100 (cem) gramas de côco ralado (fininho), 5 (cinco) colheres (sopa) e farinha de trigo e 1 (uma) colher (sobremesa) rasa de fermento. Modo de Preparar: Bata todos os ingredientes, pela ordem, no liquidificador. Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada, e asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos. A massa fica bem molinha e o resultado é um show, segundo o blog da  Suzy de quem copiei a receita. Se o resultado não for satisfatório, algo de errado ocorreu. Aí corra para o Café Regina e coma lá mesmo.

Até amanhã amigos.

P.S. A imagem n. 1 da coluna de hoje mostra desfile do bloco Galo da Madrugada em Recife e foi emprestado do  site ihaa.com.br. A imagem n. 2  do tentador bolo de caçarola italiana  do blog susymitsy.blogspot.com.br.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário