sábado, 28 de abril de 2012

CLÁSSICO CAMPINEIRO NA SEMIFINAL DO PAULISTÃO

Boa noite  amigos,

 Os campineiros vivem esta semana um momento especial. Depois de 33 anos, ainda na época em que a cidade era chamada da “Capital do Futebol”, com as duas equipes disputando títulos e promovendo, em campo, o desfile de uma  galeria de grandes jogadores como Carlos, Dicá, Oscar, Careca, Zé Carlos, Zenon, Jorge Mendonça, Edmar e outros, acontecerá um derbi cuja vitória, seja no tempo normal, seja nos pênaltis, dará ao vencedor a condição de finalista do Campeonato Paulista, seguramente o mais difícil e importante torneio regional do país. Bugrinos e pontepretanos durante a semana exibiram orgulhosamente suas camisas, como  se pode constatar andando pelo centro da cidade. Na coluna do leitor do jornal “Correio Popular”, o assunto preferido foi o futebol local. Curioso observar que, independentemente da paixão ou não por esse esporte, ou pelos clubes da cidade, mesmo abstêmios,  santistas, sãopaulinos, palmeirenses e corintianos louvavam o desempenho dos clubes locais e experimentavam um certo orgulho pela terra em que nasceram ou adotaram para domicílio. Em suma, o cidadão campineiro, tão envergonhado com as últimas notícias depreciadoras da cidade, sobretudo na política, na saúde e na segurança pública, pode ver e ouvir, finalmente,  pelos principais veículos da mídia, comentários elogiosos aos clubes da cidade e à própria cidade.  Que bom!  Amanhã, certamente, todos eles  (indiferentes, santistas, corintianos e palmeirenses) vão ver o jogo, seja no estádio, seja pela TV e torcer por uma das duas equipes locais. Mas a torcida mais importante e significativa será para que o derbi seja uma grande festa, mostrando para o país inteiro a organização, a competência, o prestígio e a grandeza de dois clubes que honram as tradições de uma cidade que é referência no país e no exterior, por seu polo industrial pujante, pelas suas Universidades de excelência e pela sua riqueza cultural. A consciência de torcedores e a esperada organização do espetáculo, sobretudo pelos órgãos de segurança pública, deverá assegurar um evento sem violência e incidentes lamentáveis, como os verificados nos últimos jogos, a mostrar que o futebol, a grande paixão esportiva deste país, pode proporcionar a patrões e empregados, ricos e pobres, nacionais e estrangeiros, brancos e negros um domingo de confraternização pela igualdade, solidariedade e  paz. Oxalá!


AS MAIORES GOLEADAS E OS PÚBLICOS NOS DERBIS CAMPINEIROS.

As maiores goleadas de um adversário sobre o outro nos derbis campineiros, aconteceram assim: em 07 de setembro de 1.943, a Ponte Preta venceu o Guarani pelo placar de 4 a 0. O mesmo placar se repetiu no dia 06 de julho de 1.952, também em favor da macaca, em jogos oficiais. O Guarani goleou a Ponte no dia 05 de julho de 1.960, pelo placar de 6 a 0, em jogo amistoso,  e por 5 a 1 no dia 28 de agosto de 1.955, em jogo oficial. O maior público verificado nos derbis foi no dia 03 de junho de 1.979, quando as equipes se enfrentaram no Estádio do Pacaembu em São Paulo: 38.948 espectadores, sendo 35.209 pagantes. O maior público no Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi de 34.222, no dia 30 de janeiro de 1.980.

 Até amanhã amigos.

P.S. - A imagem da coluna que noticia o derbi (ou derby) histórico entre Bugre e Macaca em 1.979, no Morumbi foi emprestado do site gazetaesportiva.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário