segunda-feira, 16 de abril de 2012

ULTIMA RODADA DA PRIMEIRA FASE DO PAULISTÃO - QUEM FICA E QUEM CAI


Boa noite amigos,



O quadro que o  artista campineiro Alexandre Mello pintou, a pedido da  TV Bandeirantes, como já é tradicional,   foi entregue ao meia-atacante Fumagalli, do Guarani, considerado o melhor jogador do último derbi realizado pelo Campeonato Paulista da 1ª. Divisão de 2.012. O jogo aconteceu no Estádio Moisés Lucarelli,  e o resultado final foi o 62° empate entre as equipes, pelo placar de 1 a 1. Ontem, num único horário,  ou seja o das 16,00 horas, aconteceram simultaneamente todos os jogos da 19ª. e última rodada da fase de classificação do Paulistão. Os oito classificados para a fase seguinte (quartas-de-finais) já estavam definidos com duas rodadas de antecedência. A rodada apenas estabeleceu a classificação final de cada um dos oito e os cruzamentos entre eles.



OS JOGOS DE ONTEM

SÃO PAULO

O São Paulo, depois de 11 vitórias seguidas (um recorde na história do tricolor), não conseguiu emplacar a 12ª. e foi derrotado pelo Linense, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, na cidade de Lins, pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Andrade para o time da casa aos nove minutos da primeira etapa, e por Rodolpho (o zagueiro goleador), aos 23. Paulo Miranda (contra) foi quem marcou o gol da vitória do Linense aos 44 minutos, ainda da primeira etapa. No segundo tempo, o tricolor não teve forças para superar a forte marcação do adversário. Com esse resultado inesperado perdeu a liderança e ficou com o 2º lugar na tábua de classificação final. Vai enfrentar, em casa,  o 7º colocado, ou seja, o Bragantino, com quem empatou em Bragança Paulista por 3 a 3, na fase de classificação.


CORINTHIANS

O Timão veio com um time recheado de reservas para enfrentar a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, aqui em Campinas. Apesar disso venceu a Macaca por 2 a 1, com gols de Chicão, de pênalti,  a 1 minuto da etapa complementar e Weldinho aos 6. Renato Cajá descontou para a Ponte, cobrando pênalti aos 44 minutos do segundo tempo. A Ponte, com desfalques e sem motivação, não fez uma boa partida e a derrota foi merecida. Com a vitória, o Coringão encerrou a primeira fase líder e agora vai enfrentar o 8º colocado, ou seja, a própria Ponte Preta. Mas no Pacaembu, em São Paulo, em jogo único, no próximo final de semana.
 

SANTOS


O Peixe é, sem dúvida, o melhor time do campeonato paulista e, possivelmente, do Brasil, no momento. Ontem, com Ganso e Neymar se entendendo perfeitamente no ataque, a equipe de Vila Belmiro impôs, com tranqüilidade, uma sonora goleada de 5 a 0 na fraca e rebaixa equipe do Catanduvense, em Santos. Com 46 gols,  o Santos tem o ataque mais positivo do campeonato e também o melhor saldo de gols (28). Terminou esta fase em 3º lugar com 39 pontos e vai enfrentar, também em jogo único, na Vila Belmiro, a equipe do Mogi-Mirim, 6ª. colocada. É, indiscutivelmente, um dos favoritos para levar o caneco. Destaque para o primeiro gol de Ganso, ontem, por cobertura, sobre o goleiro Filipi. O Santos ainda comemorou a semana passada o seu centenário com muita festa e atrações e a presença sempre ativa e emocionante do Rei Pelé.


PALMEIRAS

Se havia um favorito disparado nesta última rodada do campeonato, este era o Palmeiras. O Verdão, apesar de três derrotas consecutivas contra Corinthians, Mirassol e Guarani, enfrentava o Comercial de Ribeirão Preto, no Pacaembu. Um Comercial já rebaixado, com vários desfalques e vivendo uma crise com salários atrasados e jogadores ameaçando greve. Nada obstante este cenário sombrio, o Verdão não conseguiu vencer e o jogo acabou empatado em 2 a 2, gols de Diego Acosta para a equipe de Ribeirão Preto, aos 36 da primeira etapa e 45 da complementar. E de Fernandão e Henrique, aos 42 e 47 minutos do segundo tempo, pelo Palmeiras. O Palmeiras até que fez um terceiro gol que lhe daria a vitória e a possibilidade de disputar o jogo único das quartas em São Paulo. Mas o bandeirinha, equivocadamente, viu impedimento na jogada, impedimento esse inexistente. O destaque da partida também fica para o fato de que o Comercial teve dois jogadores expulsos, Marcelo Labathe, aos 3,  e Leandro Camilo, aos 7 minutos do segundo tempo. Com isso o Verdão jogou quase todo o segundo tempo com dois jogadores a mais. E nem assim obteve a perseguida vitória. Terminando a fase na 5ª. colocação, o Palmeiras pega novamente o Guarani, 4º colocado,  no jogo das quartas.


BUGRE PERDEU,  MAS FICOU NO G4

O Guarani foi a Ribeirão Preto em busca da vitória que o manteria, independentemente de qualquer outro resultado, no G-4, o que lhe daria a vantagem de fazer a partida das quartas-de-finais no Brinco de Ouro. Sabia porém que a parada era duríssima, porquanto o adversário (o Botafogo), estava na zona de rebaixamento e dependia de uma vitória, a qualquer custo, para escapar da degola, além de resultado negativo do XV de Piracicaba ou da Portugesa de Desportos. A fanática torcida da Pantera encheu grande parte do belo Estádio Santa Cruz e torceu do começo ao fim. O Botafogo abriu a contagem aos 16 minutos do primeiro tempo, em bola parada. Cobrança de falta próximo da área, a defesa bugrina vacilou e Everton mandou a bola para as redes do goleiro Juliano. Mas aos 48 minutos do primeiro tempo, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti em favor do Guarani e expulsou o atacante Edson, que tirou a bola do gol com a mão. Fumagalli empatou, cobrando a penalidade e o Bugre veio tranqüilo para o segundo tempo, com um jogador a mais. Porém, apesar dessa vantagem em número de atletas, o Guarani não conseguiu fazer o segundo gol, embora tivesse criado chances. Numa delas, o bom  centroavante Bruno Mendes, de frente para o gol, sozinho, cabeçeou para fora. No final, o castigo. Em rápido contra-ataque o Botafogo fez o gol da vitória, com Clebinho, aos 43 minutos da etapa complementar. A torcida botafoguense foi ao delírio no Estádio Santa Cruz. O Botafogo permaneceu na primeira divisão paulista e o Guarani, apesar da derrota, não perdeu o 4º lugar, pois o Palmeiras só empatou com o Comercial.


OS REBAIXADOS

No início da rodada, a Portuguesa de Desportos era a equipe, dentre as que corriam risco de rebaixamento, com mais chances de escapar da degola. Afinal, com 18 pontos e quatro vitórias, bastava à Lusa um simples empate contra o Mirassol,  para fugir do rebaixamento, independentemente do resultado das partidas do XV de Piracicaba, em Mogi, e do Botafogo contra o Guarani, em Ribeirão. Pois a Lusa caiu. Foi derrotada por 4 a 2 e viu o Botafogo vencer no final por 2 a 1, saindo dos 16 pontos, a 17ª. colocação, para a 15ª., com 19 pontos. Já o XV de Piracicaba, com o empate que obteve em Mogi, saiu dos 17 pontos para 18 pontos, a mesma pontuação da Lusa. Mas, no primeiro critério de desempate, o Nhô Quim bateu a Portuguesa. É que teve 5 vitórias, contra apenas 4 da Lusa. Tristeza completa pelos lados do Canindé. O time, cantado e prosa e verso no começo da competição, pois vinha entrosando e obtendo importantes vitórias sucessivas (tanto que foi o campeão da série B),agora amargará o descenso e terá, em 2.013, que tentar voltar á divisão de elite. Os outros rebaixados eram notórios: o Comercial e a Catanduvense e  o Guaratinguetá, que já foi Americana, no ano passado.


Assim fechado o primeiro ato do campeonato,  vamos ficar de olho na rodada do final da semana, com grandes clássicos e jogos decisivos.



Um abraço e até amanhã, amigos.

 P.S. A imagem da coluna de hoje é de Maurício de Souza, emprestada de jb.com.br, e mostra a personagem de HQ Mônica, baseada na filha de verdade de Maurício de Souza,  e Neymar, o jogador revelação dos Santos, ambos comemorando o Centenário do Peixe.












Nenhum comentário:

Postar um comentário