domingo, 8 de abril de 2012

O ESPORTE NO SÁBADO DE ALELUIA E DOMINGO DE PÁSCOA

Boa noite amigos,

Neste final de Semana Santa, o esporte esteve presente em muitos estádios, ginásios e quadras para alegria ou tristeza de atletas, equipes e torcedores vitoriosos ou derrotados. Mas nunca se pode esquecer que  o esporte é  competição sadia, mágica e simplesmente uma realidade lúdica.

SUPERLIGA MASCULINA DE VOLEI
 Foi espetacular a vitória do Vôlei Futuro sobre a equipe do Rio, por três sets a um  (18/25, 27/25, 25/23 e 25/21), na casa do adversário. Enfrentando-se, numa das semifinais da Superliga Masculina, na melhor de três, cada equipe ganhou fora de casa, ou seja, o Rio venceu em Araçatuba e hoje o Volei ganhou em pleno Maracanãzinho lotado, forçando a terceira partida e transferindo-a novamente para Araçatuba. O nome do jogo foi o jovem Lorena, atleta do Volei Futuro, responsável por 23 pontos. Os finalistas juntos formam uma verdadeira seleção e deram um show à parte, mostrando por que somos ainda, indiscutivelmente, o melhor vôlei jogado no planeta. O vitorioso enfrentará, na final, a equipe do Cruzeiro, que desclassificou o Minas.

TENIS BRASILEIRO NA COPA DAVIS

A importante vitória de Thomas Belucci sobre o colombiano Santiago Giraldo colocou o tênis brasileiro novamente na repescagem da Copa Davis, depois de muito tempo e saudade dos tempos de Guga, tricampeão de Roland Garros.

SÃO PAULO E MOGI-MIRIM
Já classificados para a fase seguinte do Campeonato Paulista da 1ª. Divisão, o tricolor e o Sapão se enfrentaram neste sábado, no estádio do Morumbi. Deu tricolor (2 a 0), um resultado convincente e que mantém o São Paulo na liderança da competição, com o mesmo número de pontos que o Corinthians (43), mas com saldo de gols melhor. O Mogi-Mirim, grande revelação do campeonato, com a derrota, perde a chance de visitar o G4 e sonhar com a disputa de uma das quartas-de-finais em seus domínios. O Guarani venceu o Palmeiras e assumiu a 4ª. posição, invertendo a ordem de classificação com o Verdão, que agora é apenas o 5º.

MAIS UMA GOLEADA (?) CORINTIANA

No Pacaembu, neste domingo de Páscoa, o Timão manteve a sua rotina: venceu pelo largo placar (brincadeirinha!) de 1 a 0. A vítima da vez foi o Paulista de Jundiaí que começou bem o campeonato e depois despencou na tabela, sem chances de classificação, mas também sem grande risco de rebaixamento. O gol da vitória corintiana foi do bom jogador William. O Corinthians, porém, está de olho na Libertadores e deve nesta 4ª. feira jogar   no Paraguai, possivelmente em Cidade de Leste, ao invés de Assunção,  na expectativa de que a mudança facilite a presença de um grande número de torcedores corintianos.

O GRANDE DUELO ENTRE OS VERDES. DEU BUGRE.

No principal jogo da rodada, como se previa, tivemos um grande espetáculo no Brinco de Ouro, em Campinas. Principal porque era o confronto que poderia inverter as posições das duas equipes alviverdes, na tabela de classificação. Em jogo de muitas alternativas, o Guarani venceu o Palmeiras pelo placar de 3 a 1. Os gols bugrinos foram assinalados por Neto, Fumagalli (de pênalti) e do bom centroavante Bruno Mendes, de cabeça, num cruzamento perfeito de Fabinho. O gol de honra palmeirense foi marcado por Barcos, também cobrando pênalti, aliás, inexistente. A grande virtude do alviverde campineiro foi a perfeição com que os jogadores executaram o esquema tático montado pelo técnico Osvaldo Alvarez. Vadão, nesse particular, foi feliz e deu um banho em Felipão. Mais uma vez o grande jogador da partida foi Fumagalli, praticamente criando e participando de todos os gols. A ausência do meia no meio da semana contra o Botafogo, no Brinco, pela Copa do Brasil, sem dúvida foi uma das circunstâncias responsáveis pela derrota do Bugre pelo placar de 2 a 1, ao lado da partida perfeita do outro meia (Renato), hoje no Botafogo e que começou a sua história no Brinco. Mas os zagueiros Neto e Domingos, os laterais Oziel e Bruno Recife, o volante capitão Welington Monteiro, o “formiguinha” Fábio Bahia e os atacantes Fabinho e Bruno Mendes também estiveram num mesmo plano e juntos realizaram a melhor partida do Guarani, este ano, no Brinco de Ouro. Agora, na última rodada, no próximo final de semana, o Palmeiras jogará contra o Comercial, já rebaixado e o Guarani contra o Botafogo, em Ribeirão, este, porém, precisando da vitória para não cair. Dos resultados desses dois jogos dependerão as posições finais do Bugre e do Palmeiras na tábua de classificação (se no G4 ou no G8).

O XV VENCE A PONTE PRETA E RESPIRA

Foi difícil, suado, mas o “Nhô Quim”, seguindo na fase de recuperação, conseguiu vencer a Ponte Preta pelo placar de 2 a 1, no Barão de Serra Negra, e sonha com a sua permanência na primeira divisão. Terá um jogo terrível pela frente (o Mogi-Mirim em Mogi), mas pode se safar mesmo em caso de derrota, dependendo do resultado dos outros ameaçados. Mas o técnico Estevam Soares não quer saber de dar sopa pro azar. Vai para Mogi com tudo, atrás da vitória, embora se resguardando na defesa, pois um empate pode ser também precioso.

COMERCIAL E GUARATINGUETÁ CAEM ABRAÇADOS
Comercial e Guaratinguetá fizeram, hoje em Ribeirão Preto, o jogo dos desesperados. O Comercial, lanterna com 8 pontos, conseguiu vencer (2 a 1) e foi para 11.  Inútil vitória, pois com as vitórias de Botafogo e XV de Piracicaba, o Comercial,  já não pode mais alcançar o 16º colocado, justamente o XV, com 17 pontos. E o Guará,  com 14 pontos também praticamente se despediu da 1ª. Divisão, pois  só escapa se vencer na última rodada,  por 15 gols de diferença,  o que convenhamos, é praticamente impossível.

A CATANDUVENSE TAMBÉM DEIXA A PRIMEIRA DIVISÃO

A Catanduvense foi derrotada em casa, pelo Botafogo de Ribeirão, pelo placar de 4 a 2 e também deixa a Primeira Divisão. A equipe, desde o início, se revelou muito frágil para suportar o campeonato regional mais equilibrado e difícil do Brasil. É hora de dirigentes e torcedores esfriar a cabeça e tentar formar um time competitivo para o A-2 de 2.013.

O SANTOS PERDE EM BARUERI.

Resultado surpreendente foi a derrota do Santos, com Neymar, Ganso e todos os titulares, para o Azulão em Barueri. No primeiro tempo o domínio do Santos foi grande e várias as jogadas da dupla sensação Ganso-Neymar. Numa delas, a bola teimou em não entrar, bateu na trave e saiu. Na outra, Neymar fez o gol santista. Mas no segundo tempo, em dois contra-ataques, o São Caetano fez dois gols e segurou o resultado, que comemorou muito. Ganso fez um gol regular, mas o árbitro anulou para reclamação geral. Paciência; as arbitragens no cmapeonato paulista não tem sido boas e beneficiam ou prejudicam as equipes, indistintamente, embora alguns prefiram olhar a cor da camisa.

Até amanhã amigos.

 P. S: A foto que ilustra a coluna hoje é do fotógrafo Elcio Alves da AAN e mostra, à direita, o jovem centroavante do Bugre, Bruno Mendes, autor do terciero gol do Guarani na vitória sobre o Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário