segunda-feira, 19 de março de 2012

ARREPENDIMENTOS

Boa noite amigos, 

Broonie Ware é um enfermeira australiana que cuidou durante muitos anos, em sua casa, de pessoas à beira da morte, ministrando-lhes os chamados “cuidados paliativos”. A vasta experiência adquirida no convívio diuturno com essas pessoas, de ambos os sexos, permitiu que pudesse compreender e apreender, um pouco, dos sentimentos de seus pacientes, quando ganhavam consciência da proximidade e irreversibilidade da morte e dos arrependimentos que elas nutriam quanto ao sentido que deram às  suas vidas. Esse o tema de um livro escrito por Broonie denominado The Top Five Regrets of the Dying (Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte), que é sucesso no mundo todo. Bem, os tais cinco arrependimentos mais lembrados são os seguintes: 1º) Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse; 2º) Eu gostaria de não ter trabalhado tanto; 3º) Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos; 4º) Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos; 5º) Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.  Vejam que tais sentimentos são mais comuns do que se imagina. Por que não fazer uma retrospectiva agora de como estamos vivendo e que tipo de insatisfação essa vida nos traz. E a partir daí ter coragem de mudar, enquanto há vida e enquanto é tempo. Isso de dizer aos amigos e pessoas queridas, por exemplo, que gosta delas, que as ama sem constrangimento é um bom começo e ao que parece, bem mais fácil do que buscar afastar, radicalmente,  as demais queixas. Talvez você descubra que algumas pessoas vão achar você mais estranho, mais esquisito. Mas ainda assim de duas, uma: a) ou com o tempo elas se acostumam com você versão 2.012 para a frente,  ou b) com o tempo você vai descobrir que não se importa mais com o que elas pensam a seu respeito. É lucro de qualidade de vida, na certa.

Até amanhã.







Nenhum comentário:

Postar um comentário