quinta-feira, 29 de março de 2012

MILLOR FERNANDES E ADEMILDE FONSECA. SEMANA SANTA E VINHOS FRUTADOS


Boa noite amigos,

Carioca da gema, nascido em agosto de 1.923, Millor Fernandes foi uma das mais importantes personalidades do século XX, deixando uma obra multifacetária relevante, com a qual fez sucesso em todos os gêneros explorados. Foi desenhista,  humorista, dramaturgo, escritor e tradutor. Passou pelos mais importantes jornais e revistas, como O Cruzeiro, O Pasquim, jornal do qual foi um dos fundadores e que sobreviveu apesar de desafio permanente ao regime militar, a Revista Veja e o Jornal do Brasil. É o autor de charges inteligentes e humoradas e de frases que se tornaram célebres, revelando o grande homem, o pensador, o filósofo, o político, o crítico e o artista que conservava no seu rico interior. Morreu anteontem no seu Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ela nasceu no Rio Grande do Norte,  em quatro de março de 1.921 e veio para o Rio de Janeiro ainda jovem,   onde fez  carreira. Mercê de seu timbre peculiar de voz, afinadíssima, construiu uma carreira de vasta discografia. Vendeu mais de meio milhão de discos. Dedicando-se especialmente aos choros, foi eleita a Rainha do Choro. Ademilde Fonseca foi a primeira cantora a gravar o famoso Tico-Tico no Fubá, chorinho de fama internacional, composto por Zequinha de Abreu e E. Barreiras, com letras. Com um metro e meio, mas vigorosa, Ademilde jamais se aposentou e dias antes de sua morte ainda cumpria agenda profissional, tendo dado entrevista ao repórter Chico Pinheiro da Rede Globo, mostrada ontem no Jornal Nacional. A coluna homenageia as duas estimadas e valorosas personalidades, cujos passamentos deixam  o país menos inteligente e mais triste.



DEZ FRASES DE MILLOR FERNANDES



1)    Não há pessoa mais chata do que você mesmo. Fuja da solidão.

2)    Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder.

3)    Idade da Razão é quando a gente faz as maiores besteiras sem ficar preocupado.

4)    Generalizando-se a corrupção, restabelece-se a justiça.

5)    Chega de prisões de segurança máxima!Queremos é ruas de segurança mínima.

6)    A diferença entre existir e viver é de dez salários mínimos.

7)    O homem é o único animal que ri. E é rindo que ele mostra o animal que é.

8)    Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem.

9)    Fiquem tranquilos os poderosos que têm medo de nós: nenhum humorista atira para matar.

10)                      O cadáver é o produto final. Nós somos apenas a matéria-prima.


 
    O BACALHAU DA SEMANA SANTA E DICA DE VINHO



Aproxima-se a Semana Santa e deve aumentar consideravelmente o consumo do bacalhau. Nessa época, especialmente no Mercado Municipal (o Mercadão de Campinas), aparecem muitas ofertas de variados tipos de bacalhau, desde os mais simples até os mais caros e sofisticados.  Já falei a respeito de algumas marcas na coluna do dia 16 de abril de 2.011 (Vamos Subir Bugreee e Bacalhau da Semana Santa).  Mas o Grand Cru, loja especializada em vinhos, aproveita para informar que os vinhos tintos frutados, de leve a média estrutura, sem influência de carvalho, são opções interessantes para acompanhar a iguaria. As indicações desses  bons vinhos, a preços razoáveis, inclui o francês Bouchard La Vigneé 2009, que sai a R$78,00 e o português Quinta Nova Colheita 2009, a R$59,00. O Grand Cru Campinas fica na rua Dr. Sampaio Ferraz, n. 336, Cambuí, fone: (019) 3252-4311.




Ao lado uma das charges de Millor.

Abaixo o vídeo com interpretação do famoso Tico-Tico do Fubá por Ademilde Fonseca, com acompanhamento dos saudosos Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.







Até amanhã.



P.S. (1) O vídeo do Youtube, corresponde à faixa do disco “Ves se Gostas”.

P.S. (2) A imagem de Millor foi emprestada do site intretenimentos.uol.com.br. A charge do senado, do site esquizofia.wordpress.com e a foto de Ademilde do site sidneirezende.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário