sábado, 24 de março de 2012

HOJE É DIA DE DERBI

Bom  dia amigos,

Hoje é dia do agora já  centenário derbi campineiro, a que me referi na coluna de anteontem. O jogo está marcado para as 18,30 horas no Estádio Moisés Lucarelli (o Majestoso), campo da Associação Atlética Ponte Preta. O canal de assinatura Sportv  promete transmití-lo ao vivo, inclusive para Campinas.  A partida é válida pelo campeonato paulista da 1ª. Divisão de 2.012 e está cercada de muita apreensão pelos incidentes envolvendo torcedores de ambas as equipes, nos últimos dias, uma vez que num dos estúpidos confrontos, um torcedor do Bugre foi agredido até a morte, que ocorreu  no hospital, alguns dias depois,  para onde foi removido. Muito se falou sobre como evitar ou como punir agressores, torcedores e até as equipes que, absolutamente, nada têm a ver com isso, pois o futebol, como esporte, não existe para proteger bandidos travestidos de torcedores. Incidente à parte infelizmente,  vamos ao jogo. Segundo o que ficou acertado, menores não serão admitidos no estádio sem a companhia de adultos responsáveis. Também as torcidas organizadas não poderão comparecer como tal, isto é, com bandeiras, camisetas ou qualquer material que identifique o torcedor como pertencente a esta ou aquela facção. Os bugrinos (devem ser menos de 1.000 por causa da limitação dos ingressos), deverão se dirigir ao Estádio Brinco de Ouro e dali serão escoltados até o Majestoso.  Abaixo algumas curiosidades envolvendo os derbis de hoje e do passado.


DERBI SEM FAVORITOS

Nenhuma das equipes pode ser apontada como favorita,embora o jogo aconteça no estádio da Ponte Preta e a grande torcida seja do time da casa, por força de ser a mandante, com direito a 90% dos ingressos. Na tabela de classificação do Campeonato Paulista, ambos estão dentro do chamado G8, os que se classificarão para o octogonal da fase decisiva. E estão encostados. As campanhas são as seguintes: o Bugre está em 6º , com 26 pontos, resultado decorrente de 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Marcou 17 gols e sofreu 12, com saldo positivo de 5 gols. A Ponte está em 7º, com 24 pontos, decorrentes de 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Marcou 27 gols e sofreu 23, com saldo positivo de 4 gols. Campanhas absolutamente equilibradas.  A rivalidade histórica contribui também para a imprevisão quanto ao resultado final, pois é um jogo sempre diferente, decidido por circunstâncias ou detalhes, salvo em algumas situações em que a superioridade de uma equipe aparece flagrante em relação à outra, o que não acontece hoje, absolutamente.

O DERBI CONSIDERADO MAIS IMPORTANTE

Se o derbi do Campeonato Paulista de 1.978, disputado no Estádio do Pacaembú em São Paulo, foi o único fora de Campinas, na história dos confrontos e, apesar disso, registrou o maior público  do clássico (38.948 espectadores), o derbi considerado o mais importante foi o de 1.981, disputado no dia 5 de agosto daquele ano,  no Majestoso. Isso porque esse derbi  valia, como valeu, o título de campeão do primeiro turno do campeonato Paulista de 81. Em jogo eletrizante e que foi transmitido pela televisão, inclusive para Campinas (eu vi o jogo pela TV e me lembro perfeitamente), a Ponte Preta venceu pelo placar de 3 a 2, foi campeã do Primeiro Turno (algo equivalente à Taça Guanabara do Campeonato Carioca),   e se classificou para disputar o título daquele ano com o São Paulo.  Foram cinco belíssimos gols marcados por Osvado, Odirley e Serginho, pela Ponte e Jorge Mendonça e Ângelo, pelo Guarani. Naquela época um time hipotético montado só com jogadores das duas equipes corresponderia tranquilamente à seleção brasileira. Na imagem n. 1, extraída do blog de João Carlos de Freitas (derbi j.p.g) acima o mistão quente com o goleiro Carlos, Oscar, Mauro, Serginho, Zé Carlos e Odirlei, Lúcio, Renato, Careca, Zenon e Tuta.


HOMENAGEM DO VERDÃO AO ILUSTRE PALMEIRENSE MORTO


Amanhã, os jogadores do Palmeiras entrarão em campo com as camisas estampando a foto do humorista Chico Anysio, ilustre palmeirense que faleceu no dia de ontem. A homenagem da coluna de hoje também vai para Chico e o Palmeiras. A foto n. 2. mostra Chico com a camisa de sua equipe de coração e foi emprestada do site ecfut.wordpress.com.

EXPECTATIVAS NO JOGO DE HOJE.

Muitos jogadores e os próprios técnicos serão atrações à parte no jogo de hoje. Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico do Bugre jamais perdeu o clássico, seja na condição de treinador do Guarani, seja na de treinador da Ponte Preta. Gilson Kleina, técnico da Ponte, também não perdeu, embora tenha disputado apenas 3 jogos.

Os centroavantes Roger, da Ponte e Bruno Mendes do Guarani, poderão se consagrar se marcarem gols ou fizerem, pelo menos, uma boa partida, com assistências eficientes, por exemplo. Olho neles!

O vencedor do derbi, se houver um, terá dado também um passo gigantesco para a classificação à etapa seguinte do campeonato.


Até amanhã  amigos e que tenhamos um bom jogo, digno da tradição desse clássico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário