sábado, 31 de março de 2012

LITERATURA - LYA LUFT - O LADO FATAL


Boa noite amigos,

A vocês, neste sábado de outono, final de março de 2.012, um pouco da poesia de Lya Luft.


Extraída  da Obra O Lado Fatal (1988, Editora Record, reeditada em 2.011),  em que a autora associa um conjunto de poemas sobre a morte.


Escrevendo sobre a obra de 1.988, a autora diz para a reedição de 2.011:

 A maior homenagem que se pode fazer a alguém que morreu  é voltar a viver da melhor forma possível. Porque tudo é transformação. E a vida sempre chama. Eu acredito nisso” (O Lado Fatal, Editora Record).

PORQUE ELE MORREU

“Porque ele morreu

abriu-se em meu peito este buraco:

através dele arrancaram-me o coração

e colocaram o estranho maquinismo

cheio de lâminas e pontas

que me recorta e preserva

- pois se de um lado a morte me abraça,

do outro a vida me chama.”

  
QUANDO ELE MORREU

 "Quando ele morreu,

não pude acreditar:

andei pelo quarto sozinha repetindo baixo:

“não acredito, não acredito.”

beijei sua mão ainda morna,

tirei sua pesada aliança de prata com meu nome

e botei no dedo.

ficou larga demais, mas mesmo assim eu uso.



Muita gente veio e se foi.

olharam, me abraçaram, choraram,

todos com ar de um incrédula orfandade.

aquele de que hoje falam e escrevem

(ou aos poucos vão-se esquecendo)

é muito menos do que este, deitado no meu coração,

como um menino que apenas dorme”

  

NÃO FALEM ALTO COMIGO

 “Não falem alto comigo:

andem sempre na ponta dos pés.

principalmente, não me toquem.

finjam que não veem se tenho um jeito absorto,

e nem sempre entendo as perguntas

com a rapidez de antigamente,

se pareço fatigada

e sem graça como nunca fui.


 
Façam silêncio ao meu redor.

não me interessa nada o cotidiano nem o mistico.

não quero discutir os preços do mercado

nem os mistérios da vida e da morte

(levo quem morreu no peito

como quem carrega nos braços

uma criança morta

- e a gente não sabe onde depositar.).


Boa noite amigos e até amanhã.

P.S. (1) A autora é uma consagrada e respeitada escritora,  com vasta obra diversificada em romances, ensaios, crônicas e poesias traduzidos para vários países e objeto de muitas dissertações de mestrados e teses de doutoramento aqui no Brasil e no exterior. É tradutora de inglês e alemão, foi professora de Linguística e atualmente assina a coluna Ponto de Vista da Revista Veja.
P.S. (2) Algumas obras consagradas da escritora: O Ponto Cego (1.999), O Rio do Meio (1.996) prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, O Silêncio dos Amantes (2.008), Criança Pensa (literatura infantil escrita em conjunto com o filósofo Eduardo Luft,seu filho em 2.009).









Nenhum comentário:

Postar um comentário