sexta-feira, 2 de março de 2012

O PEIXE DE DILMA E DO MANO, TORCEDOR DO PORCO

Piada do dia que corre na Internet: "A Presidenta Dilma espera do novo Ministro da Pesca e Aquicultura que ele não puxe a sardinha para a sua brasa". 
Boa tarde, amigos,
Neste verão abrasador não faltam notícias de todos os cantos, algumas importantes, outras menos, a depender também  da subjetividade, assunto, interesse e escolha do leitor ou navegador.  Chegando agora o fim de semana, dá vontade de falar mesmo em cultura, gastronomia e lazer. A gente pode até não ter razão. Mas como diz um ditado recente (não sei quem é que inventou, mas o fato é que pipocou, ou bombou), afinal, “a gente quer ter razão, ou ser feliz?”  Bem, política e peixes  também são temas sobre os quais a gente gosta de palpitar aqui. E a semana exige algumas reflexões.
POLÍTICA.
Ouvi ontem, de um antigo integrante da mídia e comentarista político,  no jornal da noite da TV Bandeirantes, o desabafo de  decepção com a Presidenta Dilma Roussef, a quem confessou admiração nos primeiros tempos do exercício do mandato, pela aparente independência evidenciada com as oportunas demissões de vários ministros diante de denúncias de corrupção. A decepção estaria por conta  da nomeação do Senador Marcelo Crivella,  do PRB do Rio de Janeiro, para Ministro da Pesca e Aqüicultura (não é Agricultura, não), uma vez que confessadamente, a escolha não era técnica, nem por mérito, nem pela expectativa de que a Pasta estaria bem e adequadamente dirigida, mas sim em atendimento à indispensável cota política necessária para agradar o partido do senador. O Engenheiro Crivella, aliás, é Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus  e confidenciou nada entender de pesca (ao menos de pescaria, pois não sabe como se coloca uma minhoca no anzol). Ocorre que a bancada evangélica anda agitada e insatisfeita com as posições do Planalto, especialmente com a declarada defesa do casamento entre homossexuais e a distribuição do chamado  "Kit-Gay". Tem mais: a escolha estaria diretamente ligada à candidatura do ex-Ministro Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, ameaçada com a anunciada concorrência de Celso Russomano (e que, na hipótese, retiraria a sua candidatura), livrando, ademais, Haddad, de críticas exacerbadas quanto à sua posição religiosa.  Acreditem os senhores: os evangélicos, no Brasil, hoje, são simplesmente 25 milhões. Em resumo, sem fazer trocadilho e já fazendo, Dilma soube vender o seu peixe. É que o indigitado número não é  nada desprezível para político nenhum que depende de votos. Sem querer defender a Presidenta, o fato é que ainda não se encontrou maneira de fazer política eficiente e  efetiva, sem as coligações e as concessões, quando se tem um sistema  de pluripartidarismo mais fisiológico, do que ideológico, como o brasileiro,  o que traz como conseqüência, a necessidade de divisão do poder, assim fatiado entre os vorazes caciques, donos de partidos relevantes e dos nanicos. É isso, caríssimos. Lamentavelmente!
FUTEBOL PAULISTA
Terminou ontem a rodada de meio de semana do campeonato paulista. O saldo foi positivo para os grandes, que reafirmaram, exatamente decorridos 60% do campeonato, o favoritismo para a disputa e a conquista do título regional. O Corinthians sofreu muito para vencer, de virada e na última hora, por 2 a 1,  o fraco Catanduvense, em pleno Pacaembu. Mas ganhou e assegurou a manutenção da liderança, agora com 29 pontos, abrindo 4 pontos em relação ao segundo colocado, o Verdão, que está na vice-liderança, com 25 pontos.   O Santos, mesmo com vários desfalques, especialmente do goleiro Rafael, de Ganso e Neymar, foi totalmente dominado pelo Guarani, em Campinas, mas fez um gol no começo do jogo e outro, já no apagar das luzes e venceu por 2 a 0, ultrapassando o próprio Bugre e assumindo o terceiro lugar na tabela, com 24 pontos, considerando as  sucessivas vitórias nas últimas rodadas. O Palmeiras fez um bom jogo e ganhou, com méritos, lá no Gilbertão, em Lins, do Linense,  pelo placar de 3 a 1 e já se empolga com a possibilidade de disputar com os demais grandes, o título, pelo desempenho satisfatório de seu ataque, em especial  do argentino Barcos, recém contratado, em fase excepcional  e que tem feito a diferença. E o São Paulo, ontem, também venceu, no Morumbi, o fraco time do Guaratinguetá por 3 a 0, melhorando a sua posição na tabela, com 22 pontos. O Bugre, que fez um bom jogo em Campinas, apesar da derrota, caiu para a 5ª. posição, com os mesmos 22 pontos, mas ganha do São Paulo, em número de vitórias (7 contra 6 do tricolor),  mas perde para o Mogi Mirim (que tem também 22 pontos e 7 vitórias, porém com saldo de gols melhor que do Bugre (6 contra 4). A Ponte Preta, depois da vexatória derrota de 6 a 1 para o Peixe, no final de semana, e dos incidentes com torcedores que, em atitude condenável quebraram dependências do Estádio do Majestoso, em protesto, conseguiu vencer o Botafogo de Ribeirão, lá mesmo, por 2 a 1, com o que  assegurou a 8ª. colocação, última dentro do G-8. Agora busca o equilíbrio nas próximas rodadas para não ficar fora do grupo que se classificará para o octogonal  decisivo do campeonato. Na região,destaque positivo para a boa vitória do Mogi-Mirim que voltou a vencer – e bem – a Portuguesa, por 3 a 1, assumindo a 4ª. posição da tabela,  e negativo para o XV de Piracicaba que, mais uma vez, foi derrotado, em casa, pelo Ituano e dorme na lanterna do campeonato, cada vez mais assombrando a sua fiel torcida com o fantasma do rebaixamento, que parece próximo. Mas ainda dá. A distância do “Nhô Quim” (que tem 5 pontos) para o Oeste (primeiro time fora dos 4 que deverão cair para a segundona) é de apenas 4 pontos (a equipe de Itápolis, tem só 1 vitória e 9 pontos).  Tempo e possibilidade matemática existem. Mas a reação tem de ser imediata.
POR FALAR EM PEIXE
Quanto vou a Riviera de São Lourenço costumo comprar peixe e frutos do mar diretamente no Mercado de Peixe de Bertioga (litoral norte de São Paulo a 25 quilômetros do Guarujá pela Rodovia Rio-Santos) . Lá você tem a garantia de adquirir esses produtos frescos ou congelados, mas de boa qualidade para consumo. O Box n. 15 do  Mercado é de propriedade do casal Mano e Juliana e com eles você pode se informar acerca de tudo quanto diga respeito às mercadorias comercializadas (origem, formas de transporte, acondicionamento, formas e adequação no uso dos vários tipos de peixe e frutos do mar para os vários pratos e possibilidades.etc.). Legal, mesmo. Uma coisa que efetivamente não dá para entender é que esse Mano do Box é palmeirense e não corintiano. Vocês já viram um sujeito que se chama, ou é apelidado de “Mano” torcer para o porco? Coisas do litoral paulista. Bem, importante observar que a ingestão regular de pescado, oferece ferro, vitamina B12, cálcio e aminoácidos essenciais que auxiliam na constituição de proteínas e que as substâncias contidas nos pescados apresentam baixo teor de gordura. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo mínimo, por pessoa,  de 12 quilos de pescado por ano, número superior ao verificado no Brasil. Ainda assim de 2.007 para cá, por sucessivas campanhas e medidas que permitiram o maior e melhor oferecimento do produto internamente, o consumo aumentou mais de 40% e já supera a casa dos 9% ao ano.  O Mercado de Peixe de Bertioga fica na Avenida Vicente de Carvalho, s. n., centro, Bertioga, São Paulo, Cep. 11.250-000. Confira!
P.S. (1) A imagem que ilustra a coluna hoje foi emprestada do site cuiaba.mt.gov.br
P.S. (2) Vida difícil do político, pois se o Brasil tem 25 milhões de evangélicos, quantos serão os homossexuais, bissexuais e simpatizantes? A quem agradar? Como fazer a hipócrita média política?

Até amanhã amigos.


Um comentário:

  1. Bom dia Jamil,adorei a matéria..é bem por aí que funciona o mercado do peixe....obrigada pela matéria,forte abraço!
    Juliana.

    ResponderExcluir