segunda-feira, 28 de março de 2011

CISNE NEGRO, ROGERIO CENI E BBB11

Caros amigos,
Falo hoje a respeito do “Cisne Negro”, filme que vi no fim de semana, e que foi candidato ao Oscar de 2.010, e um pouco da rodada de ontem do Campeonato Paulista e do final do BBB11, amanhã.
CINEMA – CISNE NEGRO
Com direção de Darren Aronofski, um diretor que gosta de explorar limites humanos em seus filmes (vide Requiem para um Sonho, A Fonte da Vida e O Lutador), Cisne Negro se ambienta numa famosa companhia de teatro, acostumada a grandes espetáculos de balé e que pretende a encenação  do Lago dos Cisnes de Tchaikowsky, numa versão forte e impactante. Os papéis principais (o dos dois cisnes), deve ser destinado à mesma artista,  à 1a. bailarina da Cia., vivida até então pela personagem Beth (Winona Ryder). O exigente diretor artístico Thomas (o francês, Vincent Cassell), decide, por sua conta,  aposentar Beth, considerando-a velha e superada e a promover um concurso entre as outras bailarinas para atribuir àquela  que melhor se destacar,  o papel principal do espetáculo a ser remontado. Nina (Natalie Portman) é uma jovem bailarina pressionada pela exigência da mãe (Bárbara Hershey), que a quer ver vitoriosa e perfeita, e por seus dramas interiores. Obcecada pela perfeição, Nina então se apresenta ao Diretor como candidata ao posto máximo. Mas se desempenha com perfeição o papel de Odette (o Cisne Branco), que é puro e  inocente  como ela, não agrada no desempenho de Odila (o Cisne Negro), ouvindo críticas do Diretor que deseja uma interpretação mais emocional, sensual, sedutora e visceral e menos técnica. Mas Thomas finalmente cede quando sente a força de vontade de Nina e passa a desafiá-la,  no intuito de  obter dela o seu máximo potencial de  desempenho. A partir daí, Nina, insegura, mas obstinada por ser a escolhida para representar os dois personagens, passa a se dedicar aos ensaios e a viver períodos de turbulência, em que, lutando para se libertar de seus traumas ou dificuldades com o relacionamento materno e a sexualidade,  apresenta surtos de devaneios,  com  visões de cenas de  perseguição (das outras bailarinas), de culpa (pelo acidente que se segue à despedida melancólica de Beth), de ofensas e agressões à mãe  e de sofrimento físico, provocando não raro auto-mutilação, até chegar viva e enlouquecida à estréia do espetáculo, já no fim do filme (que eu não vou contar). O filme é denso e profundo e a personagem Nina, com a qual Natalie abiscoitou o merecido Oscar de  melhor atriz de 2.010,  mostra  a luta pela superação dos limites humanos, da zona cinzenta entre a realidade e a loucura,  enfoque predileto do diretor. Há um ponto a destacar: em alguns momentos, o Diretor não consegue deixar claro ao expectador sobre o que é real e o que é imaginário, o que pode parecer proposital. E o final surpreendente traz uma magnífica apresentação do espetáculo “Lago dos Cisnes” para devaneio do público de lá e daquele que, como nós,  do lado de cá, assiste a tudo, inebriado, no escurinho do cinema.  Você não deve perder.
CAMPEONATO PAULISTA
O São Paulo ganhou do Corinthians por 2 a 1, ontem à tarde, quebrando um tabu de 11 jogos sem vencer o adversário. Destaques para o golaço de fora da área do atacante Dagoberto (1º gol do tricolor) e para o 100º gol de Rogério Ceni, o goleiro-artilheiro, como é conhecido. Profissional irrepreensível, Ceni é o oposto do jogador moderno. Fez toda sua carreira no São Paulo e tem efetivamente, pelo clube, amor e consideração. Um exemplo de atleta e de homem a ser seguido. O Santos, com dificuldades, passou pelo Ituano (3 x 2)  e o Palmeiras, sem nenhuma, no sábado, pelo Bragantino (3x0). A Ponte empatou de novo em casa, com o bom time do Paulista e, embora mantendo o 6º lugar, está a apenas 4 pontos do 9º colocado, no caso, a Portuguesa. Mas não deverá ter dificuldades em confirmar sua classificação para o octogonal. Seus torcedores,porém, estão fartos do chamado “Complexo de Robin Hood”.
BBB11
Termina amanhã a 11ª. versão do  Big Brother Brasil. A vitória será do baiano Daniel, especialmente porque, como ele já vem dizendo desde o começo, o prêmio será destinado (não se sabe se integralmente), ao estabelecimento de caridade que mantém na Bahia. Isso conta no Brasil, desse povo solidário e generoso. E como conta. Vamos conferir!
Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário