quinta-feira, 31 de março de 2011

A MORTE DE ALENCAR E DO GUARANI NA COPA DO BRASIL E OUTROS ASSUNTOS

Oi amigos,

Estou chegando do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, onde o Guarani conseguiu, agora a pouco, a façanha de ser eliminado da Copa do Brasil, versão  2.011, pelo time do Horizonte do Ceará, com o qual empatou em 2 a 2. Como no jogo de ida o placar foi 1 a 1, na casa do adversário, pelo regulamento segue o time cearense e fica o alviverde campineiro pelo caminho. Este time do Guarani é provavelmente um dos piores que eu já vi jogar por aqui, desde a década de 60. Não acho que o Bugre iria muito adiante nesse campeonato, tendo em vista que enfrentaria, se passasse, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e outros craques. Correria o risco de levar uma goleada histórica, como aquela do ano passado na Vila Belmiro, do Santos de Neymar, André e Ganso e, ainda, para piorar, dividiria sua atenção com a fase final do Campeonato Paulista da 2ª. Divisão, que é e deve ser prioridade. Se o Bugre subir para a 1ª. Divisão do Paulista, neste ano de seu centenário,  já está de bom tamanho. Aí, como tem acontecido sistematicamente nos últimos anos, a Diretoria vai tentar montar um time, em cima da hora, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. E assim caminha a humanidade, pelos lados do Brinco de Ouro. Até quando?
Mas não vou comentar o jogo medonho que fez o Guarani tanto na defesa, quanto no meio campo, quanto no ataque, com gols perdidos bisonhamente. O time foi péssimo em todos os fundamentos, salvando-se apenas Fabinho, como de costume. Morreu o ex-Vice Presidente José Alencar, e essa foi a notícia da semana. Comentei hoje com meus alunos um pouco do que foi esse mineiro que, de origem humilde, converteu-se no maior empresário do ramo têxtil do país. E depois, num político respeitável por sua conduta ética e coerente.  Finalmente, como Vice-Presidente e como ídolo de uma Nação carente de personalidades,  que a todos sensibilizou na luta ferrenha contra um câncer, durante 13 anos. Um pouco do Guarani de 1.978, com a continuidade das fichas técnicas daquele campeonato, da Faculdade de Direito da Puc-Campinas, a volta de Luis Fabiano e a merecida ascensão do jovem amigo e ex-aluno André Laubeinstein Pereira.

JOSÉ DE ALENCAR

Já estávamos acostumados a ouvir as notícias nos jornais e outros meios de comunicação, dando conta de que o ex-Vice-Presidente José de Alencar mais uma vez se internara no Hospital Sírio Libanês, ou que tivera alta de outro procedimento cirúrgico para extirpação de câncer no intestino ou de suas metástases e complicações. Foram 18 cirurgias ao todo e ao longo de 13 anos, desde que a patologia foi diagnosticada. Alencar, ainda assim, terminou mandato de Senador e ajudou a compor a chapa de aliança que elegeu e depois reconduziu Lula à Presidência da República. A Alencar se atribui a virtude de ter eliminado o ceticismo dos empresários sobre o até então Lula da esquerda. Sem dúvida, nessa aliança de partidos, a união do trabalho representado pelo PT e do capital, representado pelo empresário mineiro,  José de Alencar (PRB), se garantiu dois governos seguidos de equilíbrio, mais para o centro e com a dose de ortodoxia necessária, sobretudo nos assuntos ligados à economia e a contenção da inflação. Fato é que José de Alencar foi um cidadão de conduta admirável que venceu graças a sua inteligência,sensibilidade e muito trabalho e depois, como político fez história, representando parcela significativa nos dividendos colhidos pelo governo do Presidente Lula. Sem embargo do político, o homem que aparecia dentro do quarto do hospital, sorrindo, forte e  brincando com a vida e a morte, virou um símbolo nacional. Daí a repercussão de sua esperada morte, que a todos, no entanto, comoveu nos meios políticos ou não. O homem se foi. Fica, no entanto, o exemplo.

FRASES DE JOSÉ DE ALENCAR

“Não tenho medo da morte, pois não sei o que é a morte”

“Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra”

“Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho”

ANDRÉ LAUBEINSTEIN PEREIRA

Aos trinta e dois anos e,assim, o mais novo Secretário Municipal, o amigo, ex-aluno, afilhado de casamento e brilhante advogado e professor universitário,  André Laubeinstein Pereira assumiu ontem, em solenidade concorrida presidida pelo Prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, no salão azul do Palácio dos Jequitibas, o cargo de Secretário da Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura Municipal de Campinas. André explicou didaticamente no que consistirão as atividades da Pasta e depois concedeu entrevista coletiva para os veículos de comunicação. Parabéns ao André e sucesso na nova atividade de comando. 

GUARANI 100 ANOS.

Para um público pagante de 9.044 expectadores e uma renda de Cr$238.560,00 o quinto jogo do Bugre pelo Campeonato Brasileiro de 1.978 em sua fase preliminar, aconteceu no dia 12 de abril de 1.978, uma quarta-feira, às 21,15 horas, no belo Estádio Rei Pelé, em Maceió.  O Guarani empatou com o CRB pelo placar de 1 a 1. Macedo, aos 12 minutos do primeiro tempo abriu o placar para o Bugre, enquanto Silva, aos 7 minutos do segundo tempo, empatou, dando números finais ao marcador.  Apitou o árbitro Luiz Meireles da Silva,  do Rio Grande do Norte, que expulsou o jogador Careca, aos 10 minutos do 2º tempo. O Guarani, do técnico Carlos Alberto Silva, jogou  com Neneca,  Mauro, Gomes, Edson e  Odair; Manguinha, Renato e Zé Carlos; Capitão, Adriano (Careca) e Macedo (Bozó). O  CRB, na época treinado por Jalber Carvalho, jogou com Cesar, Carlos Alberto, Ivan, Sidelei e Flávio; Deco, Mundinho e Jairo Mendonça; Roberval, Dirceu (Jorge da Sorte) e Silva.


FACULDADE DE DIREITO DA PUC – CAMPINAS – 60 ANOS

POR QUE RESOLVI FAZER DIREITO.

Desde pequena escuto falar sobre o curso de Direito. Minha tia é promotora e sempre a olhei com admiração e interesse pela sua profissão. Então pesquisei sobre o curso, seus ramos de atividade, suas possibilidades de trabalho e tive certeza que era o que queria para o meu futuro. As características do Direito que mais me atraem são o leque que se abre de profissões a seguir, a estabilidade dos concursos e principalmente a teoria do curso em si, conhecer e praticar os direitos e deveres da nação. Em momento algum cogitei cursar outra faculdade e neste ano começo me realizar profissionalmente”
(Gabriela Casagrande Gazzone, 2º Ano B Matutino)

EU VOLTEI ....
O centroavante Luis Fabiano está de volta ao Brasil e ao São Paulo, onde  brilhou depois de ter sido comprado à Ponte Preta. A chegada de Luis Fabiano foi marcada por grande euforia por parte dos profissionais de imprensa e, em  especial, pela torcida tricolor, que lotou as dependências do Aeroporto de Guarulhos e depois o Morumbi, na apresentação do jogador. Cerca de 45 mil pessoas estavam presentes para uma dupla finalidade: receber, com ovação, o atacante,  e homenagear o grande goleiro Rogério Ceni que, no domingo, completara a marca de 100 gols. Agora a expectavia é saber como vai ser o desempenho do jogador por aqui, no retorno. Fato é que se voltar a jogar o que já jogou e tem condições, será certo o seu retorno à Seleção Brasileira para disputa da Copa das Confederações e  do próprio Campeonato Mundial de 2.014. Tomara!

Boa noite e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário