segunda-feira, 13 de junho de 2011

FACULDADE DE DIREITO DA PUC- 60 ANOS - PROF. LUIZ GUILHERME

Boa noite caros amigos.

A Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, como se sabe, está completando 60 anos, tendo em vista que a  autorização de  funcionamento  foi concedida e publicada no final do ano de 1.951. Aqui no  Blog, como prometido, durante todo o ano, divulgaremos notícias sobre a instituição que formou muita gente nessas seis décadas. Os personagens  são ex-alunos, alunos atuais, ex-dirigentes, professores e funcionários que contribuíram para que o roteiro dessa bela  história fosse escrito. Hoje o personagem do dia é o Advogado e  Professor LUIZ GUILHERME SOARES MAZIERO (vide foto acima). O jovem Luiz Guilherme é ex- aluno da Faculdade e hoje Professor muito estimado por seus alunos e colegas, graças à sua seriedade, simpatia, caráter e dedicação.  Recentemente acompanhou alunos das primeiras séries em profícua e importante visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 15a. Região, com sede aqui em Campinas, onde foi recebido pelo Presidente daquele Pretório, que propiciou aos acadêmicos real oportunidade de conhecer as  instalações do Tribunal e peculiaridades de funcionamento da Justiça do Trabalho de 2a. Instância.  Ele nos fala sobre a importância da Faculdade na sua formação e na sua vida e, ainda, de quebra, denuncia uma bronca que recebeu quando ainda era aluno, do então Diretor da Faculdade. Bronca, aliás, que ele reconhece merecida naquela ocasião. Aí vai:

"NOME: Luís Guilherme Soares Maziero, brasileiro, casado, advogado e professor universitário.

51ª turma de formandos em Direito – ano de 2006.

Ano de ingresso como professor da Faculdade de Direito: 2010.

Disciplinas ministradas: Introdução ao Estudo do Direito; Processo Civil e Estágio Profissional

Entrevista: O que a Faculdade de Direito significou na sua vida?

Resposta:

Janeiro de 2002. Entrava pela primeira vez no campus central da PUCC. Eu, um adolescente no “auge” dos 18 anos de idade, levando a insegurança que o início de uma nova fase da vida sempre traz consigo. Carregava, também, todos os sonhos e ideais característicos da juventude, acompanhados da enorme responsabilidade passada para os mais jovens desde os tempos de colégio: “o futuro está nas mãos da sua geração”.

Durante o curso de direito, mais do que as brilhantes lições de “dogmática jurídica”, aprendi que o verdadeiro valor de um homem está em seu caráter e nos valores e princípios que segue. Aprendi, ainda, que não há direito sem justiça, nem justiça sem honestidade e lealdade.

Agosto de 2010. Agora com 27 anos, já formado, pós-graduado e casado, retorno ao Pátio dos Leões como professor da faculdade de direito. Não menos inseguro ou ansioso do que quando ingressei como calouro e ainda carregando os mesmos ideais e sonhos de quando era adolescente, só desejo poder retribuir à PUCC tudo o que ela me proporcionou em termos de formação profissional e experiência de vida. Por esta razão, nunca me canso de dizer: muito obrigado, de coração.

CONTANDO CAUSOS:

RAPAZ, ONDE ESTÁ SUA RESPONSABILIDADE?

 Meados de 2003 ou 2004, não me recordo ao certo o ano. Nosso amigo Toninho, que hoje trabalha na secretaria e que à época ajudava nos trabalhos da Direção, foi até a sala em que eu estudava e "anunciou":

- O aluno Luís Guilherme veio hoje?

Eu, sempre tímido,  meio ressabiado levantei o braço e me identifiquei, quando o Toninho então completou:

- O professor Jamil deseja falar com você depois da aula.

Naquele momento fiquei apreensivo. Afinal, o que o diretor da faculdade de direito, que à época nem era meu professor, queria comigo? Como não tinha problemas de relacionamento com colegas ou mestres e era bom aluno, pensei: deve ser algo legal!

Terminada a aula, rumei até a sala da direção, onde me apresentei como sendo o tal Luis Guilherme. Após me cumprimentar com sua cordialidade costumeira, o professor Jamil então completou:

- Rapaz, como você marca de fazer prova para o processo seletivo de monitoria no sábado, às 8 horas da manhã e não comparece, não avisa e me deixa plantado esperando? Onde está sua responsabilidade?

Já contei esta história para o professor Jamil em outra oportunidade, mas como hoje trabalhamos lado a lado, nunca é demais repetir: Mil desculpas, professor!"

Está desculpado, é claro! 
Até amanhã, caros amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário