terça-feira, 17 de maio de 2011

MATERNIDADE DUPLA NA ARGENTINA, SANTOS CAMPEÃO E OUTROS

Edilson Dantas/Diário SP.                             
Boa noite amigos. Estive ausente por vários dias, sem tempo para novas postagens. Quero começar a semana lembrando do meu prognóstico furado de que o Corinthians seria campeão paulista. No meio da semana, o palpite de que o São Paulo abocanharia fácil a Copa do Brasil também já tinha ido para o espaço, com a derrota do tricolor para o Avaí,  no jogo de volta, na Ressacada, pelo único placar que não podia perder (3 a 1). Falta agora o vaticínio de que o Santos será campeão da Taça Libertadores. Mas o certo é que o Santos sagrou-se campeão paulista  domingo, vencendo na Vila Belmiro, o Corinthians do técnico Tite, marcando a despedida de Dentinho.  Outros títulos regionais também foram decididos. Com isso encerrados os campeonatos locais, no final de semana já teremos futebol do campeonato brasileiro das séries A e B. Em Buenos Aires aconteceu, também no domingo, o clássico entre Boca Junior e o River Plate,  no La Bombonera, vencido pelo primeiro pelo placar de 2 a 0, construído no 1º tempo. Mas ambos estão mal no campeonato argentino. E aqui, como ali, pipocam decisões inéditas no Direito de Família, evidenciando a nova conformação que o mundo moderno quer dar aos vários institutos ali reunidos, segundo o primado da dignidade da pessoa humana. Vamos lá: 
AINDA SOBRE  O JOGO CORINTHIANS E SANTOS
O Santos, no domingo, comprovou porque é o melhor time paulista e um dos melhores do Brasil, ao lado do Cruzeiro. Melhor ajustado e equilibrado em todos os setores (defesa, meio campo e ataque) venceu o jogo contra o Corinthians pelo placar de 2 a 1. Arouca, que havia durante a semana dito que sonhara com o título e com um gol de sua autoria, acabou marcando o primeiro do Santos. O segundo foi assinalado por Neymar, aos 29 minutos, sem querer,  numa falha grotesca do goleiro Julio Cesar, no segundo tempo, matando ali as chances de uma possível reação mosqueteira. Moraes ainda descontou para o Timão, aos 32 minutos do segundo tempo, mas em vão. Dali por diante o Corinthians partiu para o ataque desorganizadamente,  mas a eficiente defesa do Peixe acabou com as pretensões de um possível empate e disputa do título em penalidades, como dispunha o  regulamento. O miolo de zaga do Santos com Edu Dracena e Durval foi eficientíssimo, anulando todas as jogadas de ataque do alvinegro da capital. Nem mesmo a ausência de Ganso foi sentida, com Neymar e Elano assumindo a responsabilidade pela criação e até pela marcação no meio campo.   Por falar em Elano ele tem se revelado nessa temporada de volta ao Brasil, além do talento que sempre teve, um grande amadurecimento,  cadenciando o jogo nos momentos cruciais, para esfriar o adversário,  e preparando as jogadas de ataque, com boa movimentação. E ainda cobrando faltas e fazendo gols, tanto que, ao lado de Liedson, foi um dos artilheiros do Paulistão 2011.  Faltava apenas o toque de um outro vencedor, Muricy Ramalho. E mais uma vez ele esteve presente, com um estilo de jogo criativo,  ideal para esse Santos de mortais contra-ataques e um suposto esquema defensivo, tanto que não tomou praticamente gols nos últimos jogos.  Agora, enquanto se  cogita da permanência de Tite no comando do Timão e na renovação do elenco para o campeonato brasileiro, o Peixe parte para outra decisão importante na sua trajetória, já amanhã,  contra o Once Caldas, adversário vencido em seu campo na semana passada.O jogo será no Pacaembú e um empate põe o campeão paulista na semifinal da Taça Libertadores da América. Registre-se que a boa administração do Santos nos últimos anos, deu ao clube quatro dos seis últimos títulos paulistas disputados e uma Copa do Brasil.  Não é pouco e que o exemplo de correção e eficiência sirva para outros cartolas, na má gestão geral de clubes que se vê pelo Brasil afora. Parabéns ao Peixe e aos meus amigos santistas, Waguinho e Cármino.
DIREITO DE FAMÍLIA NA ARGENTINA.
Publicação da edição de sexta-feira, 13 de maio de 2.011, primeira página do jornal argentino, La Nacion, ,  dá conta de precedente judiciário importante  relacionado com o direito de família daquele país e que pode orientar também o nosso.  A Argentina, que já admite o casamento homossexual e, inclusive, a adoção de filhos por ambos os companheiros, agora conhece jurisprudência, que amplia o direito também dos não casados civilmente,  de registrar o filho com o nome dos dois genitores ou genitoras.  Segue a notícia no texto original, de fácil compreensão, acredito:  DOS MUJERES, MADRES DE UM SOLO BEBE. Uma puso el óvulo; otra, el útero; es el primer caso de no casadas. La jueza portenã Elena Liberatori autorizó la inscripción de un bebe em el Registro Civil de las  Personas de La Ciudad de Buenos Aires como hijo de dos mujeres. El menor fue dado a luz por uma de ellas, mediante la ovodonación de la outra, que, a la vez, és su pareja. Se trata del primer caso en uma pareja de mujeres que no están casadas ya que, hasta el momento – y luego de la sanción de la ley que consagró el matrimonio entre personas del mismo sexo -  se trataba de un derecho del que gozaban sólo las parejas unidas em matrimonio. El bebe, nacido el 10 de marzo pasado em el hospital Santojanni luego de un tratamiento de fecundación in vitro (con sêmen de donante anónimo), fue reconocido por ambas mujeres, pero al realizar el trámite de inscripción, y pese a los reclamos de la pareja, no se consignó a uma de ellas también como progenitora. Para la jueza, el hecho denunciado “revela una clara discriminación por la condición sexual de la pareja y una grave vulneración del derecho a la identidad y a la autonomía personal” del recién nacido. Liberatori también señaló: “La Constitución local reconoce y garantiza el derecho a ser diferente, no admitiendo discriminaciones que tiendan a la segregación por razones o por pretexto de orientación sexual” . Como se vê o direito à diversidade, o respeito à dignidade da pessoa humana e a proibição de qualquer espécie de discriminação, têm sido os argumentos utilizados quase que de forma universal para soluções como a registrada acima. E com essa evolução, aquele velho ditado vai ficar ultrapassado. Aquele que dizia: “Trate bem sua mãe, porque mãe só tem uma”.
ENQUANTO ISSO NAS NOVELAS DA GLOBO
É preciso avisar os autores das novelas da Rede Globo que ninguém aguenta mais a falta de imaginação. Há muitos anos e inúmeras novelas de todos os horários a elas destinados, que alguém resolve falsificar exame de DNA. Chega disso, gente. Será que o tal exame falsificado dá assim tanto ibope? 
ESTÁ DITO
"Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade" (Dom Quixote de La Mancha).
Bom sono e bons sonhos.
Até amanhã.












Nenhum comentário:

Postar um comentário