domingo, 1 de maio de 2011

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II E O FUTEBOL DO CAMPEONATO PAULISTA

Bom dia amigos,
Ao lado a foto do time do Guarani Futebol Clube, campeão brasileiro de 1.978, na sequência de homenagens que este blog faz ao Bugre no ano de seu centenário. Hoje é Dia do Trabalho. Um feriado que cai em domingo e tende a ser ignorado, por isso mesmo.  A mídia ainda fala da repercussão do casamento real acontecido na sexta. Mas muito menos. Hoje um dos assuntos preferidos é a beatificação do Papa João Paulo II, no Vaticano. E as decisões nos campeonatos regionais. Em São Paulo, ainda se comenta a classificação do Santos no jogo de ontem contra o São Paulo e a incrível marca que o Peixe estabelece ao se encontrar cinco vezes consecutivas com o tricolor nas últimas semifinais do Campeonato Paulista e ganhar todas as cinco, estabecendo,  com isso, um novo tabu no futebol bandeirante. O Derby entre Corinthians e Palmeiras    também é assunto preferido de todos os jornais e tablóides, com a vitória do Coringão nos pênaltis. Na Série A-2, com as vitórias do XV de Piracicaba, ontem à noite e do Guarani, hoje de manhã, a  final será entre as duas equipes, num clássico regional de grande tradição. Vamos lá.
A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II.
Hoje no Vaticano ocorreu a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II e a expectativa é de que logo aconteça também a sua canonização, acelerando procedimentos que tradicionalmente são lentos na Igreja Católica e na previsão do Direito Canônico. O Papa foi um dos mais populares na história da Igreja Católica e um dos que mais viajaram pelo mundo, daí o título de Papa Peregrino. Nada obstante, setores progressistas da igreja não deixam de criticá-lo pela postura condescendente com os padres acusados de abusos sexuais ou os eclesiásticos que ocultaram esses crimes.
FUTEBOL PAULISTA – DECISÃO I
O Santos venceu o São Paulo na tarde de ontem, pelo jogo único disputado no gramado ruim do Estádio do Morumbi, pela semifinal do Campeonato Paulista da Série A-1. Foi uma partida em que o resultado pode ser atribuído a três personagens: Paulo Henrique  Ganso e Neymar, os dois melhores jogadores em ação no país, e Muricy Ramalho, o melhor técnico também em atividade no Brasil, no momento. E por quê? Porque o Santos entrou no tradicional sistema 4-3-3, com José Eduardo na função de centroavante e o tricolor no sistema 4-5-2.  Resultado: O São Paulo ganhou o meio de campo, teve maior posse de bola,  atacou mais e foi melhor durante todo o primeiro tempo, muito embora a chance clara de abrir o marcador tenha sido  do Santos, com Neymar, depois de  falha do bom  zagueiro Alex Silva. No 2º tempo, a influência de Muricy foi decisiva. Tirou Zé Eduardo, que estava perdido e isolado no ataque, totalmente dominado pelo trio de zagueiros do tricolor, para colocar mais um zagueiro, Bruno Aguiar.  Com isso liberou os laterais, que não tinham passado do meio de campo na etapa inicial, para atacar,  e adiantou Ganso, aproximando o meia do atacante Neymar. O bom resultado dessa mudança tática foi verificado logo no começo da etapa complementar. O São Paulo se perdeu, embora continuasse no ataque e ficou à mercê do mortal contra-ataque do Peixe. Em um deles, Neymar, rápido,  recebeu a bola pela esquerda e lançou  Elano que,  livre de marcação, mandou a bola para a rede (1 a 0). No segundo,  Neymar foi à linha de fundo e cruzou para Ganso que vinha de trás, livre, apenas empurrar a bola, que entrou entre o zagueiro Alex e o goleiro Rogério Ceni (2 a 0). E  o jogo liquidado. O São Paulo a partir daí não se encontrou mais e o Peixe ainda perdeu um gol incrível com Neymar, cara a cara, com o  goleiro Rogério Ceni. Chutou e mandou às nuvens. Depois, culpou o mau estado do gramado e o  show do U-2.
FUTEBOL PAULISTA – DECISÃO II

O XV de Piracicaba venceu o Atlético de Sorocaba ontem à noite no Barão de Serra Negra pelo placar de 3 a 1 e assim, terminou  como campeão da chave 3 dos quadrangulares decisivos do Campeonato Paulista da Série A-2. O Guarani jogou hoje de manhã e em partida bastante disputada venceu também o São José, em São José dos Campos, pelo placar de 3 a 2, tornando-se campeão da chave 4.  As duas equipes  disputarão, em partida única, qual dos times será o  campeão paulista da Série A-2 de 2.011. Como o XV, na somatória geral dos pontos, obteve 1 ponto a mais que o Bugre, ganhou o direito de disputar a decisão em seus domínios. O clássico do interior de São Paulo deverá receber, no Barão de Serra Negra,  um público próximo de 20.000 espectadores, a julgar pelas rendas que o XV vem auferindo quando joga em Piracicaba (em dois jogos, foram 15.000 e 18.000 pagantes, aproximadamente). Tem ainda, além do troféu, um prêmio de R$100.000,00 oferecido pela Federação Paulista de Futebol.

CAMPEONATO PAULISTA - DECISÃO III
Ponte Preta e São Caetano fizeram um jogo sem graça e criatividade ontem à noite no Majestoso, pelo torneio que vai apontar o Campeão do Interior. A rigor, a Macaca já deveria levar o título, pelo fato de ter, no decorrer do campeonato, obtido o maior número de pontos dentre todos os outros do interior de São Paulo, ficando em 5º lugar, logo após os 4 grandes. O resultado foi um ilustrativo 0 a 0. No final, prevaleceu o bom senso, ou seja, a Ponte se classificou nos pênaltis (4 a 1)  e vai disputar o título, em dois jogos, com o Oeste que venceu o Mirassol por 1 a 0,  na sexta-feira à noite. O primeiro jogo será em Itápolis e o segundo no Moisés Lucarelli. Quem vencer levará o título e o prêmio de R$250.000,00 oferecido pela Federação Paulista de Futebol.
CAMPEONATO PAULISTA – DECISÃO IV
Acabou agora há  pouco o jogo do Pacaembu, entre Palmeiras e Corinthians. Diferente do grande jogo de ontem entre Santos e São Paulo, a partida foi fraca tecnicamente e cheia de incidentes. No primeiro tempo houve muita confusão, com a expulsão do jogador Danilo do Palmeiras, depois de ter dado um carrinho violento no jogador Liedson. Na sequência Felipão também foi expulso. Mesmo com 10 jogadores, o Palmeiras equilibrou o jogo no primeiro tempo e no segundo foi superior ao Corinthians, apagado em campo. Tanto que abriu o marcador aos 15 minutos do segundo tempo com cabeçada de Leandro Amaro em cobrança de escanteio de Marcos Assunção. O Corinthians, porém, empatou com o jogador William, que entrou no lugar de Dentinho. O jogo se arrastou e terminou empatado em 1 a 1. Na cobrança de pênaltis, as duas equipes terminaram as cobranças empatadas novamente em 5 a 5. Na sequência porém, o goleiro Júlio Cesar defendeu a cobrança do jovem João Vitor e Ramirez marcou para o Timão, que vai para a final com o Santos. A julgar pelo que se viu ontem e hoje, o Santos aparece como favorito ao título, embora pelo meu palpite, o Timão deverá levar o caneco.
LUA DE MEL ADIADA – O PRÍNCIPE VAI TRABALHAR
Para dar exemplo,  o Príncipe William, agora Duque de Cambridge e  sua mulher, Kate, agora Duquesa de Cambridge, adiaram a lua de mel, pois William volta a trabalhar amanhã na Royal Air Force (RAF), onde ele exerce a função de piloto de resgate. A mídia também mostrou o príncipe exercendo funções comuns enquanto servia na Aeronáutica, dentre as quais, a de lavar banheiros.
Boa noite aos amigos e até amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário