quinta-feira, 5 de maio de 2011

STF E A UNIÃO HOMOAFETIVA - UMA LIÇÃO DE JUSTIÇA E IGUALDADE

Boa noite, caríssimos amigos blogueiros. O principal assunto de hoje é a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal que por 10 votos a 0, com abstenção justificada do Ministro José Antonio Dias Tóffoli, estendeu o instituto da união estável às relações entre pessoas do mesmo sexo. A decisão supre uma lacuna existente na legislação brasileira sobre o assunto e unifica o entendimento em todo o território nacional, desejável, tendo em vista a disparidade de julgamentos sobre o tema nos vários Tribunais dos inúmeros Estados da Federação. Há quem entenda que a decisão não dispensa a necessidade de legislação clara sobre os direitos a serem outorgados aos companheiros na união homoafetiva, conclusão da qual discordo. Ora, se já estão arrolados na  lei civil, os direitos assegurados aos parceiros, na união estável,  bastaria apenas, como basta, admitir a configuração do instituto, na união entre pessoas do mesmo sexo. Ressalvados e respeitados todos os entendimentos em contrário, não há como deixar de aplaudir o posicionamento da Corte Suprema do país. Afinal, não se trata de ser a favor ou contra o homossexualismo, pois isso é problema de cada um ou de convicção própria, na medida em que toda pessoa tem o direito à autodeterminação. Cuida-se apenas de assegurar tratamento jurídico igual a situações iguais, numa aplicação plena do direito à igualdade e à diversidade sexual. Toda união marcada pelo amor e pelo respeito deve ter os mesmos efeitos jurídicos. E só. O resto é exercício de logomaquia. O Supremo hoje estende aos homossexuais o direito que a lei já reconhece aos heterossexuais, não deixando que a opção sexual seja um elemento de diferenciação ou discrepância, como está lá escrito na própria Constituição Brasileira.  E da Carta Magna é o Supremo Tribunal Federal o guardião.
GUARANI 100 ANOS.
Para um público pagante de 2.202 pessoas e uma renda de Cr$67.260,00, o décimo jogo do Bugre pelo Campeonato Brasileiro de 1.978, ainda na fase preliminar,  aconteceu no dia 11 de maio de 1.978, uma quinta feira, às 21,00 horas, no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, interior do Estado do Rio de Janeiro.  O Guarani perdeu para o Volta Redonda pelo placar de 2 a 0, com gols de Carlinhos e Té, respectivamente, aos 28 minutos do primeiro tempo e  26 minutos do segundo tempo. Apitou a partida o árbitro José Mário Vinhas,  do Distrito Federal. O Volta Redonda do técnico Alfredo Gonzales, jogou e venceu com Miguel, Mauro Cruz, Edson, Ari Martins e Hudson; Carlinhos, Paulo Reina e Rubens Paraná; Roberto Carlos, Té e Valinhos. O Guarani, do técnico Carlos Alberto Silva, jogou e perdeu com Neneca, Mauro, Gomes, Edson e Cuca; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão (Gersinho), Careca e Macedo (Bozó). O Volta Redonda terminou o campeonato em  32º lugar, dentre 74 clubes que disputaram o campeonato daquele ano. O Guarani foi o campeão.
HOMENAGEM ÀS MÃES E A  ABAL
Amanhã, sexta-feira, dia 6 de maio de 2.011, às 20,00  horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/ n., Cambuí, telefone 3232-4168), ocorrerá um evento da ABAL Campinas, em homenagem ao Dia das Mães. No repertório o recital da Série Encontros Musicais, com  o soprano Regina Márcia  Moura Tavares,  mezzosoprano Vera Bréscia e os tenores André Minutti e Alcides Acosta, com acompanhamento pianístico de Ana Carolina Sacco. No repertório peças de Dorival Caymmi, C.A. Bixio-B Cherubini, F. Durante, Norma de Lourdes Guimarães Ribeiro, Francisco Mignone, entre outros. No encerramento do programa, todos os presentes serão convidados a cantar, em coro, a valsa canção “Minha Mãezinha Querida”, de autoria de Lourival Faissal e Getúlio Macedo, cuja letra é a seguinte: /Minha mãezinha querida, Mãezinha do coração, Te adorarei toda vida, com grande emoção, É tua esta valsinha, Foste a inspiração, Canto, querida mãezinha, A tua Canção; Alegria, Com prazer, Com a grande emoção, Neste dia te dizer, Com muito amor e afeição, Ó minha mãe, minha santa querida, És um tesouro que eu tenho na vida, Eu te ofereço esta linda canção, Mãezinha do Coração/. A entrada é franca.
LIBERTADORES E COPA DO BRASIL
Ontem à noite, Fluminense, Cruzeiro, Internacional e Grêmio disseram adeus à Taça Libertadores da América, versão 2.011. Todos foram derrotados e por placares que os eliminou. De todas as derrotas, a mais surpreendente foi a do Cruzeiro, o dono da melhor campanha na fase anterior e que perdeu em casa, para o Once Caldas, por 2 a 0, embora tenha vencido fora, por 2 a 1. Coisas do futebol. Dos brasileiros que iniciaram a competição, só restou o Santos, nossa única esperança daqui para a frente.
Acabo de tomar conhecimento que o Palmeiras perdeu, agora à pouco, o jogo de ida da Copa do Brasil, quartas-de-final para o supreendente Coritiba, pelo placar, acreditem,  de 6 a 0. O Coritiba tem a maior série de vitórias consecutivas de um time brasileiro (24 vitórias). Voltarei ao assunto oportunamente.
Boa noite e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário