quarta-feira, 4 de maio de 2011

SANTOS NA LIBERTADORES, IBCCRIM E LEDO ENGANO

Bom dia amigos, vamos conversar hoje um pouco sobre o jogo de ontem, do Santos contra o América do México, pela Taça Libertadores da América. Trazemos também notícia do 17º Seminário do prestigiado Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, cujas inscrições estão abertas e que acontecerá entre os dias 23 a 26 de agosto. E por que o “ledo engano” e não o “ledo acerto”? Que raio é isso?
  
O SUFOCO DO SANTOS NA LIBERTADORES.

Bem que se desconfiava que o placar de apenas 1 a 0, na vitória apertada do Santos sobre o América do México, na semana passada, em Vila Belmiro, era pouco e preocupante, considerando as dificuldades do jogo da volta, na fase  do mata–a-mata da Libertadores. E ontem, em Queretário, no México, o vaticínio se confirmou, muito embora tenha o Peixe obtido a sua almejada classificação, com eliminação do rival, num heróico empate de 0 a 0. Não pense o amigo que foi fácil sair do estádio, sem tomar gol. O goleiro Rafael pode ser apontado como o melhor jogador em campo, graças às inúmeras defesas difíceis que fez, sobretudo no segundo tempo. No primeiro tempo, o jogo estava equilibrado. O Santos, organizado num 4-4-2, buscava com Ganso e Neymar comandar as jogadas de ataque. Zé Eduardo fazia a função de centroavante isolado entre os zagueiros do time mexicano. Conquanto equilibrada a posse de bola, o Santos não criava chances de gol. Aos 22 minutos tomou um susto, quando  Mosquera cabeceou livre na cobrança de escanteio e a bola chocou-se contra o travessão direito de Rafael que, na seqüência, defendeu novo chute para a meta. Mas foi no segundo tempo que a partida se complicou para o Peixe. Tirante os primeiros minutos e a única chance real de gol perdida aos 4 minutos quando, em cobrança de falta pela direita, Ganso mandou a bola na trave do goleiro do América, o Santos foi totalmente dominado. Muricy tentou modificar o panorama da partida, com a mesma tática utilizada no segundo tempo do jogo de sábado contra o São Paulo pelo Campeonato Paulista. Sacou Zé Eduardo que até então nada fazia (e também não recebia bola) para a entrada de mais um zagueiro, Bruno Aguiar. Depois perdeu Arouca machucado e que preocupa o departamento médico para a primeira partida da decisão do Campeonato Paulista contra o Corinthians domingo no Pacaembu, entrando no seu lugar o garoto Rodrigo Possebon.  Aí o time ficou de vez defensivo, recheado de volantes e zagueiros. Perdeu definitivamente o meio de campo e a segunda bola e se manteve inteiramente no seu campo de defesa durante mais de 25 minutos. A expectativa de que liquidasse a partida num contra-ataque eficiente com Ganso e Neymar, ou com a liberação dos laterais para irem à linha de fundo, não se confirmou. Ganso estava mal. Neymar, muito marcado e alvo de muitas faltas, pouco pode criar. E conquanto os laterais (principalmente Jonathan) tenham ido  à linha de fundo, os cruzamentos horrorosos, nada possibilitaram ao time santista, de concreto, animando o já ousado adversário que insistia em entrar pelo meio ou com bolas alçadas na área santista. Foi um sufoco até que o árbitro Carlos Vera do Equador  apitou o final do jogo aos 47 minutos e cinquenta e sete segundos da etapa complementar. Restou a comemoração do técnico Muricy, dos jogadores e da pequena torcida santista presente ao estádio, da classificação do Santos para as quartas-de-finais da Libertadores, quando deverá pegar o Cruzeiro ou o Once Caldas.

17º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO IBCCRIM.

O nosso companheiro, o professor e  advogado criminalista ROGÉRIO TAFFARELLO, pede que se transmita aos interessados a informação de que estão abertas as inscrições para o 17º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Trata-se de tradicional evento sobre assuntos de direito  penal e Justiça Criminal do país e neste ano o Seminário ocorrerá no Hotel Tivoli Moffarej, em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de agosto, e contará com juristas e cientistas sociais de diversos Estados brasileiros  e ainda  da Alemanha, Espanha, Itália, Estados Unidos, Portugal, Hungria, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Bolívia. A programação  completa e as inscrições estão disponíveis no hotsite do evento http://www.ibccrim.org.br/site_swf. O hotsite pode também ser acessado a partir do portal do IBCCRIM: www.ibccrim.org.br. Os interessados estão convidados a participar do evento  e a se associarem ao IBCCRIM. Os escritórios de advocacia interessados em incluir sua marca entre os patrocinadores do evento devem fazer contato com  Caroline Bitencourt por e.mail (eventos@ibccrim.org.br) ou pelo fone (011-3111-1040, ramal 132).

REFLEXÕES  E DESAFIO SOBRE O LEDO ENGANO.

Ledo engano! É sempre assim. Trata-se de adjetivo que necessariamente acompanha esse substantivo. O que quer dizer “ledo”? Por que nunca se diz Ledo acerto! Não conheço qualquer outro substantivo com o qual se use esse adjetivo. E além desse eu só conheço o Ledo Ivo, um belo escritor com assento na Academia Brasileira de Letras. Mas aí o Ledo deve ser o masculino de Leda. O dicionário assinala o termo como “alegre, risonho”. Então o engano é risonho, alegre? Que coisa estranha, não? E O Ledo escritor pode ser chamado de Risonho Ivo? Traduzindo para o francês seria Gay Ivo? É um sintagma, Prof. Pasquale?  Está feito o desafio. Quem puder que explique. Fico  aguardando.

Boa noite e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário