quarta-feira, 21 de março de 2012

OITENTA ANOS DE OAB-CAMPI8NAS


Bom dia  amigos,


No dia 21 de março de 1.932, ou seja, há exatos 80 anos, o ilustre advogado Dr. Plínio Barreto assinava a ata de criação da Subseção de Campinas, da Ordem dos Advogados do Brasil. Nessa trajetória, advogados ilustres e modestos, colaboradores e funcionários novos e antigos, contribuiram para a construção de uma das histórias mais ricas e importantes da comunidade, evidenciando o valor social e ético do braço campineiro dessa imprescindível entidade de classe. Ao todo foram 24 Presidentes, incluindo o atual, Dr. Sérgio Carvalho de A. Vallim Filho. Recordo-me de grande parte deles, alguns inclusive, que conheci tempos após terem exercido o seu mandato, como no caso do Dr. Carlos Foot Guimarães, cuja gestão ocorreu entre 1945/1952, antes do meu nascimento, mas com quem  mantive grande contacto, no tempo em que eu era auxiliar, e, depois escrevente no Fórum de Campinas, e também como aluno e posteriormente colega de docência na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da qual o Dr. Foot foi Diretor e professor durante muitos anos. Lembro-me com grande carinho do Dr. Camilo Geraldo de Souza Coelho, que dirigiu a entidade entre 1.953/1.956, ainda como advogado militante no Fórum da Comarca, uma das pessoas mais educadas e elegantes que conheci na minha vida, além de seus revelados predicados como causídico e cidadão.  Destaco também o Dr. José Machado de Campos Filho (1979/1980),  com quem advoguei nos anos 70 e parte dos anos 80, e do qual fui assessor na Comissão de Ética da OAB/SP. Outros profissionais atuantes na advocacia de Campinas (Dr. Júlio Cardella (1.985/1.988), Dr. Alberto Carmo Frazatto (1.989/1.990), Dr. Ataliba Soares de Sá (1.973/1.974 e 1977/1978), Dr. Marcos José Bernardelli (1995/1996), Dr. Roberto Francisco de Carvalho (1.991/1992), Dr. Aderbal da Cunha Bergo (1.998/2000), dentre outros, exerceram o cargo com desembaraço e independência.   Cada um deles como profissional e ser humano, com virtudes e defeitos, foi responsável pela condução e pela defesa da classe, muitas vezes mal compreendida ou vítima da intolerância e de arbitrariedades das mais diversas autoridades.  Mas não só eles. A OAB-Campinas também contou com o auxílio valioso de muitos ex-Presidentes como o saudoso Dr. Nhemtalla Andery, de advogados que formaram e trabalharam nas muitas Comissões, realizando tarefas das mais relevantes, independentemente de remuneração, de dia, hora e lugar. Lembro-me com saudade da funcionária Eunice, que trabalhou na Sub-Secção, se não me engano, por quase ou mais de 30 anos, até a sua aposentadoria. Nunca soube o seu nome completo ou se um dia soube, já me esqueci. Dela, porém, não. Era afável, solícita e competente em qualquer questão que envolvesse a OAB-Campinas. Não sei onde anda, nem se está viva. A todos eles, porém,quero transmitir o meu abraço e agradecimento como advogado que fui antes da Magistratura, e que sou, com muita honra, depois da Magistratura,  e até quando Deus assim o permitir.



Até amanhã.





2 comentários:

  1. Dr. Jamil. Boa tarde! Conforme contato telefônico, envio o artigo escrito por V.Sa. em Comemoração aos 80 anos da OAB/Campinas (Batendo Papo com Jamil) datado de 25 de março de 2.012. Senti-me lisonjeada com a homenagem, principalmente por estar com vida e com saúde. Realmente estou na OAB/Campinas há 41 anos, casei, não tenho filhos e sou exatamente aquela "Eunice" citada no artigo. Felizmente, amo o que faço. Tomei conhecimento só agora do artigo, pelo fato de estar realizando uma pesquisa do ex-Presidente Dr. Ataliba Soares de Sá. Muito obrigado pela lembrança. Fraternal abraço! Eunice Roberto de Souza. Coordenadora de Subseção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima foi transcrito para esta coluna por mim, tendo em vista que o recebi, via e.mail. Aproveito para responder à Eunice, dizendo que os elogios pelo seu excelente e competente desempenho profissional, não representam senão o pensamento generalizado dos advogados e estagiários e um tributo à justiça. Grande abraço.

      Excluir