quinta-feira, 28 de abril de 2011

A ANIMAÇÃO "RIO" E OS FAVORITOS DOS CAMPEONATOS

 Aos novos amigos, Dora  Martins, Fernando, Gabriel Furquim, Gabriel Ruiz e Evandro, sejam benvindos. É muito bom tê-los aqui para compartilhar os nossos assuntos da vida e do cotidiano. Nesta semana os fatos que entupiram as manchetes de todas as mídias foram o golaço de Messi no clássico de ontem entre o espetacular Barcelona e o badalado Real Madrid, pela semifinal da Copa dos Campeões e o casamento do Príncipe  William com a plebéia Kate Middleton.  Aliás, a esse propósito, as declarações do guarda real que ofendeu a futura princesa no twiter sem qualquer explicação ao menos racional, tem cheiro de misoginia. Nas telas da cidade a estréia de Bróder, filme nacional que chega com alguma badalação, enquanto Vips se mantém firme por mais uma semana em cartaz, tendo como protagonista o ótimo Wagner Moura. Quem bate recorde é outro filme brasileiro espírita, As Mães de Chico Xavier. Quem foi ver gostou muito de Cópia Fiel, um drama de produção franco/iraniana/italiana e há curiosidade também  em checar Um mundo Melhor, outro drama dinamarquês/sueco, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.
RIO
Para quem viu a versão chata e decepcionante da animação Alice no País das Maravilhas (2.010), de Tim Burton, Rio é uma animação norte-americana dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha muito mais  interessante.   Conta a história de um filhote de arara-azul seqüestrada por traficantes de aves nos Estados Unidos e trazida para o Rio de Janeiro. Aqui o filhote encontra um parceiro e passa a desfrutar das vantagens e desvantagens da vida carioca, enquanto foge de seus desafetos à procura de seu rumo e de sua dona. A jovem americana, inconformada com o desaparecimento de sua ave de estimação, vem ao Brasil na tentativa de recuperá-la. Enquanto o roteiro se desenvolve, o espectador é brindado com um mundo de fantasias virtuais, onde se destacam animais de várias espécies nacionais,  samba, favelas, praias e especialmente um grande carnaval na Sapucaí,  com todos os contrastes da cidade maravilhosa, das favelas à Baía de Guanabara, do Cristo Redendor, ao reduto de marginais,  tudo na melhor técnica e que se traduz num espetáculo  bem elaborado de desenhos e cores, que merece ser visto. Você pode optar pela versão normal, ou por aquela em 3-D.  Carlos Saldanha é um diretor competente, responsável, dentre outros, pela direção da Era do Gelo 3. O filme já arrecadou mais de quatrocentos e cinquenta milhões de reais e é a animação mais vista no ano até aqui. Na dublagem as vozes são de Anne Hathaway, do brasileiro Rodrigo Santoro e de Patrick Harris.  Não deixe de ver.

VEJA E A ANIMAÇÃO DE CARLOS SALDANHA.
Sobre o filme Rio, a revista Veja publicou a seguinte opinião: “A técnica primorosa,a reconstrução de um Rio de Janeiro virtual são, de cara, motivo de grande expectativa em torno do filme. Mas a capacidade de criar, mesmo em um filme de animação, tensões como humor, drama, suspense e romance são, no fundo, o grande mérito da equipe de “Rio”. Concordo integralmente.
OS CAMPEONATOS E OS FAVORITOS
Sempre que alguém resolve fazer algum prognóstico, especialmente no futebol, a coisa tende a falhar. Realmente, como diz o amigo Cármino, o futebol é o único esporte em que o mais fraco pode ganhar do mais forte. Isso é quase impensável nos esportes individuais como o tênis, e mesmo nos coletivos, como o basquete e o vôlei. Porém, decidi declarar os meus palpites para os favoritos dos principais campeonatos em andamento. Mas, aviso. Os critérios são apenas os que me parecem mais lógicos e racionais. Quando a bola corre porém, tantas são as circunstâncias que influenciam o resultado de uma partida,  que por isso mesmo, o futebol continua sendo uma caixinha de surpresas. Estimulante, sem dúvida.
CAMPEONATO PAULISTA
O favorito para mim é o Corinthians. Explico: o Timão é o único dentro os quatro finalistas que não está disputando nenhum outro campeonato no momento. O foco é exclusivamente no Paulistão. E ganhar esse campeonato é tudo o que resta para o Coringão no primeiro semestre para apagar especialmente a inesperada desclassificação na repescagem da Libertadores, contra o fraco time do Tachira....., goleado impiedosamente pelo Cruzeiro. Ademais, o Corinthians sempre se destaca no campeonato regional, tanto que é o detentor do maior número de títulos. Finalmente, conto também com a boa fase do centroavante Liedelson, que supriu, com vantagens, a aposentadoria precoce de Ronaldo. Por fim, mais um detalhe. Os árbitros paulistas tem uma certa simpatia pela popularidade do timão. É ou não é?
COPA DO BRASIL
O favorito para mim é o São Paulo. Por várias razões. Esse campeonato é o que mais se assemelha no seu regulamento com a Libertadores. E o São Paulo tem tradição e bom desempenho em campeonatos com esse formato, tanto que é, dentre os brasileiros, o maior ganhador da Libertadores. Por outro lado, este é o caminho menos complicado de assegurar uma vaga na Libertadores do ano que vem, o campeonato pelo qual tem o time e a torcida imensa predileção. Isso tudo não bastaria se o São Paulo não tivesse um time excelente e em franca evolução. É nítida a boa fase do atacante Dagoberto e dos atacantes Ilsinho e Marlos. A defesa é sólida, destacando-se o excelente futebol do Alex Silva e de Miranda e no meio de campo as opções do treinador, dentre as quais, o retorno do jovem Lucas e Rivaldo, ainda um grande criador de jogadas, como se viu ontem no pouco tempo que jogou contra o Goiás. Ah, ia me esquecendo. A estréia esperada de Luis Fabiano. Não fosse por tudo isso, o que assegura ao tricolor a condição de um dos melhores times do país, os seus adversários principais e equivalentes, estão disputando a Libertadores.
A LIBERTADORES
A espetacular campanha que o Cruzeiro vem fazendo na Libertadores, goleando “Deus e todo mundo”  credencia o time da Toca da Raposa como o mais óbvio candidato ao Título do Campeonato. Também acho. O futebol vistoso, estável e eficiente que vem jogando  avalisa a previsão. Nada obstante, tenho um palpite de que o campeão da Libertadores será outro brasileiro: O Santos. Por que? Bem, porque o Santos tem Neymar numa fase estupenda. Tem Paulo Cesar Ganso, um dos maiores jogadores que surgiram nos últimos tempos e que,apesar da polêmica que vem enfrentando com a renovação de seu contrato com o Santos e os convites que pipocam na Vila Belmiro para transferência, ele deve mesmo ficar, ao menos até o meio do ano, em Santos. Por fim, tem um detalhe que por si só é esclarecedor: o Santos vem subindo de produção e o seu técnico é apenas Muricy Ramalho, o maior conquistador de títulos da década.
E O PALMEIRAS.
É, e o Palmeiras? Bem, acho que o Palmeiras não vai chegar, mesmo admitindo a estabilidade de seu futebol nos últimos jogos e a competência de seu treinador. O time, no todo, é pior que os outros grandes paulistas e Valdivia, o seu grande jogador ao lado de Kleber, tem altos e baixos, não tendo, depois de seu retorno ao Verdão, dado aquela segurança e estabilidade ao torcedor. Enfim, tudo isso é relativo e o alviverde pode perfeitamente abocanhar os dois campeonatos que está disputando. Mas...
Bem, para o pessoal que curte  fantasia acordar cedo amanhã, por volta das 7,00 horas, para assistir o início da solenidade de casamento do príncipe, é de rigor.
Boa noite, então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário