quarta-feira, 20 de abril de 2011

A FESTA DO BOI FALÔ E OUTROS ASSUNTOS

Boa noite caros amigos bloqueiros,

É quarta-feira da Semana Santa e, antecipando-me ao tumulto de amanhã, quando as estradas para o Litoral deverão estar lotadas e lentas, assim como os supermercados e as praias, saí na companhia da família com  um dia de antecedência, já fiz compras e estou na Riviera de São Lourenço, um condomínio independente e bem estruturado, no Litoral Norte, a 10 km. da velha cidade de Bertioga. Qualquer dia destes, depois de obter mais informações, falarei aqui sobre esse privilegiado espaço do litoral paulista, com casas e edifícios elegantes e modernos. Contrastando com esse paraíso, chegam notícias dos vários rincões  deste Brasil de muitos brasis estranhas, lamentáveis e inacreditáveis. O Juiz Odilon de Oliveira, de Pontaporã, em Mato Grosso do Sul, está jurado de morte, depois de condenar 114 traficantes a penas variadas. Vive dentro do Fórum, blindado por 7 agentes de segurança, enquanto a família permanece na respectiva residência,  também sob proteção. Esse Magistrado exemplar, contudo, acha que apenas cumpre sua função com honestidade e imparcialidade que ela exige. E faz um paralelo entre a sua situação atual e a dos réus que levou à cadeia: - “A única diferença entre mim e os traficantes que condenei, é que eu tenho a chave da minha prisão”, desabafa. Em Barão Geraldo, na sexta-feira, tem a festa do Boi Falô. Pesquisas da Unicamp anunciam o poder da jabuticaba. E continuamos a comentar, de pouquinho, as mudanças propostas no Projeto do novo Código de Processo Civil que já está aprovado no Senado Federal e se encontra na Câmara dos Deputados.

A FESTA DO BOI FALÔ

É tradicional no Distrito de Barão Geraldo, na Sexta Feira Santa, a chamada “Festa do Boi Falô”. Cada ano mais gente se junta aos moradores para as comemorações. A festa decorre de uma lenda que tem duas versões. Na versão mais longa, conta-se que no tempo da escravidão, o capataz da Fazenda Santa Genebra, determinou que num dia santo de guarda, um escravo levasse cereais para a cidade, num carro de boi. O escravo relutou em aceitar, com medo de pecar, mas o capataz insistiu e prometeu açoitá-lo se houvesse desobediência. Daí, quando o escravo começou a atrelar os bois, um deles se recusou a obedecer e o escravo foi violentamente açoitado até a morte pelo capataz. O boi, no entanto, dobrou as patas dianteiras e em tom de terror,  falou: - Hoje é dia do Senhor. O capataz arrependido, caiu  de joelhos e pediu perdão pelos seus atos. O escravo virou mártir e dizem que à sua alma muitas pessoas recorrem, pedindo proteção. Na segunda versão, mais simples, afirma-se que o escravo Toninho da fazenda Santa Genebra, de popriedade do Barão Geraldo de Rezende, resolveu trabalhar numa Sexta Feira Santa, mas um boi, contrariado com essa conduta, disse para o escravo: - Toninho, hoje não é dia de trabalhar, é dia de guardar. O escravo, então, correu para contar a todos, especialmente ao Barão, que era homem sem fé, sobre o que tinha ocorrido. O Barão se converteu e o escravo passou a trabalhar na casa dele, em serviços domésticos, até a morte. Foi enterrado ao lado do túmulo do patrão, como reconhecimento pelos serviços prestados, no Cemitério da Saudade, em Campinas. Seu túmulo é muito visitado até hoje, especialmente no Dia de Finados. Esta é a única lenda relacionada com a região de Campinas,  O Governador Mário Covas legalizou a festa, que passou a integrar o folclore oficial do Estado. A comemoração básica consiste em servir, na sexta feira da paixão, uma macarronada gigante a todos os moradores e visitantes. Na última versão (15ª.) foram utilizados 700 quilos de macarrão, 300 de molho e outros ingredientes. Tudo é doado pelos empresários e comunidade. Há também extensa programação cultural, com apresentação de grupos musicais, de teatro etc. Vale a pena prestigiar. Sexta-feira, próximo  dia 22.

A UNICAMP E O MILAGRE DAS FRUTAS

Há tempos, os médicos e nutricionistas recomendam o consumo de três porções de frutas, por dia, se possível, para preservação da saúde.  Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas garantiram semana passada que, segundo recentes pesquisas, já se pode afirmar que  comer duas maçãs por dia, uma, duas horas antes do almoço e outra, duas horas antes do jantar, reduz o colesterol ruim significativamente e aumenta o colesterol bom. Também houve positivação quanto aos efeitos benéficos do coquetel de frutas vermelhas sobre o controle do colesterol. O morango, a acerola, a maça, a melancia, a ameixa, a goiaba combatem os radicais livres, pois atuam como antioxidantes, possuem diversas vitaminas, inclusive a vitamina B, o licopeno, que é fator importante no combate ao câncer de próstata e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. E só a jabuticaba sozinha foi capaz de reduzir, dizem,  o colesterol ruim em 50%.

AS MUDANÇAS NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

No projeto do Novo Código de Processo Civil, já aprovado no Senado Federal, acaba o recurso chamado de “Embargos Infringentes”. Como se sabe, os embargos infringentes, no Código de 73, sempre eram cabíveis quando o julgamento da apelação não fosse unânime, pouco importanto se confirmando ou reformando a sentença de 1ª. Instância. Recentemente, numa das reformas do CPC vigente, restringiu-se o cabimento dos tais embargos, que só passaram a ser cabíveis (situação de hoje) quando o julgamento da apelação não se der por unanimidade, havendo voto vencido, mas reformando a sentença. Assim, quando a Turma nega provimento à apelação, ainda que por maioria, não cabe mais tal recurso. O projeto, no entanto, extingue de vez o recurso, que não será mais previsto, nem admitido na legislação processual recursal brasileira.

Boa noite e até amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário