domingo, 3 de abril de 2011

SILVIO BELTRAMELLI E RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA A-2

FACULDADE DE DIREITO DA PUC-CAMPINAS - 60 ANOS.

O simpático jovem aí da foto é Sílvio Beltramelli Netto,   ex-aluno da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e hoje professor da mesma instituição, nosso estimado colega de docência. Silvio é casado com a ex-aluna do mesmo curso e instituição, Renata Chaib Beltramelli, filha de outro grande amigo, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Euvaldo Chaib Filho. Sílvio lembra estórias engraçadas que vivenciou durante o curso, algumas das quais escreveu e, a nosso pedido, enviou. Na medida do possível tais relatos serão publicados aqui. Abaixo a sua ficha resumida:

NOME: SILVIO BELTRAMELLI NETO,  BRASILEIRO, CASADO, PROCURADOR DO TRABALHO  E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.

44a. TURMA DE FORMANDOS EM DIREITO - ANO DE 1.999.
ANO DE INGRESSO COMO PROFESSOR DA FACULDADE DE DIREITO: 2.003.  DISCIPLINAS: DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO e ESTÁGIO PROFISSIONAL.
ENTREVISTA: O QUE A FACULDADE DE DIREITO SIGNIFICOU NA SUA VIDA?
RESPOSTA:  A FACULDADE DE DIREITO DA PUCC, ENTENDIDA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, SIGNIFICA, NA MINHA VIDA, FATOR DECISIVO PARA A PESSOA QUE SOU HOJE. NELA FUI MOLDADO A PARTIR DA CONSOLIDAÇÃO, EM IGUAL INTENSIDADE, DAS CONCEPÇÕES DE CARÁTER, FAMÍLIA, AMIZADE, CONHECIMENTO E PROFISSÃO, QUE ME ORIENTARÃO PARA A VIDA INTEIRA. A ELA RETORNAR COMO PROFESSOR ME OPORTUNIZA, DIA A DIA, NOVA REALIZAÇÃO PESSOAL, EM DUPLA DIMENSÃO: UMA, DE GRATIDÃO, PELA QUAL PRETENDO RETRIBUIR, AINDA QUE EM MEDIDA SEMPRE MUITO MENOR, TUDO AQUILO QUE DESTA CASA RECEBÍ; OUTRA, DO EGOÍSMO DE JAMAIS DESEJAR ME SEPARAR DE ALGO TÃO CARO".

CONTOS DO SÍLVIO I

Segue o primeiro conto do Sílvio:


ALGUMA DÚVIDA?
Aquele foi meu primeiro ano de docência, quando me foram atribuídas também aulas da disciplina de Elementos de Direito Comercial para o curso de Administração da Puc-Campinas. Após o período de adaptação e com a aquisição de alguma segurança nas aulas, eu me dava bem com a turma e já sabia, mais ou menos, o perfil de cada aluno daquela classe do noturno.
Na primeira fileira, sentava-se um aluno muito interessado e esforçado. Sempre que teve dúvidas fez valer seu direito de perguntar, cujo exercício faço questão de preservar e incentivar.
O tema do dia, então, era “Títulos de Crédito”. Explicava eu sobre o endosso. Dizia que o endosso era o mecanismo de transmissão do título e, conseqüentemente, da titularidade do respectivo crédito a terceira pessoa, envidado pela simples assinatura do credor no verso do documento. Após, detalhei que o endosso comporta duas modalidades, quais sejam, o endosso “em preto”, cuja característica é a identificação do endossatário; e o endosso “em branco”, que não apresenta o nome do novo destinatário da cártula, transformando-a em título ao portador. Finalmente, indaguei:
— Todos entenderam? Alguma dúvida?
O rapaz, então, como de praxe, dedo em riste, antecipa-se e informa:
— Eu tenho uma pergunta.
— Pois não. — respondo a ele.
Eis que escuto a pérola, formulada de maneira inacreditavelmente séria:
— É possível ao credor endossar “em preto” assinando com caneta azul?

BUGRE NO QUADRANGULAR
 Começaram ontem os dois quadrangulares que vão apontar os quatro times do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Série A-2), que obterão o acesso ao Campeonato Paulista da Primeira Divisão. O Guarani está no grupo que conta também com São José, Rio Preto e Comercial de Ribeirão Preto. Ontem o Comercial venceu o Rio Preto,  por 2 a 1, em Ribeirão. Hoje, às 16,00  horas, o confronto entre Guarani e São José, no Brinco de Ouro. Com um gol de Fabinho, logo nos minutos iniciais e outro no 2º tempo, marcado pelo lateral Carlinhos, quase no final, quando o São  José estava com apenas 10 jogadores, o Bugre venceu o rival pelo placar de 2 a 0, resultado importantísismo para o objetivo do acesso. O público foi de pouco mais que 3.300 pagantes, de certa forma decepcionante pela importância do jogo. Vejamos se os torcedores, à medida em que o quadrangular afunila, retorna, em massa, para ajudar o Guarani na luta pelo acesso. Destaque para o bom futebol jogado pelo Bugre nos dois tempos, muito diferente daquele visto na quarta-feira,quando empatou com o Horizonte do Ceará em 2 a 2 e foi desclassificado da Copa do Brasil. O time foi vibrante do começo ao fim, tentando superar a falta de técnica, com raça. Destaque positivo também para o meia Rodrigo Paulista que, especialmente no primeiro tempo, deu ritmo ao meio de campo e setor de ataque. Fabinho também foi jogador indispensável. Caindo pelas pontas, ganhou praticamente todas as jogadas de seu marcador, além de fazer um gol de habilidade, de fora da área, nos minutos iniciais, dando ao time tranquilidade para o resto do jogo. Também acredito que o técnico Vilson Taddei não deve ter mais dúvidas. O titular da lateral esquerda deve ser mesmo Carlinhos, pois o seu futebol, hoje muito produtivo, é superior ao de Brida. Quem voltou a jogar pouco foi o atacante Marcos Denner, artilheiro do time com 9 gols, mas que, desde o jogo passado mostrou que não está em boa fase. No geral, o resultado foi muito positivo, mas é só o primeiro na luta pelo acesso.
Amanhã comentarei resultados do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Boa noite,






Um comentário:

  1. Salve prof. Jamil, bom dia!
    Direto do computador da sala dos professores mando minhas congratulações pela postagem em homenagem ao prof. Silvio Beltramelli.
    Forte abraços.
    waguinho
    Ps. A PIZZA estava uma delicia!

    ResponderExcluir