quinta-feira, 7 de abril de 2011

II FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE, GUSTAVO REIS, BILL CLINTON E A PONTE PRETA

Prezados amigos,
Na foto ao lado, vê-se o dinâmico Prefeito da  vizinha e encantadora cidade de Jaguariúna, Gustavo Reis e o ex-Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ambos participando do II Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus entre 24 a 26 de março. O Fórum, Gustavo e Clinton  são assuntos deste blog hoje, que ainda comenta um pouco da rodada de ontem da Copa do Brasil e Libertadores da América e das pretensões da diretoria da Ponte Preta de vender o Estádio Moisés Lucarelli para a construção de uma nova arena. A notícia que abalou hoje todo o Brasil e  correu o mundo logo pela manhã, foi o massacre de crianças e adolescentes numa escola de Realengo, um bairro pobre da Zona Norte do Rio de Janeiro. Tragédia que fez a Presidente Dilma Roussef  e o Governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, irem às lágrimas e gerou comoção em todo o país. Retrato da violência do mundo moderno, cujas causas precisam ser estudadas e enfrentadas pelo Estado e pela sociedade civil.
II FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE
De 24 a 26 de março de 2.011, realizou-se na bela cidade de Manaus, Estado do Amazonas, o II Fórum Mundial de Sustentabilidade,com o objetivo, segundo divulgação dos organizadores  de “difundir práticas e mecanismos bem sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e no mundo e demonstrar o valor econômico e o ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo, além de criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta”. Discursando no evento, o ex-Presidente,  Bill Clinton atribuiu ao Brasil um papel de liderança global nos temas relacionados ao meio ambiente.
GUSTAVO REIS
O Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis é um político dinâmico, moderno e respeitado. Eleito pelo PPS, o Prefeito está sem  partido após as eleições presidenciais do ano passado, quando foi expulso do PPS,  por ter apoiado a candidatura de Dilma Roussef, contra a orientação partidária. Gustavo se defendeu dizendo que não se sentia confortável num partido que insistia numa oposição radical ao governo, contra as evidências de um Brasil que estava e está dando certo. Gustavo também respondeu às críticas a ele feitas pelo Presidente do Partido, Deputado Roberto Freire, em visita a Campinas, anteontem.
A RESPOSTA DE REIS
“Durante os 12 anos em que militei no PPS, sempre fui leal aos seus princípios partidários. Mas no ano passado, durante as eleições presidenciais, entendi que não poderia ir contra um Brasil que está dando certo. A bandeira de nenhum partido, e muito menos os interesses pessoais de seus comandantes, é maior e mais importante do que os rumos da sociedade brasileira”.
PT E PMDB NA BRIGA PELA FILIAÇÃO DE REIS
Quando esteve recentemente em Brasília, participando da reunião de Prefeitos, Gustavo foi reconhecido pela Presidente Dilma Roussef, que fez questão de ir ao seu encontro e lhe dar um fraterno abraço. Na oportunidade, a Presidente afirmou que o PT se sentiria honrado com sua filiação ao partido. Gustavo porém nunca teve grande afinidade com o PT e também está sendo pretendido pelo PMDB. E ao que parece será o PMDB que ganhará essa parada.
GUSTAVO E BILL CLINTON
O Prefeito contou, em descontraído almoço na última sexta-feira no restaurante SR. BACALHAU, que quando Clinton soube que Jaguariúna é sede de um dos maiores eventos de rodeio do Brasil, ficou interessado e bem impressionado. Resolveu confidenciar ao Prefeito que quando esteve em campanha pelo Partido Democrata, para a Presidência da República dos Estados Unidos da América, teve que ceder à pretensão de políticos do Texas que lhe indagaram se gostava de rodeios. Ao sinalizar no sentido positivo, foi compelido a montar num touro (coisa que nunca tinha feito até então) e segurar o rojão por alguns instantes. E o touro não era de brinquedo, não! O então candidato sobreviveu à maluca empreitada e foi eleito Presidente. Vida de político não é mole, não. Nem no Brasil, nem nos States, nem no Japão.
A PONTE PRETA QUER VENDER O ESTÁDIO.  O CONDEPACC QUER TOMBÁ-LO.
Há um processo no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) que analisa projeto de tombamento do Estádio Moisés Lucarelli. Por ora não há qualquer decisão no sentido positivo ou negativo, ou ainda, se positivo, em que amplitude ocorreriam as restrições. Já a Ponte Preta quer vender o Estádio e, com os recursos levantados e somados a outros investimentos, criar a Ponte do Futuro. Ontem a Diretoria da Macaca apresentou o projeto existente para a construção de uma arena multiuso, padrão FiFa, a ser levantada no terreno do Jardim Eulina, com 30 mil lugares cobertos, amplo estacionamento, centro de convenções, restaurante, academia, museu e lojas, com investimentos estimados em 110 milhões de reais e prazo de 2 anos para conclusão das obras. Se, no entanto, ocorrer o tombamento, afirma a Diretor de Futebol Márcio Della Volpe que “ a nova arena e o futuro financeiro do clube ficam inviabilizados.” É esperar para conferir.
COPA DO BRASIL E LIBERTADORES
Nas rodadas de ontem da Copa do Brasil e da Libertadores, nenhuma grande novidade. Na Copa do Brasil, o São Paulo obteve a classificação para as oitavas de final, ao vencer o Santa Cruz do Recife, na Arena Barueri, pelo placar de 2 a 0, justamente o que precisava, pois perdera o jogo de ida no Recife pelo placar de 1 a 0. Rogério Ceni cobrou e perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro. E mais uma vez o destaque foi o meia atacante Lucas, com jogadas de rapidez e grande habilidade e, depois, por sua inexplicável expulsão. O garoto ameçou perder a cabeça quando partiu em direção ao árbitro, mas foi contido a tempo de se evitar uma infração mais grave, que poderia lhe custar (e ao São Paulo) muito caro no campeonato.  Vasco, Botafogo, Bahia, Caxias e Santo André também passaram pelos seus adversários e de fase. A surpresa maior ficou por conta da desclassificação do Atlético Mineiro que apenas empatou em 0 a 0 com o Grêmio Prudente, em Minas, quando precisava vencer por ter perdido o jogo de ida em Presidente Prudente. Na Libertadores novo vexame do campeão brasileiro Fluminense que perdeu mais uma, agora para o Nacional em Montevideu pelo placar de 2 a 0 e está em último lugar e quase fora do Campeonato. O Santos venceu apertado o Colo Colo,  por 3 a 2, depois de estar vencendo por 3 a 0. O pior porém foi ter perdido os jogadores Neymar, José Eduardo e Elano, todos expulsos ontem,  para o último jogo da fase contra o Cerro Portenho no Paraguai com a obrigação de vencer. O árbitro Roberto Silvera (Fifa-Uruguai), apesar de rigoroso, acertou nas expulsões e não pode ser criticado por isso. O Internacional de Porto Alegre perdeu no México, por 1 a 0, para o Jaguares, mas continua na liderança de sua chave e sua classificação está praticamente assegurada. Cruzeiro e Grêmio não jogaram ontem, mas vão muito bem, especialmente o primeiro que está fazendo uma campanha arrasadora, com inúmeras goleadas. Parabéns à boa equipe do Cruzeiro, candidatíssima ao título.
Boa noite a todos e até amanhã, se Deus quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário