quinta-feira, 14 de abril de 2011

CAUSO DOS PINTINHOS

Boa tarde amigos,

A Associação dos Advogados de São Paulo, com o objetivo de manter os seus associados informados sobre questões de direito, nas suas mais variadas  áreas e, bem assim, relativamente à jurisprudência dos Tribunais do país e o que se passa nas instituições encarregadas da distribuição da Justiça como Magistratura, Ministério Público e Advocacia, está oferecendo a esses associados, gratuitamente, assinatura do tradicional jornal Tribuna do Direito que já está no seu 18º aniversário, atingindo a maioridade  dentro da mídia especializada. No caderno destinado a LAZER, e na coluna denominada À MARGEM DA LEI o jornal tem publicado alguns contos que reuni no livro Causas & Causos, o de n. I,   de 2.006, que está esgotado na editora. Hoje, no blog, vai a reprodução do conto por mim batizado de OS PINTINHOS, publicado na pág. 28 da edição n. 216 do jornal, e que  foi rebatizado de A MULHER, O OFICIAL DE JUSTIÇA, A GALINHA E OS PINTINHOS.
Segue o causo:
                                                                "Os Pintinhos.
                                                             O Zé Maria era o Oficial de Justiça mais antigo, quando assumi a 2ª. Vara da Comarca de Itatiba.
Cumulava essa função remunerada com outra, sem contra-prestação pecuniária, que era a de Comissário de Menores, função essa que, tendo subsistido no antigo Código de Menores, acabou extinta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por falar em Estatuto, eu nunca entendi a razão pela qual o Estatuto é da Criança e do Adolescente e a Justiça encarregada de sua gestão é da Infância e da Juventude.
Só pode ser para confundir mesmo. Ou então para variar.
Bem, o fato é que, estando o Zé Maria de plantão, fazendo às vezes de “porteiro dos auditórios” em certa tarde, eis que surge uma senhora,dizendo que queria fazer uma queixa.
Falante, a tal mulher mal deixava o Zé Maria se manifestar. Queria, porque queria, que providências imediatas fossem tomadas contra uma vizinha que possuía, no quintal de sua casa, uma criação de galinhas, além de um pequeno pomar.
- Eu quero falar com quem possa resolver o problema. Eu já estou cheia dessa história, dizia.
- A senhora tentou dialogar com ela “numa boa”?
 - Xi! Não sei quantas vezes. Mas não teve solução.
- Mas, afinal, desabafa com impaciência o Zé Maria, o que é que está acontecendo?
- Sabe doutor. Ela tem lá uma criação de galinha no quintal dela, vizinho com o meu. Só que, volta e meia, as galinhas invadem o meu quintal e acabam destruindo os meus pés de couve e de alface. Foi o que aconteceu, outra vez, no domingo. Foram duas galinhas e três pintinhos.
O Zé Maria, dando tratos a bola, não resistiu e tascou:
- Olha dona. O Juiz daqui agora está muito ocupado, fazendo audiência. Depois eu falo com ele para resolver o problema da galinha. Quanto aos pintinhos ele não pode fazer nada. É que a competência é do Juizado de Menores".

Boa tarde, e até amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário