segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ÚLTIMA RODADA DE CLASSIFICAÇÃO DO PAULISTÃO. E ZICO.


 
Boa noite amigos,
Terminou ontem a fase de classificação do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, sem grandes novidades. Ao lado a foto do atacante Tiago Luís, da Ponte Preta, que durante a semana afirmou que o time faria tudo para bater o Palmeiras, no domingo.  Abaixo algumas considerações sobre a última rodada e a fórmula de disputa do torneio regional, cada vez mais desvalorizado e o que se espera das finais. E, ainda,   as declarações de Zico no programa do Serginho Groismann.
PONTE GANHOU DE NOVO E MANTEVE INVENCIBILIDADE CONTRA OS GRANDES.
A Macaca, quem diria, ganhou do Palmeiras, ontem, de virada, por  2 a 1, no Majestoso, gols de Max Santos aos 21 minutos para o Verdão e Márcio Diogo e Renatinho, respectivamente, aos 25 do primeiro tempo e 30 minutos do 2º tempo para a alvinegra campineira.  O público pagante, de 9.956 expectadores, para uma renda de R$223.156,00, foi ligeiramente maior do que o registrado, no sábado, no Brinco de Ouro entre Guarani e Comercial de Ribeirão Preto. Com o resultado a Ponte se manteve invicta contra os grandes. Empatou com o Santos em 2 a 2, em Campinas, e venceu São Paulo e Corinthians, na Capital, ambos por 1 a 0. Mas ficou em 5º lugar, não tendo chance de jogar mais no Majestoso contra qualquer deles.
O “VALE NADA” SEGUNDO ALGUNS, ACABOU ONTEM.
Muitos esportistas e profissionais da imprensa fizeram questão de enfatizar que o Campeonato Paulista, na fórmula de disputa deste ano, até ontem, não valeu nada. Sim, porquanto dúvida não havia quanto à classificação dos 4 grandes clubes, tamanha a diferença técnica entre eles e os demais 16 que completam a Divisão Especial, hoje Primeira Divisão. E na prática essa classificação foi antecipada – e em muito. Isso permitiu que todos eles pudessem jogar as últimas rodadas desinteressadamente, alguns colocando times reservas em campo. A verdade é que se essa fase valeu, foi mesmo só entre os 16 times remanescentes para verificar quais completariam os 4 remanescentes para o octogonal decisivo e quais os 4 que dariam adeus à primeira divisão, caindo para a segundona. O fato é que só um campeonato por pontos corridos pode verdadeiramente valorizar todo jogo em toda rodada. Mas tem aquela chatice eventual de algum  clube disparar e o campeonato terminar com 3 ou 4 rodadas de antecedência. Além disso, provavelmente, sem a emoção de uma final que possa, em regra, reunir duas equipes com iguais chances de ser  campeã. Que é mais justo o campeonato de pontos corridos, lá isso é, e não há dúvida.
OS OUTROS QUATRO DO OCTOGONAL
Definidos os quatro primeiros times a compor o octogonal decisivo, na seguinte ordem, São Paulo (1º), Palmeiras (2º), Corinthians (3º) e Santos (4º), os quatros outros melhor pontuados, foram, a Ponte Preta (5º) que pegará o Santos, o Oeste (6º) que jogará contra o Corinthians, O Mirassol (7º) que enfrentará o Palmeiras, e a Portuguesa de Desportos (8º), cujo adversário será o São Paulo. Parabéns especialmente ao Oeste e ao Mirassol pelo bom campeonato que fizeram, com times modestos e elencos baratos.
QUEM CAIU
São Bernardo (17º), com 18 pontos, Gremio Prudente (18º), com 17, Noroeste (19º) com 17 e Santo André (20º) com 15 pontos, caíram para a 2ª. Divisão. A  surpresa foi o Ituano que se safou há minutos do final da  última rodada, quando a Portuguesa finalmente fez o gol da vitória no Canindé contra o São Bernardo, decretando o rebaixamento do time da Grande São Paulo e se classificando para o octogonal.
O LINENSE QUEM DIRIA. E O SÃO CAETANO QUEM DIRIA.
O Linense, caçula do campeonato e que freqüentou durante muito tempo a zona do rebaixamento conseguiu finalmente se safar. E ainda, como autêntica zebra, bater o São Caetano, na casa do adversário, pelo placar de 2 a 0, eliminando o favoritismo do time da casa, para ficar com a 8ª. vaga do octogonal. Melhor para a Lusa que se beneficiou da derrota do azulão e abocanhou a  vaga, o que era improvável.
A AZARADA PORTUGUESA ENFIM DEU SORTE. MAS O SÃO BERNARDO RECLAMA.
A história dos campeonatos revela insofismavelmente que a Portuguesa não tem sorte. Se o campeonato é daqueles que só tem quadrangular final, a Lusa fica em 5º. Se tem octogonal, fica em 9º. Além disso, segundo o jornalista e locutor Milton Neves, a Portuguesinha é o time mais “garfado” pelas arbitragens, dentre os chamados “grandes”. Na dúvida, contra a Portuguesa. E isso realmente tem acontecido. A falta de sorte, aliada aos erros das arbitragens,  a incompetência dos cartolas que dirigem o clube nos últimos anos, as baixas rendas proporcionadas pela sua ausente (ou inexistente, não se sabe) torcida  e dos times fracos que monta, há muito jogaram a Lusa para um segundo plano, tendo caído para a Série B do Campeonato Brasileiro, de onde não consegue sair,  e até no Campeonato Paulista. Mas ontem a história mudou. A Lusa contou com a sorte e fez sua parte. E ainda se beneficiou do bom desempenho do Linense que venceu o São Caetano (o mais provável candidato à 8ª. vaga, para o que só precisava da vitória) em pleno Anacleto Campanela. Mas, depois do jogo houve muita reclamação do pessoal do São Bernardo. Os jogadores ouvidos garantiram que em determinado ponto do jogo, havia uma combinação para que o empate em 0 a 0 prevalecesse, pois esse resultado, considerada a vitória do time de Lins, em São Caetano, classificava a Lusa para o octogonal, e salvava o São Bernardo do rebaixamento. E segundo a versão que correu, o pessoal da Lusa (inclusive o técnico Jorginho), deram uma de traíra e furaram o acordo, quando o São Bernardo já havia abdicado de atacar. Será? Se foi isso o que aconteceu, bem feito! Chega de patifaria no esporte. Futebol, como diz Falcão, é uma brincadeira que deve ser levada muito a sério. Falou, e com autoridade, o Rei de Roma.
SANTO ANDRÉ, DE VICE PARA A LANTERNA E O TRISTE REBAIXAMENTO.
Foi vertiginosa a queda do time do Santo André de um campeonato paulista para o seguinte. Ainda não faz tanto tempo, assistíamos a uma final empolgante entre o Peixe, recheado de craques como Neymar, Ganso, André, Zé Eduardo, etc. e o bom time do Santo André que revelava caras novas e boas de bola (Cicinho, Halisson, Alê, Branquinho, Bruno Cesar, Rodriguinho).  No último jogo, ganhou pelo  placar de 3 a 2, ficando a apenas um gol do título. O Santos se beneficiou do regulamento que lhe dava vantagem em igual número de pontos depois dos dois jogos. O calendário mudou, as revelações do Santo André foram embora e o time caiu no campeonato brasileiro da série B para a Série C. E agora no Paulista foi o último colocado com apenas 15 pontos. O exemplo demonstra como os times do interior paulista não conseguem estabilidade. Se chegam a uma final, chegam por acaso e apenas quando revelam jogadores. Mas eles vão embora logo. E a realidade volta. Triste realidade de um futebol pessimamente gerenciado. Que pena!

 OS FAVORITOS
Todos os 4 grandes são favoritos ao título do Paulistão. Cheguei a afirmar, dias atrás, que o São Paulo levaria vantagem pela regularidade, tanto assim que acabou em 1º lugar. Mas decisão é decisão e se há algum favoritismo ele pode desaparecer na tradição dos clássicos. O Santos é o único que ainda se preocupa com outro campeonato para ele importantíssimo, que é a Libertadores. Aliás, na 4ª. feira tem jogo decisivo para o Peixe, o que pode ajudar a Ponte, no final de semana no  jogo isolado das quartas de final. De qualquer maneira, todos os grandes farão o único jogo das quartas em seus domínios, não bastasse a diferença técnica. Enfim, vamos aguardar.
ZICO E OS CRAQUES DO FUTURO
O grande Zico, indagado por Sérginho Groismann sobre o que esperar da seleção brasileira para a Copa de 2.014, em seu programa “Altas Horas” na madrugada de sábado, pela Globo, afirmou com sua sapiência e conhecimento em futebol que dois jogadores despontam como grandes craques e que poderão desequilibrar na próxima Copa do Mundo. São eles, Neymar, do Santos e Lucas, do São Paulo. Só que ele fez questão de frisar que isso vai depender do comportamento desses jogadores, ao longo da vida profissional e pessoal. É sempre oportuno ouvir conselhos de quem sabe tudo de bola e da vida de um atleta consagrado. É que tem muito craque que ficou pelo caminho. Por isso juízo, meninada, juízo.
E chega de futebol. Nos próximos dias, falaremos sobre cinema e outros assuntos do nosso dia-a-dia.
Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário