quarta-feira, 6 de abril de 2011

CASTELO DE AREIA, STF,STJ, BUGRE E TAPAS E BEIJOS

Boa noite amigos,
Ontem à noite a Globo estreou dois novos programas da série de novidades de 2.011. Tapas e Beijos e Divã.  No domingo, depois do Fantástico, já houve o lançamento da série Batendo o Ponto com Ingrid Guimarães e Alexandre Nero. A comédia leve e inteligente parece ser a tônica preponderante da nova programação da emissora neste ano que propriamente começa em abril. Ontem também aconteceu o jantar de aniversário do Guarani no salão social da Sociedade Hípica Campineira, com muitas homenagens e a presença de atletas, dirigentes e convidados. Hoje à tarde,  o Bugre obteve importante vitória em São José do Rio Preto, a segunda no quadrangular decisivo iniciado no sábado. Pelos lados da economia o Governo anunciou aumento do IOF para os empréstimos contraídos no exterior com menos de 2 anos, no objetivo de interromper a entrada de dólares no país e a sua crescente desvalorização. O Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a lei que cria o piso nacional dos professores, hoje fixado em R$1.187,00, a despeito de vários Estados interessados terem dito que não suportarão o encargo. E o Superior Tribunal de Justiça anulou toda a prova consistente nas interceptações telefônicas, realizadas pela Polícia Federal na Operação Castelo de Areia.
ALMOÇO DA ABAMBA
No próximo sábado, dia 09, a partir das 12,00 horas, acontece, no Giovannetti V (Rua Padre Vieira, 1.277), ao lado da Prefeitura Municipal de Campinas,  almoço em prol da ABAMBA – Associação dos Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores, que tem sede no Distrito de Barão Geraldo e que há muito tempo desenvolve importante projeto social denominado “Os Meninos de Barão”, de Beto Regina e que dá oportunidade a adolescentes pobres da periferia.  O convite individual custa R$70,00, incluindo Buffet de saladas, massas, pratos quentes, sobremesas e bebidas não alcoólicas. O chopp e outras bebidas alcoólicas são cobrados à parte. Informações pelo f. (19) 3289 0651, abamba@abamba.org.br e www.abamba.org.br. Vamos colaborar, pois o projeto é importante e merece.
BUGRE – GRANDE VITÓRIA
Se o Guarani, já no domingo, na 1ª. rodada do quadrangular decisivo para acesso à 1ª. Divisão do Campeonato Paulista, obteve importante vitória ao bater o bom time do São José, pelo placar de 2 a 0, jogando no Brinco de Ouro, hoje à tarde, em São  José do Rio Preto, conseguiu outro excelente resultado, vencendo o Rio Preto, pelo placar de 3 a 1, com todos os gols acontecendo na etapa complementar.  O jogo foi bastante disputado no 1º tempo, em que o time da casa, precisando do resultado, pois vinha de derrota para o Comercial no final de semana, partiu para o ataque, mas foi barrado pela boa marcação bugrina.  No segundo tempo, melhor posicionado em campo e com vários jogadores apresentando um bom futebol, o Guarani marcou o primeiro tento, com o jogador Neto, em cobrança de escanteio. Pela TV, no entanto, parece que a bola foi desviada em jogador do Rio Preto, mas o árbitro assinalou para o zagueiro do alviverde campineiro.  Marcos Denner, desta vez, desencantou e finalmente em lance de oportunismo na área adversária, conferiu o segundo gol do Guarani e o seu décimo no campeonato. O Rio Preto, porém, descontou, marcando um belo  gol de fora de área, sem culpa, nem chances para o goleiro Emerson. Debalde, porém, a tentativa de reação, pois o Bugre marcou o 3º, com o meia atacante Rodrigo Paulista, o melhor jogador da partida, reeditando, agora em todo o jogo, o seu marcante desempenho da primeira etapa da peleja contra o São José. Se com 12 pontos o time, sem dúvida, conseguirá o acesso (são 6 jogos e 18 pontos em disputa), em apenas 1/3 dos pontos disputados,  o Guarani obteve a metade, com 100% de aproveitamento. Agora é enfrentar o Comercial em Ribeirão Preto com tranqüilidade, pois no 2º turno, terá dois jogos em casa e um último fora, podendo obter antecipadamente a pontuação necessária ao esperado acesso. Vamos conferir!
OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA
A Colenda 6ª. Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por três votos contra um, considerou as interceptações telefônicas realizadas pela Polícia Federal na operação denominada Castelo de Areias, ilegais, embora feitas com autorização judicial. Com isso todas as provas fundadas nas interceptações foram consideradas inválidas, não servindo para fundamentar eventual condenação judicial. A operação buscou envolver políticos, agentes públicos e empresários, suspeitos de participação em crimes financeiros e de verbas públicas. A relatora Ministra Maria Thereza de Assis Moura, acolheu em parte o argumento da construtora Camargo Corrêa, segundo o qual a operação  teria começado ilegalmente, pois fruto de denúncia anônima. Maria Thereza considerou, no entanto,  que a denúncia anônima pode sim fundamentar o início da investigação, mas não autoriza a quebra do sigilo telefônico, como aconteceu no caso. Os juristas (advogados, juízes, Promotores de Justiça), devem aguardar a publicação do Aresto para melhor examinar os fundamentos técnicos em que se fundou a interessante e importante decisão.

ANDREA BELTRÃO, FERNANDA TORRES E LILIA CABRAL
Ontem foi noite de estréia de dois dos  programas da nova grade da Rede Globo. Logo após capítulo da novela Insensato Coração, Andrea Beltrão e Fernanda Torres dividiram as atenções no seriado Tapas e Beijos. São duas de nossas melhores atrizes, sem dúvidas. Ressalto no entanto, o talento tanto para o drama, como para a comédia, dessa grande atriz chamada Andrea Beltrão, excelente tanto como a cabeleireira Marilda, amiga íntima de Dona Nenê no bom seriado A Grande Família, que agora volta renovado, como representando a protagonista que dá nome á película,   em incursão pelo cinema, no drama Verônica, um belo filme nacional dirigido por José Alvarenga Junior.  Além do esmerado desempenho de Andréa e Fernanda, o texto é leve, divertido, muito bom, garantindo boa distração no final da noite. Gostei mais de Tapas e Beijos do que de Divã, com Lilia Cabral, transmitido em seguida. Para quem viu o filme,  que fez bela carreira no cinema, com quase 2.000.000 de expectadores, o seriado é repetitivo, mostrando o dia a dia de Mercedes, uma mulher comum, agora já separada, que tinha  relação morna com o marido e o  filho adolescente,  e seus romances,  encontros e desencontros na busca de novas experiências ou sentido para a vida. Como o filme, o seriado é um clichê que lembra, sem qualquer grande novidade, os tempos de Regina Duarte e sua Malu Mulher, que a Globo exibiu na década de 80.  Mas sem dúvida é muito melhor do que se a Globo reativasse o seu desgastado Casseta e Planeta, que há muito tempo vinha reproduzindo os mesmos tipos e textos, com aquelas paródias das novelas e as cansativas abordagens de figuras populares. O saldo, por enquanto, é positivo.
 Boa noite e até amanhã,

Nenhum comentário:

Postar um comentário