sábado, 2 de abril de 2011

VINÍCIUS E SEU DIA DA CRIAÇÃO, BUGRE 100 ANOS E NOTÍCIAS

Boa tarde amigos.
Hoje, 2 de abril de 2.011, é a data oficial do 100º aniversário do Guarani Futebol Clube de Campinas, de tantas histórias e tradições. Os eventos que comemoram o centenário do bugre começaram ontem e continuarão por toda a próxima semana. Trazemos hoje o remanescente dessa programação. Hoje também é aniversário (por ironia) de nosso estimado amigo, ex-aluno e ex-assistente de Direito Civil na Puc, o advogado  Ricardo Ortiz de Camargo. Completa meio século, metade da idade do Bugre. Digo por ironia porque, nascido na mesma data de aniversário do alviverde campineiro, Ricardo é torcedor ferrenho da Macaca. Paciência, a vida é cheia de incoerências. Mas hoje é sábado, dia de amor, de vinho e de poesia, de dores e tristezas, de sonhos, de fantasias. E porque hoje é sábado vamos ao primeiro estrofe do poema de Vinícius “Dia da Criação”. Nos sábados seguintes, os próximos. E um outro de autor menos conhecido.
BUGRE 100 ANOS
Ontem, milhares de bugrinos saíram de carreata pelas ruas de Campinas, partindo da Praça Carlos Gomes e terminando no Estádio Brinco de Ouro. Ali participaram de homenagens a familiares dos fundadores do Guarani e de alguns ex-profissionais que fizeram história no clube. O mineiro, Carlos Alberto Silva, o técnico campeão brasileiro pelo Bugre em 1.978, esteve presente e chorou de emoção, ao relembrar a sua primeira passagem pelo alviverde campineiro. Hoje, às 9,00 horas missa na capela. No jardim da capela, em seguida à missa, a diretoria inaugura o monumento que marca o centenário. É uma réplica do obelisco que ficava em frente da entrada do primeiro estádio do Guarani – o famoso Pastinho, situado na rua Barão Geraldo de Rezende.  Às 10,00  horas, o clube e os Correios lançam o selo comemorativo dos 100 anos no salão social e fazem a abertura da exposição de fotos históricas. Após as 12,00 horas, o clube social ficará aberto para que a torcida em geral possa visitar o obelisco e a exposição. No mesmo horário, com entrada franca, começam os shows musicais com os conjuntos Fica combinado (pagode), Arrefix (pop rock), O Trem (Sertanejo) e Finos do Pagode. Às 19,00  horas, para encerrar o evento, estará se apresentando o Grupo Sensação. Na terça-feira tem  jantar comemorativo no salão social da Sociedade Hípica Campineira. Convites e informações na Secretaria do Guarani.
VINICIUS – DIA DA CRIAÇÃO I
Vinícius de Moraes, o Poetinha como passou a ser conhecido depois de assim chamado por Elis Regina, a quem também apelidou de Pimentinha (ambos os apelidos pegaram),  escreveu um dia essa beleza de poema chamado de “Dia da Criação” dividido em 3 estrofes ou atos. Abaixo a estrofe I:
Hoje é sábado, amanhã é domingo. A vida vem em ondas, como o mar. Os bondes andam em cima dos trilhos. E nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar. Hoje é sábado, amanhã é domingo. Não há nada como o tempo para passar. Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas por via das dúvidas, livrai-nos meus Deus de todo mal. Hoje é sábado, amanhã é domingo. Amanhã não gosta de ver ninguém bem. Hoje é que é o dia do presente. O dia é sábado. Impossível fugir a essa dura realidade. Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios. Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas. Todos os maridos estão funcionando regularmente. Todas as mulheres estão atentas. Porque hoje é sábado.”
RICARDO PARANHOS.
Desse autor menos conhecidos extraí esse poema romântico:
“ IMPORTAM AS ORQUÍDEAS E OS SENTIMENTOS”
“Quando a porta se fecha fica  um mundo lá fora.
No pequeno apartamento, sinto um mundo lá dentro.
Quando a cortina se fecha já não há  sol, nem  chuva, nem  dia, nem  noite, nem o mundo que ficou invisível.
 Remoto e Anônimo.
Vejo a insensatez, a paixão, o esquecimento, o pulsar do corpo e do coração, a entrega resolvida e resoluta.
Vejo você em mim, e eu em você.
Sem roupas, nem maquiagem, nem necessidades.
A realidade agora  é só a  do apartamento, do quarto, da vida que pára e brinda. 
E convida para a vaga felicidade como a certeza da vida, imprecisa, perigosa.
 O simplesmente aqui e agora. Intenso. E nada sei. Nada sabemos, além do amor e da troca de carinhos.
E das incertezas de um amanhã que já não importa, como não importa à vida, o amanhã, a morte.   
Importam para nós  as orquídeas. E os sentimentos.”

NOTAS RÁPIDAS
° A Presidente Dilma Roussef, na primeira pesquisa popular de opinião sobre o seu governo, mostrou ótima aceitação. Ficou com o índice de 56% dentre os que acham o seu desempenho bom ou ótimo.  Esse percentual é superior ao do Presidente Lula, no início do governo dele.
° Finalmente, Adriano foi apresentado como jogador do Corinthians. O clube gosta de viver perigosamente. O que vai acontecer ninguém sabe. Adriano chegou com mais de 30 minutos de atraso para a apresentação. O contrato celebrado é de risco, permitindo ao clube a imposição de multas e descontos conforme o comportamento do atleta. O Corinthians é muito grande e não pode  correr riscos além dos que já são inerentes ao próprio esporte. Enfim...
° O desastre japonês já está produzindo consequências no Brasil. Faltam componentes para um sem número de eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia. E ainda bolacha e soja.
° Ontem aconteceu em Valinhos o 1º Concurso da Melhor Mentira, comemorando o 1º de Abril. O evento aconteceu no Auditório Municipal e 11 pessoas se inscreveram. O prêmio para o melhor contador de mentira é de R$1.000,00.
Bom sábado e até amanhã.

Um comentário:

  1. Jamil - emocionante as comemorações dos 100 anos do bugre . Temos que trazer os bons tempos de volta , esta torcida apaixonada merece .
    O selo de comemoração é lindo .
    Abraço
    Honório Neto

    ResponderExcluir